sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

A Vida é Como um Passeio de Roda Gigante

Imagem que ganhei, tempos atrás, de um amigo que frequentava o meu blog... muito linda! Adorei! (London Eye)
.
****************
.
De tanto sentir, sem pensar: escrevo.

Quero explicar o meu silêncio.
Ando ocupada demais tecendo sentimentos
aqui por dentro,
por onde o mundo passa,
onde o grito escoa não se sabe
de onde pra onde.
Mas estou laboriosa de tanto sentir,
desembaraçando nós...

(Trecho do poema de Claudia Câmara)

Talvez esse trecho aí em cima ajude a explicar minha “ausência” aqui do blog... é bem verdade que andei postando, mas não me sentia aqui... e assim, estive ausente.

Não sei se já estou totalmente aqui, na verdade, não sei onde estou, me sentia perdida no meio do NADA! Desorientada... mas, acho que anteontem, minhas idéias começaram a clarear, talvez eu tenha encontrado não a solução, mas um caminho a seguir, pra amenizar um dos meus problemas... e que problema! ele vale por muitos...hehehe...

Estou tentando e isso é o que importa. Espero logo, logo, voltar com todo o gaz que me é peculiar, minha alegria, meu vigor... to com o brilho ofuscado, perdi as ilusões e o meu sorriso, que dizem, é o que tenho de melhor... saudades de boas gargalhadas... mas não apaguei...hehehe... nem vou, disso tenho certeza!

No meio de tudo isso, eu sinto que por mais que a gente pense que conhece as pessoas, estamos tão longe da verdade! Basta um pingo fora do lugar, para que duvidem da gente, sendo que antes nos foi confiando tantas coisas... e por mais que você se explique, não se faz entender... mas o tempo mostra no fim das contas se você merecia ou não um crédito... confio nisso! Ele sempre põe as coisas nos seus devidos lugares... vou esperar então...

Mudando de pau pra cassete, outra coisa... gosto de navegar por vários espaços, vejam os blogs que tenho listados aí do lado direito... são de assuntos diversos, várias formas de escrita, de expressão... dentre eles, BBB (Big Brother Brasil). Meu blog é bem recente, alguns meses apenas... nunca foi um blog fã, mas, na época do jogo, me posicionei algumas vezes, pelo jogador que eu escolhi pra torcer... Isso ficou no passado, mas, mesmo na época, quando os ânimos aqui nos blogs sobre bbb, andavam exaltados, eu nunca fui radical, visitei e li blogs e opiniões contrárias às minhas, acho que isso só acrescenta. Ainda mais pra uma pessoa inexperiente no que se refere ao jogo bbb. Caí aquí, na nete bbb, de para-quedas, nem sei ao certo como... enfim, é muito assunto... encurtando a prosa... andei voando por aí, em vários cantinhos e encontrei um que me cativou. O local, as pessoas, as conversas, dei boas risadas... isso também me afastou um pouco daqui, mas o lance é saber dividir o tempo, né?

Por falar nesse lance do blog, é difícil quebrar barreiras, penetrar num círculo de amizades fechado... mas não é impossível. Já vi isso acontecer aqui no meu blog e eu dei a maior força pra que as pessoas que se sentiam de alguma forma, preteridas, se sentissem à vontade... cedi minha casa e o farei quantas vezes achar que devo...

Enfim, estou me esforçando para me tornar presente aqui... indo aos trancos e barrancos, invergando sem quebrar... hehe...
.
Mas a vida é isso aí. Algum dos matutos comentou aqui no blog que a vida é uma imensa roda gigante! Fiz um passeio ótimo, com direito a frio na barriga, sorriso de orelha à orelha e todo tipo de sensações boas que um passeio assim proporciona, mas, uma hora, a roda para de girar e a gente tem que descer... e, quando ela para de supetão, é pior ainda, você não quer de forma alguma sair, mas acaba percebendo que é preciso... e eu tive que descer, a contragosto, mas desci...
.
Inté...
.
Update: Acho que disseram que a vida é como uma Montanha Russa... hahahaha... faiô a memória...hihi
.
.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Mafalda e o Mundo

Inté...

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Faiô!


