sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Déjà Vu


Dia desses, escrevi num post ai abaixo, como de um dia pro outro a nossa vida pode amanhecer, entardecer ou anoitecer completamente de pernas pro ar.

Quem já passou por isso, independente do motivo, vai entender do que estou falando. E sabe também que são situações complicadas, difíceis de se levar, mas não impossíveis. E são também, aprendizados. Isto, se você estiver propenso a aprender. Sim, porque nada melhor do que as duras lições que a vida nos prega. É verdade! Coisas boas, momentos agradáveis, dignos de saudade e de ter o seu cantinho cativo no coração, ah, isso não nos torna pessoas fortes para os baques da vida! Pelo menos eu acredito que não. No meu caso, fico uma verdadeira manteiga, ou um doce de pessoa! Contudo, uma Maria-mole de primeira. Já diante de uma situação difícil, triste, e por que não dizer, vexatória, me obrigo a ser forte. Nem sempre sou, mas tento! Me esforço!

De qualquer forma, tem que haver os dois lados. Alegrias sim, porque não? E que seja aos montes, que encha até a tampa, que transborde. E as mazelas também têm que ser levadas com firmeza, cabeça e queixo erguidos... ah, é mais ou menos isso... não sei se me fiz entender.

Hoje, mais uma blogueira querida está se despedindo da blogosfera, pelo menos por uns tempos... não acho que seja um Adeus! Talvez um até logo, quem sabe!? Mais uma vez, só o tempo tem a resposta... Não quero citar nomes, nem sei se a pessoa em questão gostaria...

O tempo. Sempre ele. Tenho ouvido e falado muito sobre o tempo ultimamente. Ele toma para si muitas das respostas para os questionamentos que eu faço e para tantos que deixei de fazer, deixei de tentar entender para não pirar... pendências, assuntos mal resolvidos, quer coisa pior? E, tudo isso, está nas mãos do tempo. Af! Que o tempo anda me trairando, me tirando do sério ultimamente... mas, ainda me resta um pouco de paciência, e um tantinho de fé. Esta eu tenho pavor de perder um dia!

Blogar não é fácil como pode parecer... no meu caso, no início prometi a mim que levaria tudo de boa, que só escreveria o que me desse vontade... com o tempo, vão chegando leitores, pessoas mais do que especiais que se tornam figuras cativas... daí você começa a se preocupar com elas também, com o que elas querem ler, com o que elas vão achar do seu post, enfim. Ficamos um pouco engessados, essa é que é a verdade. Tem dias que dá vontade de escrever desaforos. Ontem foi um desses dias... fiz um post com apenas quatro linhas... minutos depois apaguei. Fiz isso por respeito às pessoas legais que passam por aqui e não merecem que caia respingos das minhas agruras sobre elas... O mau humor contagia... ontem nem postei, me recolhi...

E este é um dos motivos alegados pela amiga que está se despedindo. Ela disse que não quer passar tais sentimentos e sensações para as pessoas. Concordo com ela, e digo que a coisa desandou pra muitos de nós: blogueiras (os) e comentaristas... que coisa né?

É o que eu já disse, um dia ta tudo bem, noutro parece que um furacão passou e sem aviso prévio fez grandes estragos. Alguns caíram, outros baquearam mas estão com marcas do estrago. Mas nada que um bom reparo e uma boa mão de tinta não resolva. Espero que minha amiga seja uma sobrevivente no meio desse furacão que passou pela blogosfera. Tomara que volte a blogar... ou que se reencontre...
.
.
Espalho estrelas no piso
e rodopio nas intempéries:
quem nasceu para bailar
não acredita em cacos
de vidro no chão.

(Vássia Silveira)
.

.

Inté...

