terça-feira, 30 de setembro de 2008

Tempo...

Em certa ocasião, alguém perguntou ao astrônomo italiano Galileo Galilei:
.
- Quantos anos tens?
.
A resposta foi surpreendente:
.
- Oito ou dez, respondeu Galileo, em evidente contradição com sua barba branca. E logo explicou:
.
- Tenho, na verdade, os anos que me restam de vida, porque os já vividos não os tenho mais, como não possuímos mais as moedas que já gastamos.
.
Poise, o conceito de tempo, para Galileu, e diferente do nosso, melhor dizendo, e diferente do da maioria das pessoas. Vendo pelo lado que ele expoe, e bom que saibamos aproveitar bem este tempo. Como eu digo sempre, o tempo voooa! A vida ta passando...
.
Eu tenho falado e pensado muito sobre isso nos ultimos dias, nos ultimos meses... ate falei sobre, neste post aqui. Falei sobre coisas que me aconteceram ha muitos anos atras e que ao recordar, parece que foram ontem... percebi que quem passa, somos nos, e nao o tempo. poise!
.
Dizem que o tempo é muito lento para os que esperam. Muito rápido para os que têm medo. Muito longo para os que lamentam. Muito curto para os que festejam. Uma eternidade para os que amam...
.
Ah! O tempo!
.
Clarice Lispector bem disse que "quantos `agoras` perdermos esquecendo que o risco pode ser a salvação de muitas alegrias de nossas vidas... O medo que nos impede de sermos ousados agora, também está nos impedindo de vermos a linda pessoa que podemos ser."
.
So sei que o que temos mesmo, e o presente. Simples! O passado e imutavel... o futuro ainda esta por vir, ou como dizem em Minas "o futuro a Deus pertence".
.
Ah, este trecho que fala sobre o Galileo, eu recebi por email e resolvi postar...
.
Tenham todos uma oooteeema semana!
.
See you...
.
Update: pra quem gostou da frase que postei no meu perfil "o tempo faz tudo valer a pena, e nem o erro e desperdicio", vai agora a musica completa, "O Avesso dos Ponteiros - Ana Carolina"... Enjoy!
...

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

The Strangers

Imagine que voce e o seu namorado estao em uma festa, se divertindo muito e tals e ele comprou um anel de noivado pra voce, surpresa total... a noite estava perfeita, a nao ser por um problema que fez com que voces saissem da festa mais cedo... depois seguiram para uma casa no campo. A casa foi uma outra surpresa, preparada pelo seu namorado, que queria uma noite perfeita, com direito a jantar a luz de velas e ate petalas de rosas vermelhas sobre a cama... lindo, nao e?
.
Mas, voces discutiram e ao chegarem na casa, as coisas nao saem como ele planejou... voce esta chateada, ele tambem... seu cigarro acabou e ele vai ate a cidade comprar mais... sim, porque como eu disse, voces estao em uma casa no campo... nesse meio tempo, alguem bate na porta, voce se assusta, olha pela janela e ve...
.

.
Ontem assisti ao filme "The Strangers" (Os Estranhos). Seria apenas mais um filme de suspense, onde um casal passa a noite em uma casa no campo, onde nao se ouve ruidos de carros ou pessoas, onde o silencio so e quebrado pelo som do vento batendo nas folhas das arvores, ou por conta de algum passaro e tals... mas, logo no inicio ja diz que o filme e baseado em fatos reais, e que tudo aconteceu no ano de 2005.
.
Entao, cada vez que acontecia alguma coisa no filme, os gritos, a cara de pavor da atriz, o celular que desaparece e nao se pode pedir ajuda, o desespero, o namorado que sai pra comprar cigarros e deixa a menina sozinha e tals, eu pensava: caramba, isso aconteceu mesmo!
.
Bom, no inicio do filme, frisa que nao se sabe ao certo o que aconteceu "naquela casa", "naquela noite", mas achei que eles tiveram uma boa sacada (provavelmente se guiaram pelos arquivos policias sobre o caso...), e que o filme teve um desenrolar muito envolvente!
.


So sei que depois que vi este filme eu pensei que realmente, nesse mundao cheio de loucos de todo o tipo, estamos tao desprotejidos e nem nos damos conta do quanto...

Nao sei se ja estreou no Brasil, mas confira um pedacinho, aqui, ta legendado:



.

See you...

...

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Vivendo...

