sexta-feira, 21 de maio de 2010

O Perigo pode estar no seu jardim ou no do Vizinho

É vivendo e aprendendo, ainda bem... lí por aí sobre as dez plantas mais venenosas do mundo e fiquei surpresa ao saber que conviví de pertinho com uma delas na minha infância. No quintal da minha casa e de quase todas as casas vizinhas, havia esta flor, de nome científico Brugmansia, conhecida aqui na minha região por flor de boa noite ( e em outras regiões é conhecida por Corneta de Anjo). Minha mãe, por não saber de tamanho perigo, nunca me advertiu para não brincar com tais flores.
..
A trombeta de anjo, nativa de regiões da América do Sul, libera uma poderosa toxina, contendo atropina, hiosciamina e escopolamina. Criminosos na Colômbia têm extraído a escopolamina da planta e usaram-na como uma potente droga que deixa as vítimas desconhecendo o que estão fazendo, mas totalmente consciente. A escopolamina pode ser absorvida através da pele e das mucosas, permitindo que os criminosos simplesmente soprem o pó no rosto de uma pessoa.
.
Outra flor, muito comum por aqui, é o Oleander...
.

.
Este arbusto muito comum é uma das plantas mais venenosas do mundo. As folhas, flores e frutas contêm glicosídeos cardíacos, que têm aplicações terapêuticas, mas é provável que matem alguém de parada cardíaca se comer parte da planta. As pessoas tendem a agradar-se da planta, porque as flores são brilhantes e bonitas. Mas é uma planta muito venenosa que irá parar seu coração.

Veja as outras oito plantas mais perigosas do mundo, aqui.

See you...

...