Agora e aqui

Ele chegou em casa do trabalho mais cedo e, embora não tivesse planejado assim, num momento estrategicamente feliz: depois da saída da empregada e antes da chegada das crianças.
A mulher estava na cozinha, arrumando as coisas que trouxera do supermercado.
- E a Luíza?
- Já foi.
- E as crianças?
- Ainda é cedo.
Quando ela levantou a cabeça para ver por que ele ficara parado ao seu lado, em silêncio, deu com o sorriso dele.
- Que foi?
- Vai ser agora.
- Cê tá doido?
- Agora e aqui.
Ele já estava tirando o casaco.
- Cê tá doido.
- Nós nunca fizemos na cozinha.
- Espera um pouquinho...
Ele estava tentando abrir os dois zíperes ao mesmo tempo, dos jeans dela e das próprias calças.
- Espera!
Ela mesmo abriu o zíper e despiu os jeans, depois a calcinha.
Ele estava pulando num pé só para arrancar as calças.
- Onde?
- Aqui. Na mesa. Vem.
- Não! As compras do súper.
- Não interessa.
- Tem ovos!
- Então em cima do fogão.
- Não! Está aceso. A Luíza deixou um...
- Em cima do balcão. Assim. Senta assim e...
- Ui!
- Que foi?
- Sentei em cima dos congelados.
- Vem mais pra cá...
- Cuidado as facas!
- Ai!
- Cortou?
- Sei lá. No chão. Vai no chão mesmo.
- No chão não. No chão não!
- Então onde?
- Na sala.
- Na sala. Vamos.
- Me carrega.
- O quê?
Ela já estava abraçada nele. Braços e pernas. Ele saiu cambaleando da cozinha.
Entre a cozinha e a sala ficava a sala de jantar.
- Vai ser aqui mesmo - disse ele.
Tentou soltá-la em cima da mesa. Não agüentaria carregá-la até a sala. Ela gritou:
- As frutas da mamãe!
Eram frutas de vidro que ornamentavam o centro da mesa.
- Nunca gostei dessas frutas.
- Pra sala! - ordenou ela, pulando no seu pescoço outra vez.
A caminho do sofá ele tropeçou num brinquedo e quase caiu. O sofá também estava coberto com coisas das crianças. Até uma planonda.
Ele tentou levá-la para o tapete, mas ela protestou:
- No chão eu não quero.
- Isso já é preconceito, pô.
- Vamos pro quarto.
- E quarto é lugar pra isso?
Ela se descolou dele, pôs os pés no chão e voltou para a cozinha. Ele abriu um espaço, a golpes irritados, entre as coisas das crianças no sofá e sentou-se.
Em cima de um bichinho da Parmalat, que jogou longe. Quando ela reapareceu na porta da cozinha já tinha vestido os jeans.
- Me ajuda a guardar as compras?
- Não.
- Depois a gente pode usar a mesa...
- Agora é tarde.
Há muito tempo que é tarde, pensou ele. E, mesmo, aquela agitação não fizera nada bem para sua coluna.
Gritou para a cozinha:
- Quando vier daí, traz as minhas calças.


(luís Fernando Veríssimo)
.
.
Inté...
.

domingo, 2 de dezembro de 2007

Não Leve a Vida tão a Sério...

Hoje é domingo, pé de cachimbo
O cachimbo é de ouro, bate no touro
O touro é valente, bate na gente
A gente é fraco, cai no buraco
O buraco é fundo, acaba com o mundo!

Relembrar a infância é sempre muito bom. Digo, no meu caso é sim, saudades boas de uma época de despreocupações, inocência, alegrias pelas coisas mais simples e variadas possíveis... onde as boas sensações, principalmente, tomavam grandes proporções...

Brincar de polícia e ladrão, pique esconde, mãe da rua, cadê o grilo, porta bandeira, chicotinho queimado... hoje brinco de viver... Acabo de perceber que não levo minha vida tão à sério. Será que isso é bom, ou ruim!? Preciso pensar...

.
Então, vamos brincar um bocadim...hehe... segue abaixo, uma cartinha de solicitação de emprego... veja e aprenda como é que se faz!

.
**********************************
.
Presado Cenhor,
.
Quero candidatarme pra o lugar de ceqretária que vi no jornau.
.
Eu teclo muito de pressa con um dedo e fasso contas ben.

Axo que sou boa ao tefone em bora seija uma peçoa sem muito extudo.

O meu salario tá aberto há discução pra que o senhor possa ver o que mi pode pagar e o Cenhor axar qui eu meresso.

Pósso comessar imediatamente.
.
Agradessida em avanso pela sua resposta.
.
Cinceramente,
.
Catia Flávia
.
PS: Como o meu currico é muinto piqueno, abaicho tem 1 foto minha.
.


Resposta do Empregador:
.
Querida Catia Flávia, o emprego é seu. Nós temos correção automática no word. Compareça já amanhã.
.
Inté...
.


sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Déjà Vu


Dia desses, escrevi num post ai abaixo, como de um dia pro outro a nossa vida pode amanhecer, entardecer ou anoitecer completamente de pernas pro ar.

