segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

A Sombra do Vento...

Então, estou com o pc pifado, tempo curto que só vendo, muitas coisas pra fazer... o blog sem atualizar... mas, infelizmente não está dando mesmo! Tentei o máximo que pude, mas chegou em um ponto que meus esforços já não eram suficientes e assim, as atualizações minguaram, as bobagens que escrevo estão só na minha cabeça... não to conseguindo por aqui...
.
A partir de agora, vou levando o Matutando como der, como puder...
.
Eu tenho a impressão de que na vida há uma época pra tudo... pra brincar, pra estudar, pra crescer, pra perder a inocência, pra amadurecer, pra comer tranqueiras sem culpa, pra amanhecer o dia em farras, pra trabalhar de ressaca... e, pra escrever em um blog. Neste momento, eu não posso mais (pelo ao menos tão frequente e presente, como eu gostaria e como já fui...) ter um tempo determinado para o blog... não ta dando... então, sempre que der, e eu quiser, volto aqui, escrevo e vou visitando os amigos queridos que fiz pelas vizinhanças... e digo que esta é a melhor parte, pois são assuntos diversos, jeitos diferentes e únicos de escrever, compartilho opinões, divergências, aprendo coisas, vejo telas, cantores, livros, peças, assuntos de que não conhecia...
.
Neste tempo que fiquei (e ainda estou) com o pc pifado, comecei a ler um livro que mamãe me presenteou e... confeço era um esforço enorme pra mim, cada vez que eu tinha que fechar suas páginas, pra cumprir com meus compromissos... então, eu ia lendo quando dava... no metrô, nos ônibus, uma meia horinha antes de dormir... e, assim fui devorando suas páginas, ávida por desfazer os mistérios, as confabulações... um livro muito bom! Aguçou minha curiosidade, mecheu com o meu lado místico, despertou em mim o meu lado detetive de meia tigela... hahahaaa...
.

Estou falando de "A Sombra do Vento".
.
Li aqui, uma crítica que diz perfeitamente o que eu teria a dizer, sobre o livro...
.
(...)Mas aí começaram a me falar dA Sombra do Vento. Li a primeira página, enquanto esperava as 22 horas pra tomar cerveja e comecei a me interessar. Adoro essas Literaturas que falam sobre Literaturas. Livros falando sobre livros, brincadeiras entre linguagens e isso tudo. Putz, fiquei curioso, peguei o livro emprestado e levei pra casa. Quatro dias depois…
.
A Sombra do Vento é um livro sobre um livro chamado A Sombra do Vento. Confuso? Na Barcelona pós-Guerra Civil, Daniel acorda ás vésperas de seu aniversário de 11 anos gritando ao perceber que não consegue mais lembrar o rosto de sua mãe morta. Ao acudí-lo, o pai o leva naquela fria manhã, no meio daquela neblina de carvão característica de Barcelona em 1945, ao Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar é uma gigantesca biblioteca, escondida em um casarão, que abriga todos os volumes esquecidos pelo resto do tempo. Livros Mortos.
.
Ao passear pelos labirintos de prateleiras gigantescas, o garoto instintivamente pousa aos mãos sobre A Sombra do Vento, um esquecido volume do desconhecido autor Julián Carax. A partir daí, começa toda a trama da tentativa de Daniel de desenterrar o passado de Carax e recuperar uma história que começa em 1900…
.
O mais interessante em A Sombra do Vento é a narrativa. Intrincada, com novos elementos sendo colocados na história o tempo todo, vai e volta no tempo, recuperando aos poucos o passado, a infância e o sumiço de Julián Carax. Numa mistura de gêneros típica do Bacanal do século XXI, o autor brinca com uma cidade cheia de cicatrizes deixadas pela Guerra Civil e a própria idéia de Livros dentro de Livros. Uma passagem em que Daniel descreve A Sombra do Vento parece servir perfeitamente para a obra física:
.
"á medida que avançava, a estrutura do relato fez-me lembrar daquelas bonecas russas que contêm em si mesmas inúmeras miniaturas. Passo a passo, a narrativa se estilhaçava em mil histórias, como se o relato penetrasse numa galeria de espelhos, e sua identidade produzisse dezenas de reflexos díspares e ao mesmo tempo um só."
.
Sem sentir, enquanto cresce e investiga por conta própria certos passados proibidos, Daniel envolve-se com um ex-anarquista, um Inspetor psicopata e com a estranha figura de Alain Coubert, o homem sem rosto que fuma cigarros feitos com folhas de livros e dedica sua vida a perseguir todas as obras de Julián Carax e queimá-las.O detalhe? Alain Coubert é o nome de um dos personagens do romance A Sombra do Vento de Carax. O personagem que representa o demônio.
.
Então, ta dada a dica...
.
See you...
...