quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Uma estorinha...


É, o tempo passa, mas parece que para uns ele passa de carroça, bem devagar...
.
Fiquei sabendo que tem uma Lei que ainda regulamenta profissões antigas. E no intuito de reduzir as 12.666 leis municipais em vigor na cidade de São Paulo, os vereadores acabaram por descobrir que ainda vigora uma legislação de 1927, regulamentando as profissões de motorneiro de bonde e de cocheiro de carruagens, ambas ja extintas.
.
É mole ou quer mais?
.
Bom, eu queria mais, então lá fui eu, pesquisar sobre o "tar" de Motorneiro de Bonde e descobri que dentre outras coisas, muita gente andou tomando choque do bonde... os primeiros bondes não tinham freios, créeedo! E, de quebra fiquei sabendo, como surgiu a expressão "trombada", que dizemos quando coisas e/ou pessoas se chocam...
.
...A população mesmo antes da inauguração temia o bonde elétrico. O povo temia a velocidade do bonde. O povo temia ser eletrocutado dentro do veículo. O povo temia atravessar a rua ou pisar nos trilhos, ficar grudado e morrer eletrocutado. O povo tinha medo de ser atropelado pelo bonde...
.
Mas o povão bem que tinha razão, nao era á toa que tinham medo, pois...
.
...O primeiro bonde elétrico surgiu na feira de Berlim em 1879. Esse bonde funcionava com 150 volts de corrente continua e a alimentação vinha pelos trilhos. Em 1883 foi criada uma linha turística próxima a Londres. Os bondes funcionavam com 460 volts de corrente contínua, a energia elétrica também vinha pelos trilhos. É fácil imaginar quantos incautos tomaram violentos choques elétricos pisando nos trilhos, principalmente nos dias de chuva. Podemos imaginar os choques elétricos que pessoas tomaram ao descer ou subir ou simplesmente encostando a mão no bonde em movimento.
.
Os primeiros bondes não tinham freios. Isso chegando ao Brasil narrado pelos viajantes, crônicas ou pela imprensa estrangeira espalhou pelo povo um medo terrível pelo bonde.
.
Em 4 de novembro de 1929, uma ensolarada tarde de domingo, o bonde da Vila Maria, em São Paulo, segue pela Rua Catumbi, em direção ao seu destino, ao completar uma curva, o motorneiro quase não acredita no que vê: Um elefante que havia escapado de um circo caminhava no meio dos trilhos em direção ao bonde. Para assustar o paquiderme o motorneiro começa a tocar a campainha do bonde, e acelera o veículo para assustar o elefante. O elefante comprou a briga, e correu para cima do bonde dando-lhe uma tremenda de uma cabeçada! Resultado do impacto: o paquiderme de nome Eli foi a nocaute, permanecendo desacordado por quase duas horas. O bonde capotou e empenou totalmente a plataforma e deste dia em diante uma colisão entre veículos passou a ser conhecida por trombada! A origem do nome trombada é da trombada da tromba do elefante que bateu em um bonde em São Paulo. Isso foi em 1929.
.
Poisé, adoro saber de coisas desse tipo, curto histórias e estórias... Ah! E quanto ao motorneiro, este era o condutor do bonde.
.
See you...

...