quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Ninfas

E ainda com a série "Mitologia Grega", o Matutanto conta hoje, a história das Ninfas.
.


As Ninfas são jovens divindades que personificam as forças da natureza. As lendas destacam, geralmente, as suas funções de amas dos deuses. Ninfa deriva do grego nimphe, que significa "noiva", "velado", "botão de rosa", dentre outros significados.
.
Fonte de inspiração da arte greco-romana, as ninfas emprestaram suas características a seres mitológicos de culturas posteriores, como elfos, fadas e gnomos. Na mitologia grega, ninfas eram as divindades femininas secundárias associadas à fertilidade e identificadas de acordo com os elementos naturais em que habitavam, cuja fecundidade encarnavam. Mas, apesar de serem consideradas divindades menores, espíritos da natureza, as ninfas eram divindades às quais todo o mundo Helênico prestava grande devoção e homenagem, e mesmo temor.
.
As oceânides e as nereidas eram ninfas marinhas; as náiades, crenéias, pegéias e limneidas moravam em fontes, rios ou lagos; as hamadríades (ou dríades) eram protetoras das árvores; as napéias, dos vales e selvas; e as oréades, das montanhas. Diferenciavam-se ainda muitos outros grupos.
.
Embora não fossem imortais, as ninfas tinham vida muito longa e não envelheciam. Eram boas e tudo propiciavam aos homens e à natureza. Tinham ainda o dom de profetizar, curar e nutrir. Em geral, não se destacavam individualmente, embora algumas das mais citadas na literatura apresentassem genealogia definida. As nereidas, por exemplo, eram filhas do deus marinho Nereu e entre elas destacava-se Tétis, mãe do herói Aquiles. As náiades haviam sido geradas pelo deus do rio em que viviam e com elas foram mais tarde identificadas as ninfas da Mitologia romana.
.
Um tipo muito especial de ninfas eram as melíades, nascidas do freixo - árvore que simboliza a durabilidade e firmeza - que eram belicosas. Belas, graciosas e sempre jovens, as ninfas foram amadas por muitos deuses, como Zeus, Apolo, Dionísio e Hermes. Enquanto as demais ninfas são normalmente filhas de Zeus, as Melíades descendem de Uranus.
.
Os Romanos adoraram, as ninfas das águas, sobretudo das águas termais, criando em sua homenagem fontes decorativas, de onde as águas vinham mais frequentemente de um aqueduto, que se chamava ninfeus.
.
As ninfas eram muito sensíveis à beleza dos jovens, e não hesitavam em seduzí-los ou em puní-los, caso estes as injuriassem ou mesmo em definhar quando eles se mostravam insensíveis (como aconteceu com a ninfa Eco que definhou ao ser rejeitada por Narciso). Quando uma ninfa se apaixonava por um mortal, podia tanto raptá-lo, como aconteceu com Hilas, fundir-se com ele, como Salmácis com Hermafrodito, ou se autodestruir, como fez Eco por amor a Narciso, mas esta é uma outra estória e conto depois.
.
Como Ninfa
.
E agora esvaído de ti em nós o desejo
Feroz contemplação de repouso sereno
A tua pele ainda orvalhada de frémito
Reflecte miríades de sois espelhados
Num casulo de ninfa resplandecente
Doce tentação
desejo-te
ainda
Mais
.
Luís Monteiro da Cunha
.
Inté...
.