sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Cerveja... Delícias e Ressacas...

Porque o primeiro copo de cerveja (geladézima, ofcourse) é sempre o mais gostoso?

.
E, porque a latinha de cerveja que sobrou na geladeira, do fim de semana de muita música, farra, beberagem e blá, blá, blá, é tão saboroso que deixa um gostinho de "Ué, não tava tão boa assim, no domingo... poxa, não tem mais? :( "
.
Poisé, hoje é quinta-feira, halei o dia todo e agora to relaxando em casa. Achei a bendita latinha (geladíssima) de cerveja "Foster's" e cá estou eu a degustá-la ao mesmo tempo que escrevo este post. Quer inspiração melhor? hehe...
.
E por falar em breja (cerveja), aqui em Londres existe até um festival anual de cerveja, que diga-se de passagem, é realizado há 36 anos. É o Great British Beer Festival. É o maior festival de cerveja britânico, onde você pode degustar mais ou menos 700 variedades desse líquido, que eu particularmente aprecio muito! Este festival é o único no mundo onde é possível experimentar todas as variedades internacionais das tradicionais “ales”, cerveja inglesa de sabor amargo e cor clara, sidras e também cervejas estrangeiras, inclusive brasileiras. Ano passado, a cerveja escolhida pelos juízes da competição, como sendo a melhor da Grã-Bretanha, foi a Hobsons Mild, que é tradicionalmente produzida no povoado de Shropshire, no noroeste da Inglaterra. (ANSA)
..
A Inglaterra é famosa pelos seus pubs (bares tradicionais, depois escrevo sobre) e sua enorme variedade de cervejas. O pessoal aqui, toma a cerveja morna mesmo, ou então um pouco gelada (ao contrário do que eu pensava, a maioria dos londrinos toma sim, cerva "gelada", servida em torno de 12 graus Celsius ). A princípio estranhei um pouco, mas como aqui faz frio a maior parte do ano, acabei por me acostumar à temperatura "gelada" da cerveja. A morna ainda não me desce e creio que nunca descerá. Detesto cerveja quente, éca!
.
Os pubs contemporâneos mantêm sua cerveja constantemente nesta temperatura (12 graus Celsius), mas originalmente a cerveja devia ser servida na temperatura do porão no qual estava armazenada. Defensores da cerveja britânica dizem que isso realça sabores sutis que não existem nas cervejas de outras nações, e que estes apenas se produzem a temperaturas que poderiam fazer as demais cervejas parecerem ásperas. (Brejas)
.
É pessoal, cerveja é boa e eu gosto, mas assim, como qualquer bebida alcoólica, tem gente que abusa e muito, do líquido. Como por exemplo, um homem de 37 anos que entrou em um hospital em Glasgow, na Escócia, queixando-se de uma dor de cabeça que não passava e de estar vendo tudo rodando. Ele disse que os sintomas já duravam quatro semanas. Depois de exames e perguntas, os médicos, perplexos, deram o diagnóstico: tratava-se da maior ressaca da história da cerveja!
.
Isso aconteceu em outubro de 2006 e foi uma notícia publicada pelo jornal britânico "The Lancet". Eu sei, notícia velhinha, mas que não deixa de ser, no mínimo, curiosa...
.
Enfim, depois de inúmeros exames neurológicos no tal paciente, foi um oftaumologista quem descobriu que se tratava de uma ressaca braba... ele disse que o paciente estava com pequenas hemorragias e com os discos óticos dilatados. Daí que encheram o homem de perguntas e ele acabou contando que havia consumido 60 canecas de cerveja (cerca de 35 litros) durante quatro dias, depois de uma "crise doméstica". Os médicos concluíram que a grave desidratação causada pelo álcool tinha provocado uma rara trombose cerebral. O exame dos vasos sanguíneos do cérebro confirmou o diagnóstico. Demorou mais de 6 meses para que o tratamento de afinamento do sangue acabasse com as dores de cabeça e devolvesse a visão normal ao sujeito.
.
É como se diz: tudo demais é sobra... Isso é que é ressaca, o resto é "bobagi"!
.
.
Selecionei algumas curiosidades sobre a cerveja Belga:
.
- No século XIII, as pessoas que derrubavam um copo de cerveja precisavam pagar multas muito altas.
- Os soldados belgas tinham direito a tomar dois litros de cerveja por dia no século XVI.
- Em 1830 foi declarada a independência da Bélgica. Os cervejeiros começaram a revolução após os holandeses terem aumentado novamente o imposto sobre a bebida. Para se ter noção da importância da cerveja no país, alguns dos primeiros-ministros da Bélgica vieram de famílias de cervejeiros.
- Você pode beber uma marca diferente de cerveja por dia na Bélgica sem que repita a mesma marca durante o período de um ano.
.
Ah! E pra finalizar, tem novidade no mercado... hahahhaaa... trata-se do "Pedal Pub"...
.
.
O Pedal Pub, mais parece uma invenção das organizações Tabajaras, só não vem com o équiooo! hahahaaa... é um veículo meio estranho, meio bonitinho, onde os clientes podem sentar, tomar umas e ainda se exercitar. Sim, porque, pelo que to vendo na foto acima, tem uns pedais pros clientes... eita, que tem gente criativa demais nesse mundão véio sem porteira...
.
Quer ser dono de um Pedal Pub? Então entre no site e veja maiores informações.
.
See you...
.
...
.
Ps. Não errei na data não. Post escrito na quinta-feira e programado pra ser postado automaticamente, hoje, dia em que eu quase não tenho tempo pra chegar perto de um pc. Depois visito os blogs que gosto, pra me atualizar...
.
Bjo

...

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Hoje é o Dia Dela...

Aí Matutada gente boa, hoje vamos ajudar a Lugi a soprar as velinhas...
.
Quero ver todo mundo pegando fôlego, enchendo os pulmões pra também cantar parabéns para esta pessoinha muito especial, que já tem um lugarzinho cativo em meu coração.
.