.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Perdas e Danos


Somos castigados por nossas renúncias. Cada impulso que tentamos aniquilar germina em nossa mente e nos envenena. Pecando, o corpo se liberta do seu pecado, porque a ação é um meio de purificação. Nada resta então a não ser a lembrança de um prazer ou a volúpia de um remorso. O único meio de livrar-se de uma tentação é ceder a ela. Se lhe resistirmos, as nossas almas ficarão doentes, desejando coisas que se proibiram a si mesmas, e, além disso, sentirão desejo por aquilo que umas leis monstruosas fizeram monstruoso e ilegal.
.
(Oscar Wilde)
.
Pecado... o que é pecado pra você? Quando você pensa em fazer algo que julga ser pecado, você se reprime? Se fecha? Se recolhe? Consegue digerir bem a frustração do ato não consumado ou remói isso de quando em vez?
.
A tentação, o pecado, a luxúria, e as consequências das ações nesse sentido, é muito bem retratado no filme "Perdas e Danos". Um dos melhores filmes que já ví, até o momento!
.
Com um show de interpretação de Jeremy Irons e Juliette Binoche, atriz francesa que rouba a cena com seu olhar marcante, forte, e atuação intrigante.
.
Encontrei um comentário sobre "Perdas e Danos - Damage", pósto aqui para quem ainda não conhece a estória. Onde encontrei, não consta a autoria do comentário, diz apenas que foi retirado de um jornal:
.
Não é difícil, para quem acompanha a carreira de Louis Malle, descobrir o que o atraiu no livro de Josephine Hart. A paixão de um homem de meia-idade (Jeremy Irons), ministro do governo inglês, pela noiva do filho, é uma verdadeira caixa de marimbondos em que ele já mostrou, ao longo de sua filmografia, gostar de mexer. Malle sempre revelou uma queda para o ousado, o polêmico, o chocante, desde Os Amantes , quando, no distante ano de 1958, mostrou uma variante do ato sexual, salvo engano pela primeira vez no cinema, que escandalizou o puritanismo da época.
.
Em Perdas e Danos , subjacente ao tema da paixão entre sogro e nora, há o do incesto, velho conhecido do cineasta, que o abordou em Sopro do Coração (1970), daquela vez entre a mãe e o filho adolescente. Agora a relação é entre Anna Barton e o irmão, de que o espectador toma conhecimento pelo relato que ela faz a Stephen, o sogro. A propósito de Anna Barton, ela me parece o personagem mais interessante do filme. Trata-se de uma mulher, que, contra a sua vontade, leva à destruição ou à morte os homens que se sentem atraídos por ela. Uma espécie de viúva-negra, o que no filme é reforçado pela sua preferência pela cor preta no uso do vestuário. Ninguém mais ideal do que ela para representar o incognoscível na natureza humana, com a aparência frágil, o jeito calmo e sereno e o rosto triste e cândido. E nenhuma outra atriz poderia representar esse personagem como Juliette Binoche.



.
Não coloquei todo o comentário sobre o filme, porque acaba contando coisas do final, e pra quem ainda não assistiu é frustrante, pois é uma das partes mais emocionantes... Então fica assim...hehe... eis aqui, uma dica da matuta. Veja esse filme, é muito bom!

11 Disritmia.mp3

Versão sambinha, bãotodavida!

05-Martinho da Vil...


.

"Pessoas sofridas são perigosas, porque elas sabem que podem sobreviver" (frase dita por Anna - Juliette Binoche - no filme)

.

Inté...

.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Como ser Uma Boa Moça...