Que Deus nao nos da um fardo maior do que aguentamos carregar, ja sabemos, mas...
.











.

E agora, jose?
.
Sera que nao podemos ter nem uma ajudinha na hora de carregar os nossos fardos?


...

terça-feira, 23 de setembro de 2008

To GriBAda...

To de molho...
.
Poise, estou com uma gripe desgramada, com a garganta levemente inflamada, febre e tudo o mais que uma pessoa gripada sente...
.
Mas, entre um espirro e outro, dou uma olhadinha aqui na net, aproveitando o lado bom disso tudo, pois, ficar de molho e tambem ficar em casa quietinha, na minha cama, mesmo que a maior parte do tempo eu esteja dormindo...rs E um tal de friooo... calooor... friooo... calooor...
.
Eu fiquei toda-toda por ter ganho da
Lugi, estes dois selos:
.
Obrigada, querida! A cachola ferve, as vezes pega no tranco, mas to blogando... hahahahaaa...
.

Repasso os dois para:
.
.
Como diz a Lugi, fiquem a vontade para aceitar ou nao...hehe...
.
Atchimmm!!!
.
O índio chega na farmácia e pede
-INDIO QUER CAMISINHA E UM COPO COM ÁGUA.
O balconista atende ao pedido e o indio coloca a camisinha dentro do copo com agua e bebe.
O balconista indignado diz:
- QUE ISSO? O SENHOR ESTÁ LOUCO? ISSO É PARA FO*ER...
O indio responde:
- INDIO TÁ GRIPADO. INDIO QUE FO*ER GRIPE.
.
See you...
...

sábado, 20 de setembro de 2008

Um Lugar Chamado Notting Hill...

.
Entao, eu comentei aqui que iria dar uma olhadinha no carnaval de Notting Hill... entonces eu fui, e acabei me esquecendo de contar como foi... Ja tem bem uns dias e tals...
.
Bom, o bairro de Notting Hill, e um bairro sofisticado aqui em londres. O carnaval acontece em varias ruas ao mesmo tempo, alguns moradores ficam da sacada de suas casas observando, dancando, na maior animacao. Percebi que alguns fecham suas casas em festinhas privadas...
.
Este carnaval de rua, e originalmente caribenho. Eu fui apenas em um dia, e nao vi nenhum brasileiro desfilando. Mas, existe sim, a participacao de brasileiros, o que deve ter acontecido, no segundo dia de carnaval...
.
Clique nas fotos pra ver melhor.
.
.
Eu nao sabia, mas o Carnaval de Notting Hill ocupa a segunda posicao no hanking de carnavais que atraem maiores quantidades de pessoas, perdendo e claro, pro Brasilzao veio de guerra. E nao podia ser diferente, pois o carnaval de Notting Hill, embora seja animadinho e tals, nao se compara ao menor dos menores carnavais brasileiro. Eu achei! Ah! E este carnaval ingles e considerado a maior festa de rua da europa.
.

.
Neste bloco (foto abaixo), as pessoas desfilaram lambuzadas de calda de chocolate... Como expectadora, me deu uma gastura! Mas eles se esbaldaram em diversao!
.

.
Esta festa teve inicio nos anos 60, mas nao foi motivada pela alegria, e sim pelo protesto. Seguinte: nesta epoca ai, havia um grande numero de imigrantes caribenhos vivendo em Londres, mas que sentiam na pele a discriminacao racial. Entao, eles tiveram a iniciativa de promover um protesto pacifico e alegre, e assim nasceu este carnaval.
.

.
Os precursores do movimento, que segundo consta, já acontecia em forma de festas dentro das casas, foram Rhaune Laslette e Claudia Jones, reconhecida como a “Mãe do Carnaval de Notting Hill”, uma defensora severa da liberdade de expressão dos negros em Londres.
.
Depois de muito ver, e cansados de ficarmos em pe, feito estatuas, fomos pra um pub, tomar umas pra relaxar...hehe... minha irma ficou indignada porque mesmo consumindo, eles queriam cobrar 1 pound pra deixar usar o banheiro. Isso eles devem ter aprendido com os donos de bares brasileiros. Pelo ao menos, na minha cidade as vezes eles (os donos de botecos) se aproveitam e em epocas de festas de rua, cobram mesmo!
.

.
Dentro do Pub... a maioria mantem a decoracao antiga... veja o lustre, o teto... eu curto bastante!
.