Quem já passou por isso, independente do motivo, vai entender do que estou falando. E sabe também que são situações complicadas, difíceis de se levar, mas não impossíveis. E são também, aprendizados. Isto, se você estiver propenso a aprender. Sim, porque nada melhor do que as duras lições que a vida nos prega. É verdade! Coisas boas, momentos agradáveis, dignos de saudade e de ter o seu cantinho cativo no coração, ah, isso não nos torna pessoas fortes para os baques da vida! Pelo menos eu acredito que não. No meu caso, fico uma verdadeira manteiga, ou um doce de pessoa! Contudo, uma Maria-mole de primeira. Já diante de uma situação difícil, triste, e por que não dizer, vexatória, me obrigo a ser forte. Nem sempre sou, mas tento! Me esforço!

De qualquer forma, tem que haver os dois lados. Alegrias sim, porque não? E que seja aos montes, que encha até a tampa, que transborde. E as mazelas também têm que ser levadas com firmeza, cabeça e queixo erguidos... ah, é mais ou menos isso... não sei se me fiz entender.

Hoje, mais uma blogueira querida está se despedindo da blogosfera, pelo menos por uns tempos... não acho que seja um Adeus! Talvez um até logo, quem sabe!? Mais uma vez, só o tempo tem a resposta... Não quero citar nomes, nem sei se a pessoa em questão gostaria...

O tempo. Sempre ele. Tenho ouvido e falado muito sobre o tempo ultimamente. Ele toma para si muitas das respostas para os questionamentos que eu faço e para tantos que deixei de fazer, deixei de tentar entender para não pirar... pendências, assuntos mal resolvidos, quer coisa pior? E, tudo isso, está nas mãos do tempo. Af! Que o tempo anda me trairando, me tirando do sério ultimamente... mas, ainda me resta um pouco de paciência, e um tantinho de fé. Esta eu tenho pavor de perder um dia!

Blogar não é fácil como pode parecer... no meu caso, no início prometi a mim que levaria tudo de boa, que só escreveria o que me desse vontade... com o tempo, vão chegando leitores, pessoas mais do que especiais que se tornam figuras cativas... daí você começa a se preocupar com elas também, com o que elas querem ler, com o que elas vão achar do seu post, enfim. Ficamos um pouco engessados, essa é que é a verdade. Tem dias que dá vontade de escrever desaforos. Ontem foi um desses dias... fiz um post com apenas quatro linhas... minutos depois apaguei. Fiz isso por respeito às pessoas legais que passam por aqui e não merecem que caia respingos das minhas agruras sobre elas... O mau humor contagia... ontem nem postei, me recolhi...

E este é um dos motivos alegados pela amiga que está se despedindo. Ela disse que não quer passar tais sentimentos e sensações para as pessoas. Concordo com ela, e digo que a coisa desandou pra muitos de nós: blogueiras (os) e comentaristas... que coisa né?

É o que eu já disse, um dia ta tudo bem, noutro parece que um furacão passou e sem aviso prévio fez grandes estragos. Alguns caíram, outros baquearam mas estão com marcas do estrago. Mas nada que um bom reparo e uma boa mão de tinta não resolva. Espero que minha amiga seja uma sobrevivente no meio desse furacão que passou pela blogosfera. Tomara que volte a blogar... ou que se reencontre...
.
.
Espalho estrelas no piso
e rodopio nas intempéries:
quem nasceu para bailar
não acredita em cacos
de vidro no chão.

(Vássia Silveira)
.

.

Inté...