Educação no Tempo de Salazar

* Não se deve irritar o homem com ciúmes e dúvidas. (Jornal das Moças, 1957);
.
* Se desconfiar da Infidelidade do marido, a esposa deve redobrar seu carinho e provas de afeto. (Revista Cláudia, 1962);
.
* A desarrumação numa casa-de-banho desperta no marido a vontade de ir tomar banho fora de casa. (Jornal das Moças, 1965);
.
* A mulher deve fazer o marido descansar nas horas vagas. Nada de incomodá-lo com serviços domésticos. (Jornal das Moças, 1959);
.
* Se o seu marido fuma, não arranje zanga pelo simples facto de cair cinzas nos tapetes.
Tenha cinzeiros espalhados por toda casa. (Jornal das moças, 1957);
.
* A mulher deve estar ciente, que dificilmente um homem pode perdoar a uma mulher que não tenha resistido a experiências pré-nupciais, mostrando que era perfeita e única, exactamente como ele a idealizara. (Revista Cláudia, 1962);
.
* Mesmo que um homem consiga divertir-se com sua namorada ou noiva, na verdade ele não irá gostar de ver que ela cedeu. (Revista Querida, 1954);
.
* O noivado longo é um perigo. (Revista Querida, 1953);
.
* É fundamental manter sempre a aparência impecável diante do marido. (Jornal das Moças, 1975);
.
E para finalizar, a mais de todas:
.
O lugar da mulher é no lar, o trabalho fora de casa masculiniza. (Revista Querida, 1955).
.
Poisé, poisé, poisé...
.
Nunca fui muito de confiar nas dicas dessas revistas femininas, atuais. Dicas do tipo: como entrar em forma em duas semanas... siga esses passos e desencave aquela tão sonhada promoção... ou ainda, como enlouquecer um homem na cama...
.
Tem certas coisas que é melhor você se guiar pelo instinto, se ater aos detalhes, aos sinais... Porque também não adianta você seguir regrinhas que se chocam contra sua personalidade, com seus gostos, preferências, e por aí vai... tem muita coisa sem noção nessas revistas e bem se vê que isso já não é de hoje...
.
Não existe manual que de fato funcione como direção pra conquista e convivência entre homens e mulheres, melhor dizendo, entre casais. Como impor regras sem que isso não se choque com as individualidades e particularidades de cada um? Sei não, mudam-se os tempos, mas esse tipo de conselho que é dado nas revistas femininas continua, a meu ver, uma balela.
.
Inté...
.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

O Amor Tem que MORRER pra Germinar...

Mas isso é só por hoje... é o meu luto...

“Drão, o amor da gente é como um grão... uma semente de ilusão... tem que morrer pra germinar... plantar n’algum lugar, ressuscitar no chão...”

Acho que é bem por aí...

Adoro essa música e hoje vi que de acordo com a situação, dá pra ter algumas impressões sobre esta frase. Ou seja, impressões diferentes, vindas da mesma pessoa, só que varia de acordo com o que estiver acontecendo no momento.

Dias atrás, ouvi essa música seguidas vezes e tinha uma opinião. Hoje minha opinião já se modificou... agora eu entendo que, o amor da gente é como um grão, tem que morrer pra germinar... ou seja, o amor está aí pra se viver o que há pra viver. Depois, quando não for mais útil ou satisfatório para um, ele simplesmente pega o grão e joga fora em algum lugar por aí... e esquece! Então, pra nossa surpresa, eis que aquele grão que foi jogado fora, e que também era nosso, brota. E ele costuma brotar nos locais mais inusitados: cantos de paredes, persianas de janelas, nos cantinhos menos prováveis e mais difíceis, lá está ele, o broto... a renovação, o início... novas possibilidades...

E assim é a minha percepção do amor, HOJE! Gorou! Morreu! Que descanse em paz! E que germine em algum lugar desse mundão, mas de forma que meus olhos, meus braços, meus lábios, minhas coxas, meu sexo o alcance e o desfrute com todo o gosto, amor, carinho e luxúria que tenho dentro de mim! Com a maior das intensidades, com entrega total! Até eu me fartar!

Me sinto leve...

É vida que segue...

Ah, a minha paixão:
joguei-a no poço
depois de lamber-lhe
a face - e os últimos
fios que sustentavam
a doce mentira.
.
(Vássia Silveira).
..

Explícito

No meu corpo de amante
ainda ardem os desejos
de eterna fêmea no cio
Minhas entranhas da santa
se abrem ao teu toque viril
calo tua boca com bobagens que te encantam...
deixo cair o vestido
aos meus pés de vadia
Dispo-me: sem-vergonha
exponho-te meus vãos naturais
e teu gozo principia
entre minhas grutas viscerais

(Sandra Regina de Souza)



Sim, deixei-me conduzir
e ficar: não pela verdade
dos espelhos
- mas porque resolvi deixar na porta,
ao sair,
um tapete de retalhos:
meus olhos no chão das tuas mentiras
.
(Vássia Silveira)
.

.

"Aceitei os meus erros, me reinventei e virei a página..."