.
Eu nao achei os folioes animados (os expectadores estavam muito mais!), nem as fantasias bonitas, quer dizer, esta que ilustra o inicio do post foi a unica de que gostei. E tudo bem simples, inclusive os acabamentos. Mas e que nos, brasileiros, estamos acostumados a ver o luxo do carnaval carioca, a animacao das micaretas pelo Brasil a fora, entao fica complicado, ne?
.
Fatos e Números:
.

  • Em 44 anos de existência, o carnaval cresceu de 500 pessoas para se transformar na maior festa de rua na Europa.

  • O público do Carnaval equivale a 87 Arena O2 lotadas, ou a 11 Glastonbury Festival, ou 23 vezes mais que o Grande Prêmio F1 da Inglaterra.

  • Notting Hill Carnaval gera mais de cem milhões de libras para a economia de Londres.

  • Cerca de 50 mil participantes estão diretamente envolvidos com a festa.

  • Estima-se que 140 mil europeus vêm a Londres exclusivamente para o evento – e este número está crescendo.

  • 300 estandes são montados durante o evento e cerca de cinco toneladas de frango são consumidas no Carnaval. (o povo aqui, adooora frango...)

  • 150 mil plumas e 30 milhões de lantejoulas são utilizadas nas fantasias.

  • 100 litros de tinta de corpo são usadas para decorar as passistas e artistas.

Entao, e isso...

See you...

...

domingo, 14 de setembro de 2008

Estranho Seria se eu Nao me Apaixonasse por Voce...


Inspirada neste post aqui, resolvi escrever isso aqui:
.
Nesta noite, aconteceu algo muito...
...
...
!!!
???
!?!
...
...
.
Eu disse:
.
Babe, you are crazy!
.
Silencio...
.
Silencio...
.
Silencio...
.
Um suspiro... e ele disse:
.
Crazy for you, my love!
.
Me aconchegou no seu peito, me apertou em seus bracos e me deu um beijo na testa...
.
E paixao pra mais de quilometro... hehe...
.
Meresse essa musica ai, oh:

.
No Recreio - Cássi...

.

Por enquanto e isso... to vivendo e absorvendo tudo de bom que posso e tenho direito... o futuro? Eu nao sei... ninguem sabe... nao quero saber, da cabelo branco...rs...

Afinal de contas, meu lema e: "nao quero medir a altura do tombo, nem passar agosto esperando setembro..." (Bandeira - Zeca Baleiro).

See you...

...

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

To Ficando "Velha"...

.
Outro dia estava eu lembrando da minha maravilhosa infancia em cidade interiorana mineira... atinei pra detalhes, gostos e cheiros daquela epoca, como se tivesse sido ontem. Foi muito bom a principio ate o meu franzir de sobrancelhas, quando atinei para a certeza indigesta de que o tempo voa, de que estamos todos envelhecendo, de que a vida e curta e que o tempo que temos aqui, neste plano astral NAO e suficiente... pensamentozinho egoista, eu sei...
.
Meus sobrinhos cresceram num piscar de olhos! A menininha linda, gorduxinha, de roupinha cor de rosa que eu empurrei num carrinho de bb, agora e uma mocinha linda! Acho graca (grassa) sempre que Lembro, dela, pituxinha, dizendo assim:
.
"Ce que mais um bicoitim, mae".
.
Ela dizia que queria mais um biscoitinho. Ah! E me chamava de mae. Chamava a todos de mae...rs... Ela devia ouvir minha irma dizer: Voce quer mais um biscoitinho?
.
Poise, nada como ter sobrinhos por perto pra nos fazer sentir verdadeiras tiazinhas... e como esses adoraveis pestinhas crescem rapido! Santo deus! Quem os tem sabe do que estou falando.
.
Outro dia ela (a Ma) me disse:
.
Tia mineira, a Lulu so namora menino "velho"! Creeedo! Eu que nao gosto de meninos velhos...
.
Eu, com cara de semi-preocupacao, ja que a Lulu e tambem minha sobrinha, e da mesma idade da Ma... pois bem...
.
Ue, a Lulu... ta namorando!?!
.
Nao, ta ficando...
.
E qual a idade do "ficante" dela?
.
Ah! Acho que ele tem uns 19 ou 20...
.
E voce acha ele velho!?!
.
20 anos, tia mineira! 20!!!
.
ai, ai, ai...
.
Nao vamos longe nao. Sou filha cacula (cassula), e quando minha irma mais velha se casou, eu era uma linda criancinha... dai que eu tenho um sobrinho que e mais novo que eu, tres anos. Pois bem, o tempo passa, o tempo voa, e meu sobrinho se casou, teve um filho. Disseram que sou tia avo... TIA AVO! Da pra acreditar? E nao contente, ele teve mais um filho, uma linda e gorduxa menininha. Eu sou bi tia avo... nao quero nem imaginar quando serei tetra, penta, hexa e tals...
.
Ai meus sais!
.
Poise... to ficando velha... e parece que fiquei pra titia.
.
Entao fica assim... eu vou ali, morrer um tiquinho e ja volto...
.