.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Perdas e Danos


Somos castigados por nossas renúncias. Cada impulso que tentamos aniquilar germina em nossa mente e nos envenena. Pecando, o corpo se liberta do seu pecado, porque a ação é um meio de purificação. Nada resta então a não ser a lembrança de um prazer ou a volúpia de um remorso. O único meio de livrar-se de uma tentação é ceder a ela. Se lhe resistirmos, as nossas almas ficarão doentes, desejando coisas que se proibiram a si mesmas, e, além disso, sentirão desejo por aquilo que umas leis monstruosas fizeram monstruoso e ilegal.
.
(Oscar Wilde)
.
Pecado... o que é pecado pra você? Quando você pensa em fazer algo que julga ser pecado, você se reprime? Se fecha? Se recolhe? Consegue digerir bem a frustração do ato não consumado ou remói isso de quando em vez?
.
A tentação, o pecado, a luxúria, e as consequências das ações nesse sentido, é muito bem retratado no filme "Perdas e Danos". Um dos melhores filmes que já ví, até o momento!
.
Com um show de interpretação de Jeremy Irons e Juliette Binoche, atriz francesa que rouba a cena com seu olhar marcante, forte, e atuação intrigante.
.
Encontrei um comentário sobre "Perdas e Danos - Damage", pósto aqui para quem ainda não conhece a estória. Onde encontrei, não consta a autoria do comentário, diz apenas que foi retirado de um jornal:
.
Não é difícil, para quem acompanha a carreira de Louis Malle, descobrir o que o atraiu no livro de Josephine Hart. A paixão de um homem de meia-idade (Jeremy Irons), ministro do governo inglês, pela noiva do filho, é uma verdadeira caixa de marimbondos em que ele já mostrou, ao longo de sua filmografia, gostar de mexer. Malle sempre revelou uma queda para o ousado, o polêmico, o chocante, desde Os Amantes , quando, no distante ano de 1958, mostrou uma variante do ato sexual, salvo engano pela primeira vez no cinema, que escandalizou o puritanismo da época.
.
Em Perdas e Danos , subjacente ao tema da paixão entre sogro e nora, há o do incesto, velho conhecido do cineasta, que o abordou em Sopro do Coração (1970), daquela vez entre a mãe e o filho adolescente. Agora a relação é entre Anna Barton e o irmão, de que o espectador toma conhecimento pelo relato que ela faz a Stephen, o sogro. A propósito de Anna Barton, ela me parece o personagem mais interessante do filme. Trata-se de uma mulher, que, contra a sua vontade, leva à destruição ou à morte os homens que se sentem atraídos por ela. Uma espécie de viúva-negra, o que no filme é reforçado pela sua preferência pela cor preta no uso do vestuário. Ninguém mais ideal do que ela para representar o incognoscível na natureza humana, com a aparência frágil, o jeito calmo e sereno e o rosto triste e cândido. E nenhuma outra atriz poderia representar esse personagem como Juliette Binoche.



.
Não coloquei todo o comentário sobre o filme, porque acaba contando coisas do final, e pra quem ainda não assistiu é frustrante, pois é uma das partes mais emocionantes... Então fica assim...hehe... eis aqui, uma dica da matuta. Veja esse filme, é muito bom!

11 Disritmia.mp3

Versão sambinha, bãotodavida!

05-Martinho da Vil...


.

"Pessoas sofridas são perigosas, porque elas sabem que podem sobreviver" (frase dita por Anna - Juliette Binoche - no filme)

.

Inté...

.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Como ser Uma Boa Moça...


Educação no Tempo de Salazar

* Não se deve irritar o homem com ciúmes e dúvidas. (Jornal das Moças, 1957);
.
* Se desconfiar da Infidelidade do marido, a esposa deve redobrar seu carinho e provas de afeto. (Revista Cláudia, 1962);
.
* A desarrumação numa casa-de-banho desperta no marido a vontade de ir tomar banho fora de casa. (Jornal das Moças, 1965);
.
* A mulher deve fazer o marido descansar nas horas vagas. Nada de incomodá-lo com serviços domésticos. (Jornal das Moças, 1959);
.
* Se o seu marido fuma, não arranje zanga pelo simples facto de cair cinzas nos tapetes.
Tenha cinzeiros espalhados por toda casa. (Jornal das moças, 1957);
.
* A mulher deve estar ciente, que dificilmente um homem pode perdoar a uma mulher que não tenha resistido a experiências pré-nupciais, mostrando que era perfeita e única, exactamente como ele a idealizara. (Revista Cláudia, 1962);
.
* Mesmo que um homem consiga divertir-se com sua namorada ou noiva, na verdade ele não irá gostar de ver que ela cedeu. (Revista Querida, 1954);
.
* O noivado longo é um perigo. (Revista Querida, 1953);
.
* É fundamental manter sempre a aparência impecável diante do marido. (Jornal das Moças, 1975);
.
E para finalizar, a mais de todas:
.
O lugar da mulher é no lar, o trabalho fora de casa masculiniza. (Revista Querida, 1955).
.
Poisé, poisé, poisé...
.
Nunca fui muito de confiar nas dicas dessas revistas femininas, atuais. Dicas do tipo: como entrar em forma em duas semanas... siga esses passos e desencave aquela tão sonhada promoção... ou ainda, como enlouquecer um homem na cama...
.
Tem certas coisas que é melhor você se guiar pelo instinto, se ater aos detalhes, aos sinais... Porque também não adianta você seguir regrinhas que se chocam contra sua personalidade, com seus gostos, preferências, e por aí vai... tem muita coisa sem noção nessas revistas e bem se vê que isso já não é de hoje...
.
Não existe manual que de fato funcione como direção pra conquista e convivência entre homens e mulheres, melhor dizendo, entre casais. Como impor regras sem que isso não se choque com as individualidades e particularidades de cada um? Sei não, mudam-se os tempos, mas esse tipo de conselho que é dado nas revistas femininas continua, a meu ver, uma balela.
.
Inté...
.