terça-feira, 9 de setembro de 2008

Ramadan

E entao, na segunda feira da semana passada, comecou o Ramadan. Mais uma situacao inusitada pela qual estou passando. Explicando melhor: eu nao estou participando do Ramadan, mas estou indiretamente envolvida por conta de pessoas bem proximas a mim, que estao passando por esse periodo, por serem muslin, ou seja, mulcumanos...
..
Mas o que e o Ramadan? Se voce desconhece o assunto, e quer saber sobre, leia a seguir, a explicacao nao e longa, prometo...
.
O Ramadã é um feriado não fixo que se movimenta a cado ano e se localiza no nono mês do calendário muçulmano. Acredita-se que no mês do Ramadan o Alcorão sagrado foi enviado do céu como uma orientação aos homens e como um meio de sua salvação. É durante este mês que os muçulmanos jejuam. Este mês é chamado de Jejum do Ramadã e dura um mês inteiro. O Ramadã é um período quando os muçulmanos se concentram na sua fé e gastam menos tempo nas suas preocupações cotidianas. É um período de adoração e contemplação.
.
Durante o jejum do Ramadã várias restrições rígidas são feitas nas vidas diárias dos muçulmanos. Não é permitido comer ou beber durante as horas que se tem luz do dia. Fumar e manter relações sexuais também são proibidas durante o jejum. Ao término de cada dia o jejum é finalizado com uma oração e uma refeição chamada "iftar". Na noite que segue ao iftar é habitual que os muçulmanos saiam com a família para visitar amigos e familiares. O jejum é retomado na manhã seguinte.
.
De acordo com o Alcorão sagrado: A pessoa pode comer e beber a qualquer hora durante a noite "até que ela possa distinguir uma linha branca de uma linha preta pela luz do dia: e então ela deve manter o jejum até noite".
.
O bem feito pelo jejum pode ser destruído através de cinco situações: contar uma mentira, calunia, denunciar uma pessoa pelas costas, um falso juramento, ganância ou cobiça. Geralmente estas coisas são consideradas ofensivas, mas é muito mais ofensivo durante o jejum do Ramadã.
.
Durante o Ramadã, é comum aos muçulmanos irem à Mesquita e passar várias horas rezando e estudando o Alcorão. Além das cinco orações diárias, durante o Ramadã os muçulmanos recitam uma oração especial chamada a oração de Taraweeh (Oração Noturna). A duração desta oração é de 2 a 3 vezes maior que as orações diárias. Alguns muçulmanos passam a noite inteira em oração.

Fonte!
.
Bom, e isso ai. E nao e nada facil de seguir! Ja vi quebrarem o jejum, ou os jejuns...rs. Me disseram que para criancas e idosos, o jejum e dispensavel. Os mulcumanos com os quais eu convivo, nao foram pra meca e nao passam o dia orando e sim trabalhando, e de noite descansam, porque trabalham no dia seguinte, portanto, nao da pra passar a noite inteira em oracoes. Ah! E alem de nao comerem antes do por do sol, tambem nao tomam agua. Eu nao sei se eu (caso quisesse) conseguiria seguir o ramadan a risca, a comecar pelo jejum, nao sou disciplinada a tal ponto e nao vejo um porque para tanto, mas respeito e muito! Afinal, cultura e religiao, cada um com a sua, basta que pratiquemos o esforco de nao querermos mudar ninguem, muito menos acharmos que a nossa (cultura/religiao) e a melhor, a certa e tals. Quando pensamos assim, fica tudo tao mais facil! Estou aprendendo...
.
See you...

...