See you...
.
...

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Ramadan

E entao, na segunda feira da semana passada, comecou o Ramadan. Mais uma situacao inusitada pela qual estou passando. Explicando melhor: eu nao estou participando do Ramadan, mas estou indiretamente envolvida por conta de pessoas bem proximas a mim, que estao passando por esse periodo, por serem muslin, ou seja, mulcumanos...
..
Mas o que e o Ramadan? Se voce desconhece o assunto, e quer saber sobre, leia a seguir, a explicacao nao e longa, prometo...
.
O Ramadã é um feriado não fixo que se movimenta a cado ano e se localiza no nono mês do calendário muçulmano. Acredita-se que no mês do Ramadan o Alcorão sagrado foi enviado do céu como uma orientação aos homens e como um meio de sua salvação. É durante este mês que os muçulmanos jejuam. Este mês é chamado de Jejum do Ramadã e dura um mês inteiro. O Ramadã é um período quando os muçulmanos se concentram na sua fé e gastam menos tempo nas suas preocupações cotidianas. É um período de adoração e contemplação.
.
Durante o jejum do Ramadã várias restrições rígidas são feitas nas vidas diárias dos muçulmanos. Não é permitido comer ou beber durante as horas que se tem luz do dia. Fumar e manter relações sexuais também são proibidas durante o jejum. Ao término de cada dia o jejum é finalizado com uma oração e uma refeição chamada "iftar". Na noite que segue ao iftar é habitual que os muçulmanos saiam com a família para visitar amigos e familiares. O jejum é retomado na manhã seguinte.
.
De acordo com o Alcorão sagrado: A pessoa pode comer e beber a qualquer hora durante a noite "até que ela possa distinguir uma linha branca de uma linha preta pela luz do dia: e então ela deve manter o jejum até noite".
.
O bem feito pelo jejum pode ser destruído através de cinco situações: contar uma mentira, calunia, denunciar uma pessoa pelas costas, um falso juramento, ganância ou cobiça. Geralmente estas coisas são consideradas ofensivas, mas é muito mais ofensivo durante o jejum do Ramadã.
.
Durante o Ramadã, é comum aos muçulmanos irem à Mesquita e passar várias horas rezando e estudando o Alcorão. Além das cinco orações diárias, durante o Ramadã os muçulmanos recitam uma oração especial chamada a oração de Taraweeh (Oração Noturna). A duração desta oração é de 2 a 3 vezes maior que as orações diárias. Alguns muçulmanos passam a noite inteira em oração.

Fonte!
.
Bom, e isso ai. E nao e nada facil de seguir! Ja vi quebrarem o jejum, ou os jejuns...rs. Me disseram que para criancas e idosos, o jejum e dispensavel. Os mulcumanos com os quais eu convivo, nao foram pra meca e nao passam o dia orando e sim trabalhando, e de noite descansam, porque trabalham no dia seguinte, portanto, nao da pra passar a noite inteira em oracoes. Ah! E alem de nao comerem antes do por do sol, tambem nao tomam agua. Eu nao sei se eu (caso quisesse) conseguiria seguir o ramadan a risca, a comecar pelo jejum, nao sou disciplinada a tal ponto e nao vejo um porque para tanto, mas respeito e muito! Afinal, cultura e religiao, cada um com a sua, basta que pratiquemos o esforco de nao querermos mudar ninguem, muito menos acharmos que a nossa (cultura/religiao) e a melhor, a certa e tals. Quando pensamos assim, fica tudo tao mais facil! Estou aprendendo...
.
See you...

...

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

De Tempo ao Tempo...


