terça-feira, 14 de outubro de 2008

Hades, o deus dos Mortos

E, voltando com a série "Mitologia Grega", hoje o Matutando conta a estória de Hades, o deus dos Mortos.
.
Não existe muita referência a Hades, nas lendas gregas, isso se deve (acredita-se) ao temor que essa divindade infundia ao povo.
.
Outra coisa, o título de deus dos Mortos pode confundir um pouco, mas, ele era um deus do pós morte, das profundezas...
.
Hades era filho dos Titãs Cronos e Réia, e irmão de Zeus, Héstia, Demeter, Hera e Posêidon.
.
Quando os três irmãos dividiram o universo depois de terem destronado o próprio pai, Cronos, dessa partilha foi concedido a Hades o mundo subterrâneo, onde ele reinava juntamente com sua rainha, Perséfone, que ele havia raptado do mundo superior. Era dele o reino dos mortos e este mundo subterrâneo era frequentemente chamado de Hades.
.
Hades era um deus de poucas palavras e seu nome inspirava tanto medo que as pessoas procuravam não pronunciá-lo. Era também conhecido como "o Rico" - pois era dono das riquezas do subsolo - e também como "o Hospitaleiro", pois sempre havia lugar para mais uma alma no seu reino.
.
Embora fosse um deus impiedoso e severo, o qual não atendia à nenhuma oração ou sacrifício, não era mau.
.
Aliás, era conhecido também como Pluto, senhor dos ricos, porque tanto colheitas como metais preciosos, acreditava-se provirem de seu reino inferior.
.
O seu reino foi dividido em duas regiões: o Érebo, por onde os mortos passavam imediatamente após a morte, e Tártaro, a região mais profunda, onde os Titãs haviam sido aprisionados.
.
Era um lugar infeliz e sombrio, habitado por formas vagas e sombras, além de ser cuidadosamente guardado por Cérbero, o cão de três cabeças e cauda de dragão.
.
Rios sinistros, separavam o mundo subterrâneo do mundo superior, e o velho barqueiro Caronte transportava as almas dos mortos através destas águas.
.
Em algum lugar na escuridão do mundo subterrâneo estava localizado o palácio de Hades. Era representado como um lugar lúgubre, escuro e repleto de portões, repleto de convidados do deus e colocado no meio de campos sombrios uma paisagem assombrosa.
.
Em lendas posteriores o mundo inferior é descrito como o lugar onde os bons são recompensados e os maus são punidos. O que hoje, ainda persiste, a maioria das pessoas acreditam em céu e inferno, em um lugar pros bons e um lugar pros maus...
.
Fonte: Aqui!
.
"Por mais que a Mitologia seja, em sua quase totalidade, um tecido contínuo de fábulas, nem por isso deixa de ter uma utilidade incontestável." - J. Humbert, 1843.
.
See you...
.
...