Lugi, um brinde ao seu dia, que ele seja muito, muito, muito especial! Que você receba muito carinho, muito chamêgo, muitas demonstrações de afeto, de amor, de amizade e presentes também, porque é bom, né? hehe...
.
Então, tim-tim e saúúúúúdeee, menina!
.
.
Trago-lhe flores, pra dar um colorido a mais nesse seu dia. Vermelhas pra ver se surge uma paixão aí por estas bandas, pra arrebatar este coração (se é que já não surgiu e eu to por fora, né?...rs). Porque a paixão é um ótimo tempero pra vida também! E, como você é uma cozinheira de mão cheia, imagino o que você não faria, ou melhor faria e muiiitooo, com este tempero, heim!? hahahahaaa...
.


E veja só o que me aconteceu... meu amigo Manézito...
.
...e acabou fazendo besteira... mas apesar de ter detonado o pc, o meu amigo mané, está bem, não se preocupe...
.
Poisé, querida Lugi, brincadeiras à parte... eu bem que queria ter feito algo bem bonito, e bem pessoal também. Melhor dizendo, algo único, uma montagem simples, que é o modo que sei fazer. Mas este meu pc, não ajuda. Ainda não tenho nenhum programa sequer que corte uma imagem... as imagens não são exclusivas, mas o meu carinho por você é, e no final das contas, é isso que importa né?
.
Ah, querida! Pra você eu só desejo coisas boas, festivas, alegres, sossegadas, amorosas, calorosas, suaves e tudo o mais que seu coração e sonhos queiram... gosto um tantão de você, sabia!? Acho que você sabe sim!
.
O post ta simples, porque hoje é um dia muito corrido pra mim, eu saio super cedo de casa e não tenho horário pra chegar, mas não poderia de forma alguma (porque não quero) deixar de lhe prestar esta pequena, mas calorosa e especial, homenagem!
.
Tenha um dia lindo!
.
Bjos muitos e forte abraço!
.
Pra você...

.

See you...

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O Frio e os Esquentadinhos...

Ontem de noite a chuva trouxe consigo pequeninas pedrinhas de gelo, aparentemente inofensivas, mas que quando batiam na pele, doía bastante! Lá pelas nove horas da noite, nevou.
.
Hoje pela manhã, nas ruas carros cobertos por uma fina camada de gelo... Frio! Frio! Frio!... pra completar, quando saí de casa, apressada (sim, porque aqui a gente aprende a andar sempre correndo, impressionante...), esquecí de pegar um gorro e luvas. Passei muito frio no metrô e nas ruas. Minhas mãos doíam. O jeito foi enfiá-las dentro dos bolsos do casaco, o que amenizou um pouco. Agora, 9:53, o sol está aí, firme e forte, mas o frio também...rs
.
Tem muitas folhas de árvores pelas calçadas, pelas gramas dos parques, por todo o canto... acho lindo essa mudança, as árvores vão ficando com as folhas avermelhadas, depois ficam carequinhas, quando perdem todas elas... mas ainda assim, continuam lindas! Uma beleza diferente, que junto ao cinza do frio, formam uma combinação perfeita! É, o inverno londrino já deu às caras.
.
Mudando o rumo da proza... o que foi aquele bafão da Luana Piovani e o Dado Dolabela, hein!? Mas, bem que estava demorando acontecer algo assim. Duas pessoas egocêntricas, voluntariosas e chatas, como eles são, juntas, não poderia dar algo que preste mesmo...
.
Pra quem não está por dentro do causo, foi mais ou menos assim...
.
A Luana escreveu em seu blog isto:
.
27/10/2008
.
Ufa!
.
Queridos todos, escrevo aqui para dizer que me livrei duma roubada...
Ia me casar com alguém que não conhecia...
Deus, como sempre, me protegeu.
Então é isso, fica aqui meu suspiro de alívio e minha profunda tristeza em ver minha amada camareira, Esme, de braços imobilizados...
.
Luana publicou também, o "Soneto da Separação" , de Vinicius de Morais.
.
Bom, isso foi um prato cheio pra imprensa que logo tratou de especular, e o causo foi que, no dia de estréia da peça da Luana (onde ela aparece de seios de fora, e reza a lenda que o moçoilo estava mordido de ciúmes...), após o espetáculo, a galera foi confraternizar numa boate. Eis que rolou uma briga entre Dado e Luana ( que rolou tapa na cara da moça...). A camareira, Esme (foto ao lado), de 62anos, foi separar a briga, e levou um empurrão do "bacana", foi jogada contra a parede. O que lhe causou luxações nos pulsos, e teve que imobilizar os braços... a confusão acabou indo parar na delegacia...
.
“Se ela ficar 30 dias sem poder exercer suas funções normais, a lesão vai ser considerada grave e ele vai poder pegar de 1 a 5 anos de prisão”, palavras do delegado Gustavo Valentini, da 15ª DP (Gávea), onde o caso foi registrado. (fonte - G1)
.
Violência contra mulher não dá, meu filho. Espero que com este episódio e as possíveis consequências que ele trará à você (tem penalidade, viu?), você aprenda de uma vez a respeitar as pessoas, deixe de ser encrenqueiro, cresça, vire homem!
.
See you...
.
...
Update: A comadre Glória deixou aqui no halos, um vídeo da briga do Dado com o João Gordo e eu posto agora, pra quem ainda não viu ou quer rever... eu já tinha ouvido falar na briga, mas não tinha visto o vídeo. Caramba! Esse "bacana" ainda é capaz de me surpreender mais! Eu morro e não vejo tudo!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O Sexto Sentido das Mulheres

E nesta segunda-feira de preguiça, sol tímido, friozinho e tals, uma crônica de Fernando Sabino...
.