Inté... com gosto de "passar bem"!

.

sábado, 24 de novembro de 2007

Sem Ar

Noite de sábado, clima quente, em todos os sentidos...hehe

Então, vamos de música... o clipe é lindo! Vale a pena dar uma conferida...

Sem Ar

.

.

Inté...

.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Homem Topeira e Saturações...


Já faz um tempinho que eu não digo que eu morro e não vejo tudo!
Poisé, basta dar um giro legal pela net que essa frase me vem à cabeça, muito mais freqüente do que se possa imaginar.

Li aqui, que um Chinês ficou 17 anos, escondido dentro de um buraco (embaixo de sua casa), após ter matado uma pessoa.

Então lá estava ele, tranquilão, e de repente chega a polícia e acabou-se o que era doce. Dizem que ele foi denunciado anonimamente... hum! Será que foi a própria esposa, quem o denunciou? Será que ela cansou-se de ser casada com uma “topeira”?
.

Poisé, poisé, poisé...
.
Mudando o rumo da proza...
.
De vez em quando, fico pensando na expansão que a internet teve e tem em tão pouco tempo. Penso também no youtube... Como não entendo nada vezes nada sobre técnicas em informática e afins, fico imaginando como é que este site agüenta tantos vídeos pesados? Será que um dia ele não vai dar tiute!?

Pois bem, agora li no G1 que, o crescente uso da internet e a falta de investimento em infra-estruturas poderão saturar a internet em apenas três anos!

A Nemerts Research, empresa de consultoria, afirma que os usuários terão que contar com cortes no serviço da internet. E a situação está mais braba, na América do Norte. Menos mal...hehe. Isso se deve ao fato de que a demanda pela internet está crescendo exponencialmente, e em contrapartida, os investimentos se mantêm estáveis.
.

De acordo com a consultoria, os provedores deveriam investir entre US$ 42 bilhões e US$ 55 bilhões -- ao redor de 65% mais do que estimam os planos atuais -- para elevar essa capacidade.
.
“O próximo Google, YouTube ou Amazon pode não crescer não por causa da falta de demanda, mas sim por conta de uma inabilidade de atender à demanda. A falta de investimento na infra-estrutura vai, de forma bastante sutil, enfraquecer a competitividade”.

Solução
.
O principal problema é que a infra-estrutura atual não pode cobrir a crescente demanda de conexão à internet de banda larga, assinalaram. A Nemertes reconheceu que esse estudo é só "a melhor aproximação possível" da situação real, pois a internet é "quase opaca à investigação".
.
Isso acontece porque os provedores comerciais não querem divulgar informação que podem chegar à concorrência ou colocar em perigo a privacidade dos usuários, justifica.
.
Apesar das previsões feitas pela consultoria, o relatório afirma que os problemas identificados podem ser solucionados “considerando o talento dos engenheiros”. Além disso, os responsáveis pelo documento pedem a divulgação de dados importantes para a realização de pesquisas, que fornecem base para decisões da indústria como um todo. “Acreditamos que o futuro da internet depende disso”, conclui o relatório.
.

Rapadura é doce, mas não é mole não....

Inté...

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Porque há Desejo em Mim...

Sim, porque há desejo em mim... hoje deu vontade de postar textos calientes, sujestivos, intensos... assim como intensa é minha alma, meus desejos, minhas vontades... sem meio termos... hehe...
.

Prato Feito
.
Meu homem saboreia minha iguaria
Com gestos famintos... ele... quase voraz
Se sacia com os meus temperos... meus sais
.
Meu homem não janta em casa todo dia
Às vezes, no almoço, de surpresa,
Ele prefere a sobremesa
.
Meu homem adora variar o cardápio
Se invento algum aperitivo
Ele sorve num gole... definitivo
.
Meu homem enche a boca
Põe meus sabores em sua fome
Mastiga meus desejos... quando me come
.
Sandra Regina Souza
..