"Amor mio, si estoy debajo del vaiven de tus piernas... se estoy hundido en un vaiven de caderas..."
.
Amor meu, se estou debaixo do vai e vem de tuas pernas... se estou afundado num vaivem de quadris...
.
Voltando cantarolando de um otimo final de semana, nesta segundona de pura preguica e muita vontade de ficar na cama, sob o edredon macio e cheiroso! Agora tem um solzinho, mas o fim de semana foi de chuva... e eu adoooro! Curto demais uma chuvinha, e em dias assim, gosto de ficar em casa, cozinhar, tomar um bom vinho ou uma cervejinha (que eu prefiro), ver filmes, comer besteiras, tranqueiras de todos os tipos... e, namorar ofcourse! E foi exatamente o que eu fiz, nao necessariamente nesta ordem... hehe...
.
Sabe aquela frase batidissima que diz que "o tempo cura todos os males", ou ainda aquela outra "o mundo da voltas"? Poise! Sao cliches mas que quando acontece com a gente, ou com alguem proximo a gente ou um conhecido e que percebemos que e a mais pura verdade mesmo! Falo com conhecimento de causa, pois ja passei por perrengues terriveis, que me deixaram no chao e usei o tempo como aliado para ajudar a curar as feridas que foram abertas...
.

Pois bem, mas o assunto de hoje, nao sou eu. O que me fez relembrar essas frases ai, foi o que ta acontecendo no momento, com a Britney Spears. Parece que finalmente ela resolveu dar um up em sua vida pessoal e profissional, por os pes no chao e a cabeca no lugar. Tenho lido por aqui, ela dizer que o pai salvou sua vida, que tem muito a agradece-lo e tals. Ele tomou a carreira dela em maos e esta cuidando de tudo pessoalmente. Alias, nao so da carreira, mas de sua filha tambem. As vezes, tudo que uma pessoa, no seu maior grau de desorientacao, necessita e de carinho, forca (leia-se forsa, porque nao tenho cedilha aqui no pc...rs) e cuidado.



Este ano (foto acima), ao contrario do ano passado, onde ela foi massacrada pela imprensa (quase que mundial), ela se deu bem ao aparecer na premiacao da MTV americana.
.
Fico aqui matutando: como o ser humano e hipocrita! Hoje os mesmos que a derrubaram ano passado, aclamam sua aparicao na MTV.
.
Se lembram que ano passado, ela fez o show de abertura deste mesmo evento e choveram criticas dizendo que ela estava fora de forma e pouco a vontade no palco (foto abaixo)? Os convidados que assistiam ao premio ao vivo, riam e outros faziam cara de surpresa, de reprovacao, de pouco caso... No youtube tem alguns videos zoando a Britney por conta disso, na internet se encontra material aos montes sobre o fato. Dizem que assim que terminou sua apresentacao, na festa do ano passado, ela saiu do palco aos prantos...
.
Tenho pena de coisas desse tipo. Tenho mesmo!
.


Neste ano, Britney nao abriu a premiacao, que ficou por conta da cantora Rihanna. Bom, isso ate as pessoas decidirem que a Rihanna nao serve mais para o "cargo". Britney fez uma aparicao rápida, assim como quem veio só para dizer um "oi". Estava bonita em um vestido prata.

Como a midia nao perdoa mesmo, gerou-se uma enorme expectativa por sua aparicao no evento. Posso apostar como a torcida do contra era em maior numero. Afinal, revistas vendem mais quando tem reportagens bizarras ou escraxantes sobre algum famoso..

E porque escrevi tudo isso? Se sou fa dela? Nao! Ouco suas musicas? Nao! Escrevi tudo isso, porque ainda me emociono ao ver pessoas dando, ou pelo menos tentando, dar a volta por cima. Gosto demais de finais felizes!.

Hoje eu trago uma musica que me lembra um amigo equatoriano, que aaama dancar salsa! Ah, e porque eu gosto demais dessa musica tambem. Um bom pretexto pra posta-la novamente aqui... sem falar que to cantarolando ela a manha inteira... ganha um doce quem adivinhar o porque...


Labios Compartidos...

.

See you...

...

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Poderosas Pin-ups!

