segunda-feira, 7 de maio de 2007

O Passado Manda Lembranças...

Como diz a música “recordar é viver, essa noite eu sonhei com você”...É, lembranças, recordações são tudibão né!?...Nem sempre! Tem muita coisa que deve, ou melhor, deveria ficar quietinha lááááá pra trás, no passado e não voltar mais...

Na moda encontra-se um bom exemplo disso. Volta e meia ela recorre ao fundo do baú e trás de volta aquela peça de roupa, calçado ou acessório que você jurou nunca mais usar na sua vida. Botam um brilho aqui, tiram uma alça dali, aperta mais, alonga aquele outro e assim vai circulando, circulando, sem muita novidade.

Mas isso pra mim é o de menos, não sou uma “escrava” da moda, não sou aquela pessoa antenada nas tendências e não morro se não comprar a bolsa do momento ou aquela calça que todos estão usando para não ficar por fora, démodé, sacou? Porém, (é, sempre tem um “porém”) certas tendências não têm como passar desapercebidas perante os meus “zóios” castanhos, e eu ficar indiferente ao impacto que me causa.

É o caso da calça “Esquenta Coração” ou “Calça Santropeito”, fica a gosto a escolha do apelido que você achar mais fashion...he...he...Usou-se muito nos anos 80, e ao que tudo indica, a Indústria da moda está querendo voltar com esse modelo de cós lá nas alturas. Veja nas fotos a atriz Mischa Barton com uma calça dessas, “abafando”...

Achou legal?

Cruzes! Dá arrepios só de ver. Que me desculpem as pessoas que aprovam esse modelo, mas eu acho horripilante! Usei e muito na minha adolescência e hoje passo longe do meu álbum de fotografias da época...Será porque?...he...he...

Aqui, Scarlett Johansson de calça e Mischa Barton, de novo, e dessa vez com um short “esquenta coração”. Curtiu?
.
A onda de óculos cada vez maiores também voltou. Uns são absurdamente grandes, e ficam desproporcionais ao rosto da pessoa. Mas, como tem gente que é adepto do ditado “to feio mas to na moda”, que usem e abusem...Uia! Até que gostei um pouco do da Paris Hilton, combinou com o formato do rosto dela...Mas o da Nicole Richie e da Fernanda Lima achei um exagero de grande!

E o balonê? Nossa, meu vestido da primeira comunhão era balonê, luxoso que só (para a época..rs)! E não é que está voltando também! São vestidos, shorts e saias. Algumas editoras de moda que acompanharam o São Paulo Fashion Week, como a Glória Kalil, apostam que no inverno os volumosos balonês estarão em alta.

Já a Denise Dahdah não pensa que será tão usado assim, ela diz que essa moda deverá se restringir às pessoas que curtem ser fashion, que gostam muito de “andar na moda”, porque muita gente acha o balonê brega e, além disso, por acrescentar volume à silhueta, não é qualquer uma que pode usar. Concordo com a Denise, quem estiver gordinha e tiver pernas grossas, é melhor passar longe dos balonês. Em meninas com pernas compridas demais e fininhas também fica esquisito, sei lá, usa quem tiver no meio termo...rs
.
Mas, tem Também Coisas Legais que voltaram!

Fiz uma pesquisa básica e vi que nos anos 60 o estilo que se destacou foi o da modelo e atriz Twiggy, muito magra, com seus cabelos curtíssimos e cílios inferiores pintados com delineador. A maquiagem focava os olhos, sempre muito marcados. Os batons eram clarinhos e os produtos preferidos deviam ser práticos e fáceis de usar.
.
Nessa área, Mary Quant inovou ao criar novos modelos de embalagens, com caixas e estojos pretos, que vinham com lápis, pó, batom e pincel.
.
Para a minha surpresa, descobri que nessa época as perucas estavam na moda e venderam bastante, pois eram mais baratas tinha para todos os gostos, em tonalidades e modelos diversos. E a mulherada adorava!

Parece que estamos falando do presente, não é? Essa maquiagem com enfoque nos olhos, os batons cor de boca, o gloss, o estilo “quase anoréxico” das modelos...E no lugar das perucas entrou o mega hair, safe hair, laser beamer e outras técnicas modernas de alongamento das madeixas para dar uma mudada radical no visual. Com exceção da magreza exagerada das modelos, o restante eu aprovo, principalmente a maquiagem.
.
Ah, e o vestido tubinho e a mini-saia, que continuam em alta, também foram lançados nos anos 60, “chique no úrtimo”. E quem também criou a minissaia foi a iglesa Mary Quant, mais precisamente em 1960.

Voltando ao assunto “Subir a cintura”, as dos vestidos e das blusas já começaram a voltar para o lugar “da cintura”, e esses já são sucesso! É o retrô da silhueta anos 50, bombando nos vestidos.
.
Subir a cintura neste caso, ao contrário das calças e shorts, eu gosto, acho charmoso! Os vestidos nesse modelito dão um ar de delicadeza, romantismo e jovialidade. Na foto ao lado, Íris Stefanelli com um belo vestido acinturado. Um charme!
.
Pelo visto, na moda, quase nada se cria, quase tudo se copia...
.
Ué, e pros homens, não tem nada!? Pois é, eu matutei aqui e não consegui lembrar-me de nada que tenha voltado à moda, no vestuário masculino recentemente. Desculpem-me rapazes...Mas, caso eu encontre alguma novidade por aí, volto e posto aqui. Se alguém tiver alguma dica legal para os meninos, é só dizer.

Paro por aqui, e deixo claro que não sou especialista em moda, mas posso muito bem opinar sobre o que gosto e não gosto aqui nesse espaço, e você também pode. Por enquanto é isso...
.