Porque há desejo em mim, é tudo cintilância.
Antes, o cotidiano era um pensar alturas
buscando Aquele Outro decantado
Surdo à minha humana ladradura.
Visgo e suor, pois nunca se faziam.
Hoje, de carne e osso, laborioso, lascivo
tomas-me o corpo. E que descanso me dás
Depois das lidas. Sonhei penhascos
Quando havia o jardim aqui ao lado
Pensei subidas onde não havia rastros.
Extasiada, fodo contigo
ao invés de ganir diante do Nada.
.
(Hilda Hilst)



Não sou a areia
onde se desenha um par de asas
ou grades diante de uma janela.
Não sou apenas a pedra que rola
nas marés do mundo,
em cada praia renascendo outra.
Sou a orelha encostada na concha
da vida, sou construção e desmoronamento,
servo e senhor, e sou mistério
.
A quatro mãos escrevemos este roteiro
para o palco de meu tempo:
o meu destino e eu.
Nem sempre estamos afinados,
nem sempre nos levamos a sério.
.
(Lya Luft)

.

Inté...

.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Matutando...


Nesses últimos dias, aconteceu um pouquinho de tudo em minha vida. Tive boas e más notícias, conheci pessoas, reforcei laços de amizade, senti perdas, adoeci, desanimei, reanimei, desanimei de novo... agora to aqui!
.
Vi um de meus sonhos a perigo de não se realizar, percebi que outro a cada dia que passa fica mais e mais distante da real efetivação...

Descobri que não é necessário meses, semanas ou dias, para que sua vida vire de ponta a cabeça, de modo desorientador... apesar de que já passei por isso algumas vezes, mas por motivos diferentes do de agora...
.
Daí você se questiona, questiona fatos, atitudes, pessoas, gestos, trejeitos... um sorriso diferente passa a ser analisado com maior cuidado... você fica em função disso alguns dias e, de repente percebe que não chegou e nem chegará a nenhuma conclusão. O que não pode ou não quer ser explicado, pior fica se você tentar adivinhar, pois raramente conseguiremos chegar à real dos fatos, sem distorcer um ou mais pontos, o que, no fim das contas, prejudica na conclusão... falha de comunicação... o silêncio incomoda e perturba, mas, depois de um certo tempo, também passa a fazer parte de sua rotina...

Aqui, no Matutando, eu me expresso das mais diversas formas e acabo revelando muito de mim, de minha personalidade. Não sou boa em camuflagem, não consigo me esquivar, nem esconder os sentimentos por muito tempo. Expresso isso em palavras, músicas e textos, meus, e de pessoas que dizem o que eu queria dizer em determinado momento. Quem me observa, quem me conhece, mesmo que apenas virtualmente, sabe filtrar as informações, ler nas entrelinhas e perceber o meu estado de espírito... se isso é bom, ou ruim, pra mim, como blogueira, eu não sei dizer, só sei que me faz um bem danado, como pessoa... não esconder sentimentos e ter essa resposta das pessoas que gosto, que me são caras é tudodibom...hehe
.
E percebo que não sou apenas eu que me revelo... no halos, na troca de idéias e percepções, os comentaristas, que chamo carinhosamente, de “Matutos”, também deixam um pouquinho de si, da sua impressão da vida, da sua estória, das suas aspirações, alegrias, desilusões, tristezas, esperança, conquistas, indignação, protestos, sabedoria, descontração, despreocupação, banalidades... uma terapia e tanto, não é mesmo!? Hehe
.
Então, assim sendo, vamos matutar, minha gente!
.
nunca sei ao certo
se sou um menino de dúvidas
ou um homem de fé
certezas o vento leva
só dúvidas ficam de pé
(Paulo Leminsk)


Tribalistas - Pass...

.

Inté...

.

domingo, 18 de novembro de 2007

Incerteza

E neste domingão maravilhoso de sol e pouco calor, graças ao bom Deus, posto aqui, uma poesia que a Aninha me enviou hoje, por email e que achei linda! Obrigada Ana! Bom domingo matutada!
.


