quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Cara de Mau

A revista Época confessa que manipulou foto de Chávez
.


O diretor de artes da revista explica:

"Capa da semana
.
Para fazer a capa desta semana foi feita uma pesquisa de imagem muito específica. O presidente da Venezuela Hugo Chávez teria que estar com cara ameaçadora. Foi muito difícil, ele tem uma cara gorda e simpática, não dá medo em ninguém. A imagem que mais chegou próximo do objetivo foi a que ele está de boina vermelha olhando para o lado esquerdo. Para deixar a imagem ainda mais forte, o nosso ilustrador Nilson Cardoso fez um trabalho de manipulação na imagem original, até chegar a este resultado final.O que acham? Façam seus comentários.

Marcos Marques - diretor de arte"

.
Capas que foram descartadas...

Bom, partindo da premissa de que uma imagem vale mais do que mil palavras e de que imagem também é informação, não acho correto esse lance de maninpulação não. Mesmo porque, para leigos em manipulação de imagens (como eu), não tem como saber que foi uma mudança pela qual a revista optou. Sendo assim eu me perguto: Quantas fotos mais foram manipuladas pela Revista Época (e o leitor não foi avisado)? Dá para o leitor confiar?

Não estou levantando esta questão, para defender este ou aquele político, entendam.

Inté...

.