Gosto de imagens, fotografia, desenhos... ate faco alguns rabiscos, coisa simples. Curto muito desenhar temas infantis, ate ja trabalhei com ornamentacao de festas infantis e tals, com toda a parte decorativa feita por mim. Gosto realmente disso! So nao me pessam pra desenhar nada no pc, sequer tratar uma imagem eu sei, sou uma negacao. Mas, no desenho a mao livre eu ate que levo jeito. Da pro gasto... hahahahaaa...
.
. Betty Grable
.
E esse meu gosto pelo desenho me despertou para um segmento de imagens que acho bonito e interessante, sao as Pin-ups. Imagens de mulheres bonitas, glamourosas e em situacoes que, juntamente com seu vestuario, as deixam muito sexy e atraentes.
.
Segundo o Wikipedia, Uma pin-up é uma modelo cujas imagens sensuais produzidas em grande escala exercem um forte atrativo na cultura pop. Destinadas à exibição informal, as pin-ups constituem-se num tipo leve de pornografia. Pin-up também pode se referir a desenhos, pinturas e outras ilustrações feitas por imitação a estas fotos. O termo foi documentado pela primeira vez em ingles em 1941; contudo, seu uso pode ser rastreado pelo menos até a década de 1890.
.
Na decada de quarenta as Pin-ups viraram febre, elas eram encontradas em jornais, revistas, cartoes postais e calendarios. Inclusive tiveram o nome inspiradas por conta deste ultimo, porque os calendarios eram feitos para ficarem pendurados, termo que significa pin up, em ingles. Como elas eram sussesso total, posters comecaram a surgir no mercado, eram as “pin-ups girls”.
.

Andei lendo por ai e achei por bem, reproduzir partes do que encontrei, pois ta tudo bem explanado e interessante. Portanto, a partir de agora, escrevo o que sei e tambem reproduzo oque li por ai, sobre as pin-ups. No final do post, darei os devidos creditos aos autores.
.
As pin-ups povoavam as mentes masculinas, eram a imagem idealizada por eles de uma mulher bonita, atraente e porque nao dizer, "quente". Muitas atrizes foram "transformadas" em pin-ups, para deleite da rapaziada e dentre as mais populares estavam a Marylin Monroe e a Betty Grable (foto no inicio do post).
.
A pin-up mais célebre do século 20, Marilyn Monroe, contribuiu de maneira considerável para impor o clichê da boneca loira, passiva e inocente, à espera do bem-querer do homem.
.
Mas a imagem da pin-up variava... cada época, fabricou uma pin-up que corresponde às suas próprias aspirações: ora uma deusa agressiva e conquistadora, ora um objeto sexual descerebrado.
.
Bom, uma coisa sobre elas que eu nao sabia e que elas eram conhecidas tambem, pela expressão "cheesecake", ou seja, bolo de queijo.
.
Nas imagens as meninas raramente aparecem nuas, mais insinua do que mostra de fato. Faz o genero pudico.
.
Em 1887, a "Life", revista americana vê surgir o primeiro grande fenômeno pin-up: a “Gibson Girl”. Desenhada por Charles Dana Gibson, ela é burguesa, chique e está… vestida! Mesmo se os trajes de banho que descem até os joelhos, parecem ser claramente ousados. Enquanto as sufragistas, nas ruas, são alvos de vaias, que os jornais populares zombam da “New Woman” que pretende trabalhar e ser independente, Gibson impõe esta nova mulher como um ideal romântico.
.
Com um belo corte de cabelo; bem arrumada, ativa e segura de si, a Gibson Girl seduz os homens com o seu charme, e as mulheres com as suas roupas na moda. Em 1903, Gibson é o ilustrador o mais bem pago do país.
.
.
A idade de ouro da pin-up tem início durante os anos 30, com dois desenhistas que se tornaram clássicos do “cheesecake”: George Petty e Alberto Vargas, fazendo o sucesso da revista americana “Esquire”, com a "Petty girl".
.
Enquanto a “Petty Girl” é uma ingênua charmosa, a “Varga Girl”, que lhe sucede, banca antes a mulher fatal. As duas têm em comum uma plástica totalmente irrealista (pernas desmedidas e cintura de abelha), e um sucesso avassalador. O primeiro calendário de “Varga Girls”, publicado em 1940, é um best-seller. E a pin-up vai conquistando seus títulos de respeitabilidade: as revistas generalistas(”Time”, “Look”, “Cosmopolitan”…) passam a aderir a esta nova arte popular, e pedem a artistas para criarem esboços das stars de cinema no estilo “cheesecake”.
.
.
O intervalo entre as duas guerras mundiais vê surgirem dezenas de desenhistas de pin-up, mais ou menos inspirados: Gil Elvgren, o chefe da “escola maionese”, cria calendários inspirando-se em Norman Rockwell e assina propagandas para a Coca-Cola; Art Frahm faz do “oops-deixei-cair-minha-calcinha” sua cansativa assinatura; e Zoé Mozert, por sua vez, faz dela mesma o seu modelo.
.
Ops! Deixei cair minha calcola... todas as suas Pin-ups perdem as calcolas em situacoes inusitadas...