.
O sexto sentido das mulheres
.
Certo dia, parei para observar as mulheres e só pude concluir uma coisa: elas não são humanas. São espiãs. Espiãs de Deus, disfarçadas entre nós.
.
Pare para refletir sobre o sexto sentido. Alguém duvida que ele exista? E, como explicar que ela saiba exatamente qual mulher, entre as presentes, em uma reunião, seja aquela que dá em cima de você... Ou é a que você dá em cima? E, quando ela antecipa que alguém tem algo contra você, que alguém está ficando doente ou que você quer terminar o relacionamento?
.
E, quando ela diz que vai fazer frio e manda você levar um casaco? Rio de Janeiro, 40ºC, você vai pegar um avião para São Paulo. Só meia-hora de vôo. Ela fala para você levar um casaco, porque "vai fazer frio". Você não leva. O que acontece? O avião fica preso no tráfego, em terra, por quase duas horas, depois que você já entrou, antes de decolar. O ar condicionado chega a pingar gelo de tanto frio que faz lá dentro!
.
O sexto sentido não faz sentido! É a comunicação direta com Deus! Assim é muito fácil... . As mulheres são mães! E preparam, literalmente, gente dentro de si. Será que Deus confiaria tamanha responsabilidade a um reles mortal? E não satisfeitas em ensinar a vida, elas insistem em ensinar a vivê-la, de forma íntegra, oferecendo amor incondicional e disponibilidade integral. Fala-se em "praga de mãe", "amor de mãe", "coração de mãe"... Tudo isso é meio mágico... Talvez ele tenha instalado o dispositivo "coração de mãe" nos "anjos da guarda" de seus filhos (que, aliás, foram criados à sua imagem e semelhança).
.
As mulheres choram, vazam ou extravasam? Homens também choram, mas é um choro diferente. As lágrimas das mulheres têm um não sei quê que não quer chorar, um não sei quê de fragilidade, um não sei quê de amor, um não sei quê de tempero divino, que tem um efeito devastador sobre os homens... É choro feminino; é choro de mulher... Já viram como as mulheres conversam com os olhos? Elas conseguem pedir uma à outra para mudar de assunto com apenas um olhar. Elas fazem um comentário sarcástico com outro olhar. E apontam uma terceira pessoa com outro olhar. Quantos tipos de olhar existem? Elas conhecem todos... Parece que freqüentam escolas diferentes das que freqüentam os homens! E é com um desses milhões de olhares que elas enfeitiçam os homens. En-fei-ti-çam!
.
O amor leva as mulheres para perto de Deus... já que ele é o próprio amor. Por isso, dizem "estar nas nuvens", quando apaixonadas. Com todo esse amor de mãe, esposa e amiga, elas ainda são mulheres a maior parte do tempo. Mas elas são anjos depois do sexo-amor. É nessa hora que elas se sentem o próprio amor encarnado e voltam a ser anjos. E levitam. Algumas até voam. Mas os homens não sabem disso. E nem poderiam... Porque são tomados por um encantamento que os faz dormir nessa hora.
.
Poisé, sexto sentido de mulher, é foda!...rs mesmo antes de ler o Sabino, eu já atinava para este "don"(!?) que nós, mulheres temos. O meu sexto sentido raramente me prega peças. Quando encasqueto com algo, quando "pego no ar", ou coisas assim, raramente falha a minha intuição. É que nem quando a mãe da gente nos aconselha ou opina sobre algo e a gente não dá muita bola. No fim das contas a gente se vê pensando na frase: bem que a minha mãe me avisou... hihi... é bem por aí...
.
See you...
.
...
.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Os Gostos Musicais da Matuta...

E nesta quinta-feira de sol tímido e friozinho, posto um meme musical que a Lugi, do Voz Ativa, passou pra mim e que muito me agrada responder. Ela pediu que eu escolhece as sete músicas que mais tocam no meu Mp3, ou que eu ouço com frequência, músicas que gosto muitão e tals... tive certa dificuldade em cumprir tal tarefa porque, primeiro, estou com o dia muito corrido e tive pouquíssimo tempo pra escolher. Segundo, tem tantas músicas que gosto demais, que marcaram momentos da minha vida e que mesmo sendo antigas, eu ouço muito, e escolher apenas sete, foi difícil. Sem falar que tenho certeza que outras tantas não poderiam deixar de estar entre as sete, mas, enfim, o meme pede Sete...
.
As Sete Mais
.

Aí estão elas:


10 Ana Carolina.mp...

Engenheiros Do Haw...

E desce pra ouvir as outras...rs

.

E mais...
.
Seu Jorge e Ana Ca...


Chico Buarque - Co...


Bandolins.mp3

E desce mais um tiquim...

.

E estas aqui...
.


ZECA BALEIRO - 08....



Roberto Carlos - V...



E, como boa mineira que sou, também gosto de música sertaneja, então, vai essa de lambuja pra vocês... quem sabe vocês acabam gostando da musiquinha.rs É muito boa de se ouvir acompanhada de uma cerva gelada... hahahaaa...



tentei te esquecer...



Gostaram?

Repasso o meme para quem estiver à fim, fiquem à vontade pra levar pros seus blogs, ou caso não tenha blog, pode postar as sete músicas que mais tocam no seu MP3, aqui no Halos.

see you...

...

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Aos Meus Amigos... o Meu Carinho!

