quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Frio, Figurinos e Mitologia


Eu tava aqui pensando em como eu ja passei frio, no Brasil... sim, passei frio por bobeira... eu explico. Quando fazia frio na minha terra, eu, quando adolescente, se ia numa festa, procurava nao vestir nada que me deixasse "gorda" (bobeiras adolescentisticas), como blusas e mais blusas de frio... dessa forma, vestia o minimo de agasalho possivel e ficava grande parte do tempo, sentindo muitooo friooo!
.
Esta faze passou (benza deus), deixei de me preocupar com a silhueta e sim com o frio que eu nao queria passar, mas ainda assim, nao vestia algo que realmente me deixasse com a gostosa sensacao de estar no frio, porem, bem quentinha, bem agasalhada e bem vestida... Acho que as jaquetas, blusas de frio e afins, nunca eram suficientes pra me aquecer como devia ser.
.
Agora que estou numa terra "gelada", quando ponho todos os apetrechos necessarios (meia calca, calca, blusa, blusa de frio, casaco, cachecol, ou encharpe, ou estola... botas... luvas...) e saio de dentro do quentinho da minha casa, sinto uma brisa gelada no rosto, mas de resto ta tudo nos trinques. Tudo bem quentinho! Entao pensei: Poxa, porque eu nao me vestia assim antes (no "frio" do Brasil...)?
.
Poise, pelo menos agora ja sei como se faz pra nao passar frio e de quebra ficar bem vestida, porque vou dizer uma coisa, estou achando um charme o figurino pras terras geladas... nao precisa de muitos apetrechos, o que da um "tcham" diferente (a meu ver), sao os calcados, as encharpes e a forma como se usa os cabelos...
.
Pronto... agora deixo de lado esse papo marromenos e volto a falar de algo que adoro: mitologia grega. E hoje o Matutando fala sobre a deusa Gaia. Deusa Mãe primordial, geradora de todos os deuses, a deusa-terra.


O nome Gaia, Géia ou , é utilizado como prefixo para designar as diversas ciências relacionadas com o estudo do planeta. A deusa Gaia foi também a propiciadora dos sonhos e a protetora da fecundidade. Na mitologia grega, Gaia é a personificação da Terra como deusa. foi uma das primeiras divindades a habitar o Olimpo, nasceu imediatamente depois do Caos.
.
Sem intervenção masculina, gerou sozinha Urano (o Céu), as Montanhas e o Ponto (o Mar). Formou com Urano o primeiro casal divino e dessa união nasceram os Titãs, os Ciclopes e os Hecatonquiros, gigantes de cinqüenta cabeças e cem braços. Urano detestava os filhos e, logo após seu nascimento, encerrava-os no Tártaro. Revoltada com esse procedimento, Gaia decidiu armar um dos filhos, Cronos, com uma foice. Quando, na noite seguinte, Urano se uniu a Gaia, Cronos atacou-o e castrou-o, separando assim o Céu e a Terra. Cronos lançou os testículos de Urano ao mar, mas algumas gotas caíram sobre Gaia, fecundando-a. Desse contato, nasceram as Erínias (identificadas, na mitologia latina, com as Fúrias).
.
Após a queda de Urano, Cronos subiu ao trono do mundo e libertou os irmãos. Mas vendo o quanto eram poderosos, também os temia e os aprisionou mais uma vez. Gaia, revoltada com o ato de tirania e intolerância do filho, tramou uma nova vingança.
.
Quando Cronos se casou com Réia e passou a reger todo o universo, Urano lhe anunciou que um de seus filhos o destronaria. Ele então passou a devorar cada recém nascido (ja falei sobre isso, quando contei aqui, a estoria de Cronos...) por conselhos do pai. Mas Gaia ajudou Réia a salvar o filho que viria a ser Zeus.
.
Já adulto, Zeus declarou guerra ao pai e aos demais Titãs com a ajuda de Gaia. E durante 10 anos nenhum dos lados chegava ao triunfo. Gaia então foi até Zeus e prometeu que ele venceria e se tornaria rei do universo se descesse ao Tártaro e libertasse os 3 Ciclopes e os 3 Hecatônquiros.
.
Ouvindo os conselhos de Gaia, Zeus venceu Cronos, com a ajuda dos filhos libertos da Terra e se tornou o novo soberano do Universo. Todavia, Zeus realizou um acordo com os Hecatônquiros para que estes vigiassem os Titãs no fundo do Tártaro. Gaia pela terceira vez se revoltou e lançou mão de todas as suas armas para destronar Zeus.
.
Assim, Gaia pariu os incontáveis Andróginos, seres com quatro pernas e quatro braços que se ligavam por meio da coluna terminado em duas cabeça e que possuiam os orgãos genitais femininos e masculinos. Os Andróginos surgiam do chão em todos os lugares e escalavam o Olimpo com a inteção de destruir Zeus. Mas Zeus resolveu seguir os conselhos de Têmis, que dizia que os demais deuses deveriam acertar os Andróginos na coluna, de modo a dividi-los exatametne ao meio. Assim feito, Zeus venceu.
.
Em uma outra oportunidade, Gaia produziu uma planta, que comida poderia dar imortalidade aos Gigantes; mas a tal planta necessitava de luz para crescer. Assim, ao saber disto Zeus ordenou que Hélios, Selene, Éos e as estrelas não subissem ao céu, e escondido nos véus de Nix, ele encontrou a planta e a destruiu. Mesmo assim Gaia incitou os Gigantes a colocarem as montanhas umas sobre as outras na intenção de subir o céu e invadir o Olimpo. Mas Zeus e os outros deuses venceram novamente.
.
Enfim, Gaia cedeu e selou um acordo com Zeus que jamais voltaria a tramar contra seu governo. Dessa forma, ela foi recebida como uma deusa Olímpica.
.
De acordo com a mitologia grega, foi ela quem moldou as montanhas segundo sua espinha, os vales pelos buracos de sua pele, os morros e planícies de acordo com seus contornos. De sua quente umidade fez nascer um fluxo de chuva que banhou e alimentou a sua superfície trazendo a vida, e pequenos filhotes verdes se lançaram através de seus poros. Encheu os oceanos e lagoas e fez os rios correrem através de profundos sulcos.
.
Gaia é a personificação do antigo poder matriarcal das antigas cultura Indo-Européias. É a Grande Mãe que dá e tira, que nutre e depois devora os próprios filhos após sua morte. É a força elementar que dá sustento e possibilita a ordem do mundo.
.
Gaia, na mitologia clássica, personificava a origem do mundo, o triunfo e ordenamento do cosmos frente ao caos, a propiciadora dos sonhos, a protetora da fecundidade e dos jovens.
.
Inte...
.