sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Pinga ni Mim!

Bom dia matutada!
.
Final de semana chegando e me veio na cabeça, postar sobre a origem da pinga. Não sou chegada numa não, prefiro uma cerveja bem gelada, ou no máximo um vinho branco... mas acho interessante a estória. Não sei se é verdadeira ou lenda, mas faz sentido, confiram.


A origem da PINGA
.
A origem da palavra "cachaça" é bastante controversa. Os primeiros registros históricos do termo "caxasa" como aguardente de cana, datam de 1635, nas atas da Câmara do Município de Salvador. Pode ter sido uma derivação do vocábulo "cacho", proveniente do latim "capùlus" (punhado) ou "caccùlus" (caldeirão). Outra teoria se origina na Portugal quinhentista, onde "cachaça" significava "vinho de borras", denominação que no Brasil, teria se estendido à aguardente feita de borras de melaço. Existem ainda outras hipóteses, como o feminino de "cachaço" (parte gorda do pescoço do porco), ou ainda o verbo latino "coquère" (cozer, cozinhar).
.
Bom, agora vamos à pinga. O crédito pela invenção da pinga é dos escravos africanos. Eram eles que cozinhavam o caldo de cana para obter o melaço, que teria acidentalmente fermentado durante esse processo e destilado ao ser fervido.
.
Resultado: o "azedo" do melado antigo era álcool que aos poucos foi evaporando e formando no teto do engenho umas goteiras que pingavam constantemente. Era a cachaça já formada que pingava - daí vem o nome "PINGA". E quando pingavam nas costas dos escravos, já feridas com as chibatadas, ardia muito - e daí vem o nome "AGUARDENTE". Aquilo caía em seus rostos e escorrendo até a boca os escravos viram que a tal goteira dava um barato, e passaram a repetir o processo constantemente.
.
A origem da "marvada" se situa entre os anos de 1532 e 1548, na capitania de São Vicente, primeira a ter plantações de cana-de-açúcar. As mudas da "cana crioula" teriam vindo da Ilha da Madeira por iniciativa de Martim Afonso de Souza, donatário dessa faixa de terra.
.
Foram também os portugueses que importaram a devoção a São Benedito, santo associado à cachaça, mesmo antes de sua canonização em 1807. Conhecido como "o santo mouro", ele nasceu em 1526 na Sicília (Itália), filho de um escravo africano. Seu culto tornou-se muito popular no Brasil, como padroeiro dos negros e da caninha.
.
A bebida nacional, que tem mais de quatrocentos anos de história, além do seu nome original, também possui inúmeros apelidos que passam de nomes políticos ou referências às sogras. Confira alguns:
.
Abrideira, acaba-festa, caxiri, chibatada, saideira, aninha, choraminga, sacudidela, chorumela, salve-ela, arrebenta-peito, samaritana, branquinha, braseira, brasileira, criminosa, seleta, curandeira, sopapo, acorda-o-velho, da boa, sossega-leão, água-de-cana, desperta paixão, suadeira, água-forte, água-que-passarinho-não-bebe, talagada, alma-de-gato, enrola-chifre, amansa-sogra, amansa-corno, garapa, tijolo-quente, goró, arranja-briga, tira-prosa, arranca-bofe, maria-branca, tremedeira, caideira, mata-bicho, calafrio, mel, meu-consolo, uma-da-boa, veneno, canavieira, papudinha, venenosa, precipício, virgem-afamada, vexadinha, catinguenta, pinga, xaropada, xixi-de-anjo, purinha, zombeteira, cheirosinha, queimante....

E pra completar, vai aqui a estória verídica do meu compadre Tião...

Era bem cedinho e o seu Tião resolveu visitar o compadre no sítio vizinho. Quando chegou ao sítio do compadre, viu que tudo estava muito silencioso. Chamou, mas ninguém respondeu.
.
Seu Tião resolveu entrar na casa, pois a porta estava só encostada. Foi em silêncio até o quarto do compadre pra ver se tava tudo bem.
.
Quando passou pelo corredor, viu que a porta do banheiro estava entreaberta e viu seu compadre na maior masturbação (tava até gemendo). Resolveu sair quietinho da casa e esperar na varanda.
.
Quando o compadre saiu do banheiro, seu Tião fingiu que estava chegando naquela hora no sítio e foi logo dizendo:
.
- Ô cumpade, o mundo é cheio de concidência memo! Tô chegando nessa hora, nem chamei ainda e já do de cara com ocê na porta?
.
- Mai o mundo é cheio de concidência memo cumpade, sabe que eu tava pensando nocê fais 5 minuto?
.
- Fala isso não, cumpade!!!
.
- Verdade, home!!!
.
- Pelamordideus! Fala isso não, cumpade...
.
Inté...

.