Amigos queridos:
.
Layla, Brisa, Paty, Lugirão, Lis, Eva, Neiva, Naty, Nó cego, Bengala de Cego, Thania, Glória, Iara, Nonys, Joel Teixeira, Paps, Ninha, Sol, índia e Vivis e a Alfa.
.
Obrigada! Obrigada! Obrigada!
.
Agradeço também, à anjinha querida, que não vôou até aqui, mas deixou-me um recadinho no
Tico e Teco. Bem como a MartaS e a Blue Eyes. Valeu, meninas queridas!
.
Vocês não têem noção da alegria que me deram vindo aqui me felicitar! Eita coisa boa é o tal do carinho, né? :) Podem estar certos de que eu muito valorizo esta ação de vocês! Verdade, verdadeira...hihi...
.
A Nonys trouxe cerveja, café quentinho e pão de queijo... ah, e uma música arretada, do ano da fumaça... hahahaaa...
.
A Vívis trouxe a mineira em duas lindas montagens... esta e a do início do post...
.
Lugi e lis, também me deram lindos presentes, que comentei no post abaixo...
.
Ontem foi um dia agradabilíssimo e feliz! Melhor dizendo, MUITO FELIZ! Tanto no virtual quanto no ao vivo e a cores... Foram muitos: carinhos, palavras, ações, afagos, beijos, flores, presentes, ice cake de chocolate e frutas vermelhas, vinho, cerva gelada, músicas, abraços, telefonemas, cartões, recadinhos, blogs, amigos, paixão, alegrias aos montes, coração pulsando forte, mais que nunca... uma declaração de amor e um presente mais do que especial! :)
.
Não é pra ficar feliz!?!
.
E ela, a felicidade, dormiu e acordou comigo... estamos nos dando mui bem, obrigada! Obrigada, matutada linda! Vocês não têem noção do bem que me fizeram e fazem... Bjos, bjos, bjos e felicidades muitas pra vocês também!
.
.
O cansaço dá em tudo,
menos no sentimento.
Meu amor,
eternamente recente.
.
.
See you!
.
...
.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O MEU Feliz Aniversário!

Buckingham Palace
.
Então, fui nos arquivos do Matutando, tirei a poeira e li o que eu postei no ano passado, exatamente neste dia, 20 de outubro.
.
Eita! Quanta coisa, de lá pra cá, mudou em minha vida e na vida de outras pessoas, envolvidas ou não no post passado, no curto período de 1 ano! Poisé, da pra ver que em um ano, nossa vida pode dar uma guinada, melhor dizendo, em meses... quer saber? Em um dia nossa vida pode mudar completamente! Estranho, né? Estranho sim, mas mudanças são necessárias pro nosso crescimento pessoal, espiritual e até físico (volto a dizer, hoje eu me acho muito mais bonita do que quando eu tinha meus 18, 19, 20 aninhos... Uia!). Até mesmo as mudanças drásticas, trágicas, bruscas, no fim das contas têem algo de bom pra nos acrescentar: aprendizado, conhecimento, maturidade, força e, no meu caso, fé...
.
E foi exatamente à partir do dia 20 de outubro de 2oo7, que minha vida começou a mudar no virtual e no "ao vivo". A princípio eu sofri que nem uma condenada, e cheguei a chamar a vida de perra. É, vida perra (perra, pra quem não sabe, é "cachorra" em espanhol). Momentos difíceis que pra quem me conhece e conviveu comigo na época (virtualmente falando) sabe bem o perrengue que foi.
.
Dessas pessoas que conviveram comigo, antes disso, e nessa época, alguns comeram poeira e ficaram pra trás... outros ficaram para trás porque quiseram ou porque tiveram lá os seus motivos. Motivos tais, que desconheço. Mas há aqueles que estão comigo até hoje! Sim, e nem preciso citar nomes, pois eles sabem, porque mesmo nos meus momentos de distanciamento, quando meu blog ficou meio de lado, quando "sumi", eles vinham aqui, me deixavam recadinhos e quando voltei, me receberam de novo, e bem... me senti tão bem acolhida, uma sensação muito boa, imensamente agradável! Afagos mais do que bem-vindos! Por isso hoje deixo aqui o meu MUITO OBRIGADA, à vocês, meus amigos queridos!!!
.
O balanço que faço de mais um ano de vida, mais um ciclo que se completa, no fim das contas é muito, mas, muito positivo. Sim, fui feliz... muito! Vivi os dois lados da moeda: o apce da alegria e o inferno da tristeza... penei, mas tirei grandes lições de tudo isso, botei meus pesinhos no chão por mais tempo (não o tempo todo, porque ainda vivo voando por aí de vez em quando... hahahaaa...), aprendi que quando meu coração desconfiado me alerta de que algo está errado, eu devo seguir seus sinais e não me iludir por livre e espontânea vontade... é, coisas aconteceram porque eu permiti que assim fosse! Mas é bem por aí mesmo, pois meu lema é "não quero medir a altura do tombo, nem passar agosto esperando setembro". Quem tem isso por lema, tem que arcar com as consequências, penso eu. Arquei com as minhas e tá tudo resolvido.
.
Arrependimentos?
.
Tenho apenas um: ter exposto demais meus sentimentos, em lugares e em momentos que não convinham, porque de nada me acrescentou e só alimentou a curiosidade alheia, nada mais... no mais, ta tudo certo...
.
Poisé, mais um ano... muitas mudanças! Mudei de ares, mudei de cidade, mudei de país, mudei de amor, mudei minha vida! Ufa! Isso não é pouco não... conheci outras culturas, pessoas, lugares etc e tal, mas isso é assunto pra um outro post que to pensando em escrever mais adiante.
.
Estou apaixonada e sendo muito bem correspondida! Vivendo as delícias e os prazeres que sempre imaginei... claro que de vez em quando a gente tem umas brigas do cão, como final de semana retrasado, por exemplo, quando eu disse a ele: Go! And not came back!
.
Como diz a música: "na primeira noite eu nem liguei, deu até vontade de dançar... eu conhecí pessoas que eu gostei... só no fim da festa eu me liguei, que você não vinha me buscar..." (um pagodinho brega, mas ta valendo, afinal, pra quê mais brega do que duas pessoas apaixonadas? hahahahaaa...)
.
Mas, se depois da tempestade sempre vem a bonança, depois da briga vem o "fazer as pazes"... hum! Essa parte eu não vou explicar, só digo que foi um final de semana delicioso! Apaixonante! hehe...
.
Enfim, estou gostando de como as coisas em minha vida estão fluindo, isso desde o ano passado, que considero ter sido um ano muito bom pra mim. No ano passado eu tive ótimas surpresas, deliciosas descobertas... foi o ano que conhecí pessoas interessantes, agradáveis, apaixonantes, inteligentes e especiais... pessoas que estarão pra sempre guardadas num espaço do meu coração!
.
Fiz amigos aqui na net, amigos que me são caros...e que me fazem chorar às vezes, como hoje, quando abri o
blog da lugi, e abri junto um berreiro sem tamanho! Mais tarde, foi a vez de chorar com os sopros que a lis deixou pra mim. Eita que meu coração tá inflado de alegria, saudades e sentimentos bons que não sei distinguir nem explicar. Obrigada, meninas queridas! Adoro vocês! Obrigada também a todos os meus amigos que de uma forma ou de outra expressam em dias comuns e especialmente hoje, o que sentem em relação à mim, e o bem que me desejam. Estes também me fizeram chorar hoje, basta lerem o halos pra entenderem porque estou assim, tão feliz, sensível e sentimental. É muito carinho! Obrigada, matutada lindaaa! Flores do Sat james's park pra vocês! (clique na foto, pra aumentar).
.
.
Ah! E ganhei de presente, da Lis, uma música do Renato Russo, que amo demais! Inclusive tem uma parte dessa música que ilustra o meu perfil aqui no Matutando, pois quem já me conhece ha algum tempinho, bem sabe que amo música e que me expresso muitas vezes através dela. Então, hoje trago o meu presente, com letra e tudo o mais... que me define muiiitooo!
.
Sereníssima