Mas, para que a pin-up se torne a arte popular americana por excelência, vai ser preciso esperar até a Segunda Guerra mundial. Ela é então requisitada pelo exército para reforçar o moral dos GI’s: as “Varga Girls” passam a cobrir seus corpos nus com a bandeira estrelada, alistam-se como enfermeiras, trajam o uniforme da Navy…. De um símbolo sexual libertino, a pin-up é elevada à patente de “deusa guerreira” e acaba personificando a mulher americana - segura de si e audaciosa.
.
As pin-ups mais célebres naqueles anos são a loira Betty Grable (imagem ao lado) e a ruiva Rita Hayworth. A primeira causa sérios estragos nos corações dos GI’s com uma foto na qual ela nem sequer mostra seus seios: de costas, trajando um maiô de uma só peça, ela desafia com insolência objetiva, com um sorriso travesso. Diz a lenda que ela acabou posando desse jeito para disfarçar uma gravidez nascente… Ela recebe dez mil cartas de fãs por semana, e esta foto serve de trampolim para a sua carreira de atriz.
.
Os “tommies” britânicos também têm a sua pin-up: Jane, uma espiã de pouca roupa a serviço da Sua Majestade, é publicada em histórias em quadrinhos no “Daily Mirror”.
.
Astuciosa, Jane nunca perde uma oportunidade para rasgar suas roupas - Ah! Esses danados fios de arame-farpado!… Ela é tão famosa que os soldados são autorizados a embarcar provas inéditas da série a bordo dos submarinos, de modo a não perder nenhum episódio.
.
Enquanto os combates estão no auge, a pin-up exibe orgulhosamente sua glória e sua independência. Mas o fim da guerra, que vê se impor a pin-up fotografada, muda por completo as regras do jogo. “Os anos 50 são conservadores”, comenta Maria Suszek. “A mulher passa então a encarnar papéis mais tradicionais. É a era da ‘virgem eterna’ e do ‘avião loiro e ingênuo’”.
.
.
Marilyn Monroe encarna este clichê com perfeição: em 1949, Norma Jean não passa de uma atriz sem um tostão que posa nua para o fotógrafo Tom Kelley. Mas quando é publicado o calendário “Golden Dreams”, ela já evoluiu bastante, e o estúdio a aconselha a negar que se trata dela. A jovem mulher opta antes por alertar os jornalistas e acaba sendo transformada em pouco tempo num símbolo sexual dos Estados Unidos. O ícone mítico e sorridente fará a sua glória, mas também causará a sua desgraça: é difícil impor-se como uma atriz séria quando você encarnou a loira descerebrada cujo vestido é levantado pelo vento (”Sete anos de reflexão”, 1955, de Billy Wilder).
.
No decorrer dos anos, o mercado da pin-up se vê limitado às revistas para homens. Em 1953, uma nova revista, a “Playboy”, toma o lugar da “Esquire” (que se desinteressou de uma vez por todas da pin-up), e se especializa no “cheesecake”. A primeira “playmate” das páginas centrais é uma certa Marilyn Monroe. Por trás das suas reivindicações de liberação sexual, a revista faz da pin-up uma boneca sem personalidade. As poses são previsíveis, as fotos retocadas - as modelos são fotografadas no frio, para que as suas mamas fiquem arrebitadas. A pin-up da geração Playboy ou Pirelli - o calendário da marca de pneus nasce em 1964 - afastou-se do grande público.
.
Poise... a Pin-up que conheceu a gloria, no passado (1930 - 1950), hoje tornou-se obsoleta. Mas ainda mingua, em algumas paginas dos jornais ingleses e em uma sessao especial da revista playboy e nos calendarios da Pirelli.
.
Encontrei informacoes
aqui!
.
Veja mais Pin-ups, nesse site.

.
See you...
...