sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Cerveja... Delícias e Ressacas...

Porque o primeiro copo de cerveja (geladézima, ofcourse) é sempre o mais gostoso?

.
E, porque a latinha de cerveja que sobrou na geladeira, do fim de semana de muita música, farra, beberagem e blá, blá, blá, é tão saboroso que deixa um gostinho de "Ué, não tava tão boa assim, no domingo... poxa, não tem mais? :( "
.
Poisé, hoje é quinta-feira, halei o dia todo e agora to relaxando em casa. Achei a bendita latinha (geladíssima) de cerveja "Foster's" e cá estou eu a degustá-la ao mesmo tempo que escrevo este post. Quer inspiração melhor? hehe...
.
E por falar em breja (cerveja), aqui em Londres existe até um festival anual de cerveja, que diga-se de passagem, é realizado há 36 anos. É o Great British Beer Festival. É o maior festival de cerveja britânico, onde você pode degustar mais ou menos 700 variedades desse líquido, que eu particularmente aprecio muito! Este festival é o único no mundo onde é possível experimentar todas as variedades internacionais das tradicionais “ales”, cerveja inglesa de sabor amargo e cor clara, sidras e também cervejas estrangeiras, inclusive brasileiras. Ano passado, a cerveja escolhida pelos juízes da competição, como sendo a melhor da Grã-Bretanha, foi a Hobsons Mild, que é tradicionalmente produzida no povoado de Shropshire, no noroeste da Inglaterra. (ANSA)
..
A Inglaterra é famosa pelos seus pubs (bares tradicionais, depois escrevo sobre) e sua enorme variedade de cervejas. O pessoal aqui, toma a cerveja morna mesmo, ou então um pouco gelada (ao contrário do que eu pensava, a maioria dos londrinos toma sim, cerva "gelada", servida em torno de 12 graus Celsius ). A princípio estranhei um pouco, mas como aqui faz frio a maior parte do ano, acabei por me acostumar à temperatura "gelada" da cerveja. A morna ainda não me desce e creio que nunca descerá. Detesto cerveja quente, éca!
.
Os pubs contemporâneos mantêm sua cerveja constantemente nesta temperatura (12 graus Celsius), mas originalmente a cerveja devia ser servida na temperatura do porão no qual estava armazenada. Defensores da cerveja britânica dizem que isso realça sabores sutis que não existem nas cervejas de outras nações, e que estes apenas se produzem a temperaturas que poderiam fazer as demais cervejas parecerem ásperas. (Brejas)
.
É pessoal, cerveja é boa e eu gosto, mas assim, como qualquer bebida alcoólica, tem gente que abusa e muito, do líquido. Como por exemplo, um homem de 37 anos que entrou em um hospital em Glasgow, na Escócia, queixando-se de uma dor de cabeça que não passava e de estar vendo tudo rodando. Ele disse que os sintomas já duravam quatro semanas. Depois de exames e perguntas, os médicos, perplexos, deram o diagnóstico: tratava-se da maior ressaca da história da cerveja!
.
Isso aconteceu em outubro de 2006 e foi uma notícia publicada pelo jornal britânico "The Lancet". Eu sei, notícia velhinha, mas que não deixa de ser, no mínimo, curiosa...
.
Enfim, depois de inúmeros exames neurológicos no tal paciente, foi um oftaumologista quem descobriu que se tratava de uma ressaca braba... ele disse que o paciente estava com pequenas hemorragias e com os discos óticos dilatados. Daí que encheram o homem de perguntas e ele acabou contando que havia consumido 60 canecas de cerveja (cerca de 35 litros) durante quatro dias, depois de uma "crise doméstica". Os médicos concluíram que a grave desidratação causada pelo álcool tinha provocado uma rara trombose cerebral. O exame dos vasos sanguíneos do cérebro confirmou o diagnóstico. Demorou mais de 6 meses para que o tratamento de afinamento do sangue acabasse com as dores de cabeça e devolvesse a visão normal ao sujeito.
.
É como se diz: tudo demais é sobra... Isso é que é ressaca, o resto é "bobagi"!
.
.
Selecionei algumas curiosidades sobre a cerveja Belga:
.
- No século XIII, as pessoas que derrubavam um copo de cerveja precisavam pagar multas muito altas.
- Os soldados belgas tinham direito a tomar dois litros de cerveja por dia no século XVI.
- Em 1830 foi declarada a independência da Bélgica. Os cervejeiros começaram a revolução após os holandeses terem aumentado novamente o imposto sobre a bebida. Para se ter noção da importância da cerveja no país, alguns dos primeiros-ministros da Bélgica vieram de famílias de cervejeiros.
- Você pode beber uma marca diferente de cerveja por dia na Bélgica sem que repita a mesma marca durante o período de um ano.
.
Ah! E pra finalizar, tem novidade no mercado... hahahhaaa... trata-se do "Pedal Pub"...
.
.
O Pedal Pub, mais parece uma invenção das organizações Tabajaras, só não vem com o équiooo! hahahaaa... é um veículo meio estranho, meio bonitinho, onde os clientes podem sentar, tomar umas e ainda se exercitar. Sim, porque, pelo que to vendo na foto acima, tem uns pedais pros clientes... eita, que tem gente criativa demais nesse mundão véio sem porteira...
.
Quer ser dono de um Pedal Pub? Então entre no site e veja maiores informações.
.
See you...
.
...
.
Ps. Não errei na data não. Post escrito na quinta-feira e programado pra ser postado automaticamente, hoje, dia em que eu quase não tenho tempo pra chegar perto de um pc. Depois visito os blogs que gosto, pra me atualizar...
.
Bjo

...