Legião Urbana - Se...

.

Quem quiser ver a letra, clique aqui!

E esta, ganhei da lugi. Bandeira - Zeca Baleiro. É também uma música muito especial, onde tirei uma frase e pus no topo do blog... Valeu, meninas!

Bandeira - Zeca Ba...

See you...

...

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Gente Boa!

"Há gente que, em vez de destruir, constrói; em lugar de invejar, presenteia; em vez de envenenar, embeleza; em lugar de dilacerar, reúne e agrega." (Lya Luft)

.
Muito bom isso, né? Bom ter muitas pessoas assim, próximas à nós! Costumo chamá-los de "gente boa"...
.
Deixo as palavras da Lia Luft, pra iluminar o nosso fim de semana...
.
Have a nice weekend, matutada gente boa!
.
See you...
.
...

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Eu e minhas Matutices...


Estava eu zanzando pela net, alegre e saltitante, quando me deparei com esta notícia hipotética:
.
Há várias teorias sobre a causa da extinção repentina dos dinossauros. Algumas apontam a queda de um meteoro, outras culpam uma transformação brusca nas condições climáticas do planeta e há ainda aqueles que dizem que os dinossauros sumiram da Terra por causa dos seus próprios gases intestinais. Poisé!
.
Segundo o jornal chinês "Diário da Juventude de Pequim", as flatulências dos dinossauros eram ricas em metano, um gás extremamente perigoso e que, os animais, pesando entre 80 e 100 toneladas, devoravam em média entre 130 e 260 quilos de alimentos por dia, o que presume-se que eles deviam soltar puns sem parar. A teoria explica que há 100 milhões de anos a atmosfera do planeta foi fortemente danificada pelo acúmulo de metano, o que causou danos à camada de ozônio e conseqüentemente a morte das plantas. Sem alimento, os dinos acabaram morrendo de fome, causada pela sua própria ventosidade. Vi Aqui!
.

Pois bem, estive matutando, matutando e divido a minha matutice com vocês... no pum humano também contém o metano, o tal gás perigoso. Um indivíduo normal, segundo pesquisas, peida entre 10 a 15 vezes por dia. Será que estamos fadados a ter o mesmo trágico fim dos dinossauros? Será que estamos cometendo suicídio coletivo involuntário?... hahahahaaa...
.
Uma coisa leva a outra e eu li que durante a cirurgia digestiva ou cirurgia endoscópica do cólon, vez ou outra acontecem acidentes de explosão. Não acredita? É sério! Isso se dá por conta dos gases intestinais, que em contato com o bisturi elétrico, pode causar explosões. O mesmo pode acontecer na abertura do intestino com o bisturi elétrico, por isso se opta em cirurgias, abrir o intestino com bisturi de lâmina.
.
Poisé, poisé, poisé... o meu, o seu, o nosso peido, pode ser letal!
.
Tem esse cara que é um perigo pra humaninade, porque ele controla os seus, com maestria... se conseguir, veja o vídeo até o fim...
.




Morro e não vejo tudo!
.
See you...
.
...

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Hades, o deus dos Mortos

E, voltando com a série "Mitologia Grega", hoje o Matutando conta a estória de Hades, o deus dos Mortos.
.
Não existe muita referência a Hades, nas lendas gregas, isso se deve (acredita-se) ao temor que essa divindade infundia ao povo.
.
Outra coisa, o título de deus dos Mortos pode confundir um pouco, mas, ele era um deus do pós morte, das profundezas...
.
Hades era filho dos Titãs Cronos e Réia, e irmão de Zeus, Héstia, Demeter, Hera e Posêidon.
.
Quando os três irmãos dividiram o universo depois de terem destronado o próprio pai, Cronos, dessa partilha foi concedido a Hades o mundo subterrâneo, onde ele reinava juntamente com sua rainha, Perséfone, que ele havia raptado do mundo superior. Era dele o reino dos mortos e este mundo subterrâneo era frequentemente chamado de Hades.
.
Hades era um deus de poucas palavras e seu nome inspirava tanto medo que as pessoas procuravam não pronunciá-lo. Era também conhecido como "o Rico" - pois era dono das riquezas do subsolo - e também como "o Hospitaleiro", pois sempre havia lugar para mais uma alma no seu reino.
.
Embora fosse um deus impiedoso e severo, o qual não atendia à nenhuma oração ou sacrifício, não era mau.
.
Aliás, era conhecido também como Pluto, senhor dos ricos, porque tanto colheitas como metais preciosos, acreditava-se provirem de seu reino inferior.
.
O seu reino foi dividido em duas regiões: o Érebo, por onde os mortos passavam imediatamente após a morte, e Tártaro, a região mais profunda, onde os Titãs haviam sido aprisionados.
.
Era um lugar infeliz e sombrio, habitado por formas vagas e sombras, além de ser cuidadosamente guardado por Cérbero, o cão de três cabeças e cauda de dragão.
.
Rios sinistros, separavam o mundo subterrâneo do mundo superior, e o velho barqueiro Caronte transportava as almas dos mortos através destas águas.
.
Em algum lugar na escuridão do mundo subterrâneo estava localizado o palácio de Hades. Era representado como um lugar lúgubre, escuro e repleto de portões, repleto de convidados do deus e colocado no meio de campos sombrios uma paisagem assombrosa.
.
Em lendas posteriores o mundo inferior é descrito como o lugar onde os bons são recompensados e os maus são punidos. O que hoje, ainda persiste, a maioria das pessoas acreditam em céu e inferno, em um lugar pros bons e um lugar pros maus...
.
Fonte: Aqui!
.
"Por mais que a Mitologia seja, em sua quase totalidade, um tecido contínuo de fábulas, nem por isso deixa de ter uma utilidade incontestável." - J. Humbert, 1843.
.
See you...
.
...

