sábado, 20 de setembro de 2008

Um Lugar Chamado Notting Hill...

.
Entao, eu comentei aqui que iria dar uma olhadinha no carnaval de Notting Hill... entonces eu fui, e acabei me esquecendo de contar como foi... Ja tem bem uns dias e tals...
.
Bom, o bairro de Notting Hill, e um bairro sofisticado aqui em londres. O carnaval acontece em varias ruas ao mesmo tempo, alguns moradores ficam da sacada de suas casas observando, dancando, na maior animacao. Percebi que alguns fecham suas casas em festinhas privadas...
.
Este carnaval de rua, e originalmente caribenho. Eu fui apenas em um dia, e nao vi nenhum brasileiro desfilando. Mas, existe sim, a participacao de brasileiros, o que deve ter acontecido, no segundo dia de carnaval...
.
Clique nas fotos pra ver melhor.
.
.
Eu nao sabia, mas o Carnaval de Notting Hill ocupa a segunda posicao no hanking de carnavais que atraem maiores quantidades de pessoas, perdendo e claro, pro Brasilzao veio de guerra. E nao podia ser diferente, pois o carnaval de Notting Hill, embora seja animadinho e tals, nao se compara ao menor dos menores carnavais brasileiro. Eu achei! Ah! E este carnaval ingles e considerado a maior festa de rua da europa.
.

.
Neste bloco (foto abaixo), as pessoas desfilaram lambuzadas de calda de chocolate... Como expectadora, me deu uma gastura! Mas eles se esbaldaram em diversao!
.

.
Esta festa teve inicio nos anos 60, mas nao foi motivada pela alegria, e sim pelo protesto. Seguinte: nesta epoca ai, havia um grande numero de imigrantes caribenhos vivendo em Londres, mas que sentiam na pele a discriminacao racial. Entao, eles tiveram a iniciativa de promover um protesto pacifico e alegre, e assim nasceu este carnaval.
.

.
Os precursores do movimento, que segundo consta, já acontecia em forma de festas dentro das casas, foram Rhaune Laslette e Claudia Jones, reconhecida como a “Mãe do Carnaval de Notting Hill”, uma defensora severa da liberdade de expressão dos negros em Londres.
.
Depois de muito ver, e cansados de ficarmos em pe, feito estatuas, fomos pra um pub, tomar umas pra relaxar...hehe... minha irma ficou indignada porque mesmo consumindo, eles queriam cobrar 1 pound pra deixar usar o banheiro. Isso eles devem ter aprendido com os donos de bares brasileiros. Pelo ao menos, na minha cidade as vezes eles (os donos de botecos) se aproveitam e em epocas de festas de rua, cobram mesmo!
.

.
Dentro do Pub... a maioria mantem a decoracao antiga... veja o lustre, o teto... eu curto bastante!
.

.
Eu nao achei os folioes animados (os expectadores estavam muito mais!), nem as fantasias bonitas, quer dizer, esta que ilustra o inicio do post foi a unica de que gostei. E tudo bem simples, inclusive os acabamentos. Mas e que nos, brasileiros, estamos acostumados a ver o luxo do carnaval carioca, a animacao das micaretas pelo Brasil a fora, entao fica complicado, ne?
.
Fatos e Números:
.

  • Em 44 anos de existência, o carnaval cresceu de 500 pessoas para se transformar na maior festa de rua na Europa.

  • O público do Carnaval equivale a 87 Arena O2 lotadas, ou a 11 Glastonbury Festival, ou 23 vezes mais que o Grande Prêmio F1 da Inglaterra.

  • Notting Hill Carnaval gera mais de cem milhões de libras para a economia de Londres.

  • Cerca de 50 mil participantes estão diretamente envolvidos com a festa.

  • Estima-se que 140 mil europeus vêm a Londres exclusivamente para o evento – e este número está crescendo.

  • 300 estandes são montados durante o evento e cerca de cinco toneladas de frango são consumidas no Carnaval. (o povo aqui, adooora frango...)

  • 150 mil plumas e 30 milhões de lantejoulas são utilizadas nas fantasias.

  • 100 litros de tinta de corpo são usadas para decorar as passistas e artistas.

Entao, e isso...

See you...

...