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A Última Crônica

E para esta segunda-feira, uma belíssima crônica do Fernando Sabino...
.
Enjoy!
.
A caminho de casa, entro num botequim da Gávea para tomar um café junto ao balcão. Na realidade estou adiando o momento de escrever.
.
A perspectiva me assusta. Gostaria de estar inspirado, de coroar com êxito mais um ano nesta busca do pitoresco ou do irrisório no cotidiano de cada um. Eu pretendia apenas recolher da vida diária algo de seu disperso conteúdo humano, fruto da convivência, que a faz mais digna de ser vivida. Visava ao circunstancial, ao episódico. Nesta perseguição do acidental, quer num flagrante de esquina, quer nas palavras de uma criança ou num acidente doméstico, torno-me simples espectador e perco a noção do essencial. Sem mais nada para contar, curvo a cabeça e tomo meu café, enquanto o verso do poeta se repete na lembrança: "assim eu quereria o meu último poema". Não sou poeta e estou sem assunto. Lanço então um último olhar fora de mim, onde vivem os assuntos que merecem uma crônica.
.
Ao fundo do botequim um casal de pretos acaba de sentar-se, numa das últimas mesas de mármore ao longo da parede de espelhos. A compostura da humildade, na contenção de gestos e palavras, deixa-se acrescentar pela presença de uma negrinha de seus três anos, laço na cabeça, toda arrumadinha no vestido pobre, que se instalou também à mesa: mal ousa balançar as perninhas curtas ou correr os olhos grandes de curiosidade ao redor. Três seres esquivos que compõem em torno à mesa a instituição tradicional da família, célula da sociedade. Vejo, porém, que se preparam para algo mais que matar a fome.
.
Passo a observá-los. O pai, depois de contar o dinheiro que discretamente retirou do bolso, aborda o garçom, inclinando-se para trás na cadeira, e aponta no balcão um pedaço de bolo sob a redoma. A mãe limita-se a ficar olhando imóvel, vagamente ansiosa, como se aguardasse a aprovação do garçom. Este ouve, concentrado, o pedido do homem e depois se afasta para atendê-lo. A mulher suspira, olhando para os lados, a reassegurar-se da naturalidade de sua presença ali. A meu lado o garçom encaminha a ordem do freguês. O homem atrás do balcão apanha a porção do bolo com a mão, larga-o no pratinho -- um bolo simples, amarelo-escuro, apenas uma pequena fatia triangular.
.
A negrinha, contida na sua expectativa, olha a garrafa de Coca-Cola e o pratinho que o garçom deixou à sua frente. Por que não começa a comer? Vejo que os três, pai, mãe e filha, obedecem em torno à mesa um discreto ritual. A mãe remexe na bolsa de plástico preto e brilhante, retira qualquer coisa. O pai se mune de uma caixa de fósforos, e espera. A filha aguarda também, atenta como um animalzinho. Ninguém mais os observa além de mim.
.
São três velinhas brancas, minúsculas, que a mãe espeta caprichosamente na fatia do bolo. E enquanto ela serve a Coca-Cola, o pai risca o fósforo e acende as velas. Como a um gesto ensaiado, a menininha repousa o queixo no mármore e sopra com força, apagando as chamas. Imediatamente põe-se a bater palmas, muito compenetrada, cantando num balbucio, a que os pais se juntam, discretos: "parabéns pra você, parabéns pra você..." Depois a mãe recolhe as velas, torna a guardá-las na bolsa. A negrinha agarra finalmente o bolo com as duas mãos sôfregas e põe-se a comê-lo. A mulher está olhando para ela com ternura -- ajeita-lhe a fitinha no cabelo crespo, limpa o farelo de bolo que lhe cai ao colo. O pai corre os olhos pelo botequim, satisfeito, como a se convencer intimamente do sucesso da celebração. Dá comigo de súbito, a observá-lo, nossos olhos se encontram, ele se perturba, constrangido -- vacila, ameaça abaixar a cabeça, mas acaba sustentando o olhar e enfim se abre num sorriso.
.
Assim eu quereria minha última crônica: que fosse pura como esse sorriso.
.
Texto extraído do livro "A Companheira de Viagem", Editora do Autor - Rio de Janeiro, 1965, pág. 174.
.
See you...
.
...

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Uma estorinha...


É, o tempo passa, mas parece que para uns ele passa de carroça, bem devagar...
.
Fiquei sabendo que tem uma Lei que ainda regulamenta profissões antigas. E no intuito de reduzir as 12.666 leis municipais em vigor na cidade de São Paulo, os vereadores acabaram por descobrir que ainda vigora uma legislação de 1927, regulamentando as profissões de motorneiro de bonde e de cocheiro de carruagens, ambas ja extintas.
.
É mole ou quer mais?
.
Bom, eu queria mais, então lá fui eu, pesquisar sobre o "tar" de Motorneiro de Bonde e descobri que dentre outras coisas, muita gente andou tomando choque do bonde... os primeiros bondes não tinham freios, créeedo! E, de quebra fiquei sabendo, como surgiu a expressão "trombada", que dizemos quando coisas e/ou pessoas se chocam...
.
...A população mesmo antes da inauguração temia o bonde elétrico. O povo temia a velocidade do bonde. O povo temia ser eletrocutado dentro do veículo. O povo temia atravessar a rua ou pisar nos trilhos, ficar grudado e morrer eletrocutado. O povo tinha medo de ser atropelado pelo bonde...
.
Mas o povão bem que tinha razão, nao era á toa que tinham medo, pois...
.
...O primeiro bonde elétrico surgiu na feira de Berlim em 1879. Esse bonde funcionava com 150 volts de corrente continua e a alimentação vinha pelos trilhos. Em 1883 foi criada uma linha turística próxima a Londres. Os bondes funcionavam com 460 volts de corrente contínua, a energia elétrica também vinha pelos trilhos. É fácil imaginar quantos incautos tomaram violentos choques elétricos pisando nos trilhos, principalmente nos dias de chuva. Podemos imaginar os choques elétricos que pessoas tomaram ao descer ou subir ou simplesmente encostando a mão no bonde em movimento.
.
Os primeiros bondes não tinham freios. Isso chegando ao Brasil narrado pelos viajantes, crônicas ou pela imprensa estrangeira espalhou pelo povo um medo terrível pelo bonde.
.
Em 4 de novembro de 1929, uma ensolarada tarde de domingo, o bonde da Vila Maria, em São Paulo, segue pela Rua Catumbi, em direção ao seu destino, ao completar uma curva, o motorneiro quase não acredita no que vê: Um elefante que havia escapado de um circo caminhava no meio dos trilhos em direção ao bonde. Para assustar o paquiderme o motorneiro começa a tocar a campainha do bonde, e acelera o veículo para assustar o elefante. O elefante comprou a briga, e correu para cima do bonde dando-lhe uma tremenda de uma cabeçada! Resultado do impacto: o paquiderme de nome Eli foi a nocaute, permanecendo desacordado por quase duas horas. O bonde capotou e empenou totalmente a plataforma e deste dia em diante uma colisão entre veículos passou a ser conhecida por trombada! A origem do nome trombada é da trombada da tromba do elefante que bateu em um bonde em São Paulo. Isso foi em 1929.
.
Poisé, adoro saber de coisas desse tipo, curto histórias e estórias... Ah! E quanto ao motorneiro, este era o condutor do bonde.
.
See you...

...

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

The Perfect Vagina

Ultimamente eu tenho lido muito aqui na net, blogs brasileiros comentando sobre liberdade de expressão para a imprensa, para blogs, blogueiros, comentaristas, enfim, para tudo. Poder dizer e escrever o que quer e tals, sem amarras, sem imposições ou sensura qualquer que seja...
.
Aqui em Londres, a coisa corre meio solta no que se refere a liberdade de imprensa. Nos jornais, quando noticiam um assassinato, um outro crime ou outra notícia qualquer, estampam a foto da/s pessoa/s em questão. Isso mesmo, inclusive de crianças também! As vezes as fotos sao chocantes, como a de uma adolescente que foi encontrada morta, por overdose de drogas, em seu quarto. Terrível de se ver, mas estava la, no jornal... nao sei dizer ao certo como que funciona isso aqui, ate onde e permitido expor uma pessoa e tals, mas sei dizer que eles expõem e muito! Basta lembrarmos do quanto a princesa Dyana penou nas maos da imprenssa... mas isso ja e uma outra estória...
.
E não e só nos jornais não, na tv britânica tem cada programa que impressiona. Digo, me impressiona. Não existe um horário estabelecido para passar determinos programas...
.
Outro dia, eu estava almoçando e liguei a tv, mania que tenho... pois não é que dei de cara com a bunda de um senhor e suas hemorróidas, sendo examinadas por um médico? E tudo mostrado nos mínimos detalhes, sem tarjas para tampar, nem nada... Poisé! Caí o queixo! Não me recordo agora do nome do programa, então como dizem os professores enrolados: vou pesquisar e trago depois...rs mas vou trazer mesmo, prometo!
.
Só sei que este programa é apresentado por um médico e duas médicas. Uma delas é dermatologista e a outra é ginecologista. O médico é urologista. Então aparecem na tela da tv, muita micose, muitos calos horrorosos, muito peito, bunda, pênis e outras coisas mais... é, mostra o doutor pondo a mão na massa, quer dizer, no órgão sexual masculino e tals...
.
Tem também um outro programa, o "The Perfect Vagina" (A Vagina Perfeita), onde se discute soluções, para quem quer fazer cirurgia na bendita. Este programa explora as razões culturais e estéticas que levam cada vez mais mulheres a se submeterem a cirurgia estética na genitália, aqui no Reino Unido.
.

.
As britânicas, maioria entre 50, 60 anos, são as que mais procuram por este serviço estético. Algumas, por não gostarem do formato da vagina, outras querem simplesmente recuperar a virgindade...


O programa é apresentado por Lisa Rogers (foto ao lado), e discute o motivo pelo qual as cirurgias estéticas neste local, dobrou nos últimos cinco anos, no sistema público do Reino Unido. E, pasmem. No setor privado, cresceu 300%! Além disso, o programa tem o intuito de fazer com que as mulheres aceitem, amem suas vaginas como são e desistam das cirurgias... e é nesse momento que a coisa fica esquisita. Algumas vezes aparecem cenas onde as mulheres estão fazendo exercícios de relaxamento, abrem as pernas, e olham a bendita no espelho. Mas tem um detalhe, tudo filmado, registrado e com closeee! Poisé, e a mulherada é totalmente desenibida, mostra mesmo, e não tão nem aí se milhares e milhares de pessoas verão sua parte íntima... coisas da liberdade sexual européia...
.
E este programa vai ao ar entre oito e meia, nove horas da noite, com reprise no final de semana, na hora do almoço... sem sensura alguma... poisé!

Acho que agora entendi em partes o motivo pelo qual os ingleses nao gostam que seus filhos (crianças) assistam a tv. Estabelecem horários e tudo o mais... se não tem sensura na tv, é o jeito sensurar em casa.

Pra quem quiser, aqui está uma mostra do programa, mas vou logo avisando: não aparece nada demais aí, pois no youtube tem censura...rs


Não sou contra a liberdade de expressão, só não consigo ver um programa desses, naturalmente, na maior parte das vezes, acho engraçado...

Have a nice week!

See you...

...

ps. Agora ja posso escrever com "ç" e acentuar palavras... o problema e que perdi o costume e às vezes esqueço... por favor, me dêem um desconto, ok!?

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Ja que e Tempo de Politica...

Imgem: Beco dos bytes
.
Faz um tempao que eu nao digo uma das minhas frases favoritas aqui no Matutando... uso-a apenas para posts/assuntos/bafoes que me deixam boquiaberta... entao, depois de um long time consideravel, volto a dizer que: Eu morro e nao vejo tudo!
.
E isso mesmo, bastou eu dar uma zapeada pela net, que me deparei com coisinhas estranhas, como estes projetos políticos, por exemplo:
.
Proposições excêntricas de deputados e senadores fazem o anedotário dos parlamentos de todos os países. No Brasil, há coisas tão extraordinárias como o projeto de um ex-deputado gaúcho que desejava “fazer justiça aos perus”, denominando também de presunto as coxas e sobrecoxas dessas aves porque sua carne era tão saudável quanto a do porco e portanto merecia o mesmo status.
.
Para não ficar atrás, um deputado paulista propôs a criação do Dia da Refrigeração, argumento que seria de justiça “reconhecer a inegável importância do ar-condicionado e o papel da refrigeração como elemento chave do progresso e desenvolvimento da humanidade".

Vi aqui!

Que coisa, einh!? Muito relevante pra nos, eleitores... sao projetos que mudariam nossas vidas... Oh, ceus! Porque nao foram aprovados!?!

Me desculpem a boca suja, mas isso me faz lembrar de uma frase que meu querido papai sempre dizia em ocasioes assim: "Quem tem tempo, caga longe".

E nas minhas andancas pela net (que diga-se, andam cada vez menos frequentes e com tempo curtinho, curtinho...), vi que os animos de alguns blogueiros e comentaristas ja andam pra la de exaltados, no que se refere a politica, eleicao, voto neste, nao voto naquele outro e tals...

Ontem conversei com mamae ao telefone e curiosa que sou, perguntei como sempre, como anda a "politicagem" la pelas bandas onde ela mora. Faco isso sempre que ligo, e toda vez ela tem algo "novo" pra me contar. E que fulando brigou com cicrano, que agrediu beltrano, porque ele nao vai votar no jose-das-colves e sim, na Maria-vai-com-os-outros... E, pra minha mamis, tudo que e feito por alguem que vota no jose-das-colves esta mais do que certo. Por outro lado, quem torce para a Maria-vai-com-os-outros, nao ta vendo que essa mulher nao e "boa" pra cidade? Horas!... E e assim que e, quem vota na Maria-vai-com-os-outros, pensa o mesmo sobre quem vota no jose-das-colves... coisas de laurinha... quer dizer, coisas da politica em cidade pequena...

Eu acho muita graca nas pessoas que criam desfetos nessas epocas. Sim, como uma menina que tem la na cidadezinha mineira, que agora anda emburrada, indignada e cortou relacoes com quem ela jurava fidelidade politica, quatro anos atras... tudo isso porque o seu antigo candidato, neste ano, apoia o outro que antes era seu opositor. Deu pra entender?

Poise, ela precisa aprender que politica e assim. Os interesses pessoais dos candidatos estao acima de qualquer coisa, inclusive da consideracao e amizade que teem por ela (que e totalmente insignificante pra eles). Ou seja, se ha quatro anos atras esses dois senhores brigavam em palanques opostos, diziam horrores um do outro e tals, e neste ano se tornaram amigos de infancia... paciencia, minha filha, porque isso e politicagem! Se voce se meteu nisso, agora aguente o tranco!

Estao vendo? Foi mamae quem me contou...hihi...

Enfim, coisas de cidadezinha beeemmm pequena, do interior, do interior das Minas Gerais...

E cada estoria que eu escuto que na maioria das vezes, me arrancam boas gargalhadas... E um tal de soltar folhetos, na surdina, na calada da noite, contando segredos cabeludos e expondo defeitos de candidatos a prefeito, vice e vereadores...

Os que teem amantes, o causo cai na boca do povo. Se deve dinheiro a alguem, o segredo ja era. Se briga com a esposa, no dia seguinte o acontecimento (ja aumentado, e devidamente distorcido, logico...) ta na rua. O que a principio era uma briga verbal entre um casal, vira um espancamento na versao das boquinhas nervosas...

Quando se podia fazer os famosos showmicios (o que agora e proibido...), que era uma mistura de comicio com show de cantores e tals, era divertido de se ver a enorme quantidade de gente, aspirantes a uma vaguinha de vereador, discursando... a maioria nao tinha feeling pra coisa, muitos falavam grandes bobagens e soltavam algumas perolas inesqueciveis, como quando uma candidata hiper baixinha, toda-toda sobre o palanque, terminou o seu discurso com a seguinte frase:

- E na hora de votar, lembrem-se: os melhores perfumes estao nos menores frascos!

O que alguem dentre a multidao, de imediato respondeu:

- E os "pior veneno" tambem, dona!

Ai, ai, ai... saudades da terrinha...


.
See you...
.
...