Incerteza

Meu amor é navegante
Como navegante sou.
Eu o sinto , mas não o vejo
Quem sabe talvez ele me veja
Mas não me sinta assim, insegura?
A cada momento me entrego
E ao mesmo tempo recuo.
A insegurança e o medo
Me tolhem, me afastam.
Fico aos pedaços.
Eu o desejo, mas não o quero.
Eu o quero mas não posso desejá-lo.
Navegando só, não encontro caminho
Só sei o caminho que me Leva a ele,
Mas não quero vê-lo.
Sinto a vida cobrar de mim
A maturidade que esse amor desfez.
Sinto esse amor cobrar de mim
Toda a certeza da qual tenho medo.
Quem sou eu?
O que estou a fazer de mim?
Estamos em barcos opostos
Que se atraem, mas a corrente
Que nos une, ao mesmo tempo
Nos separa. Somos navegantes.
Haverá amnhã?
Só tenho a certeza da minha angústia.
Eu preciso ter forças e remar
Ou deixar que a corrente me leve
Para poder encontrar-me nele
Ou dele esquecer-me de vez
.
Ana maria – 18/11/07
.

.

Inté...

.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Escritores da Liberdade

Estou luxosa que só vendo! hehe...

A baianíssima paps, muito me emocionou com a indicação do selinho acima. Valeu Paps, to toda boba aqui!...hehe... Trata-se de um meme criado pelo Batom Cor de Rosa , que tem a seguinte explicação:

Todos temos blogs pelo fato de gostarmos de escrever. Por prazer, profissionalismo, ou qualquer motivo pessoal. E a maioria gosta de escrever para liberar algum sentimento profundo, seja ele bom ou ruim. Escreve para se encontrar, para analisar a situacão depois de algum tempo, ou naquela mesma hora, e também por essa paixão de por tudo no papel. E estou chamando esses blogueiros de Escritores da propria liberdade. Escritores sim, mesmo que amadores, que escrevem suas emocões, que não guardam tudo para si. Que compartilham tudo com pessoas muitas vezes estranhas (entre as conhecidas)... Escritores que admiro muito, por vários motivos, que se destacam de um jeito único, para cada uma das pessoas que os conhecem. Blogueiros que publicam a sua liberdade de expressão.
.
E agora é minha vez de indicar os blogueiros:
.
.
Ps. A princípio, era pra se indicar cinco blogueiros, mas, tomei a liberdade de indicar um bocadinho mais... vale a pena...

Então vamos que vamos... nesses dias em que estive baqueada por uma dor de garganta e febre, o mundo não parou de girar... muita coisa aconteceu por aí, mas por favor matutos, to meio lerdinha ainda, me dêem um desconto, pode ser!? To pegando no tranco... mudanças virão na minha vida e eu to assimilando tudo isso e to meio sem cabeça pra escrever e pra me atualizar... atire a primeira pedra quem nunca passou por isso... ou que ainda vai passar...hehe... to a fim de levar pedradas não...hihi...
.

Então, assim sendo, vou postar um vídeo lindo que encontrei no youtube dia desses...



.

Inté...

.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Drão, o Amor da Gente é Como um Grão...

Hoje to baqueada... garganta inflamada, febre e uma moleza mais do que previsível devido às circunstâncias... volto quando estiver melhor...
.
Nessa insignificância - que é a vida- , restou-me o chicote das palavras. E elas me ferem me rasgam me cortam e me cospem à cara. Antes de me largarem, vazia, no chão. (Vássia Silveira)
.

Ela descobriu que sujar os pés é uma maneira de estar livre da mentira. Porque não há como esconder as imperfeições, nem tampouco a crueza da vida, com a poeira e a lama grudadas na pele. Era preciso, portanto, derrubar as fantasiosas paredes que a protegiam, criando uma ilusão asseada da realidade. Começou limpando as gavetas de onde saíam bilhetinhos, cartões e outros mimos. Depois entregou ao primeiro passante as vestes que um dia pareceram explicar-lhe. Jogou fora também fotografias plásticas e sorridentes, congeladas num tempo tão distante que quase havia esquecido ter dele feito parte.
.
Feita a limpeza, tratou de arrancar dos pés os sapatos. E pisando a água cristalina de um córrego, seguiu em frente sentindo nos tornozelos o barro úmido da verdade.
.
Vássia Silveira
.
Cada dia que passa admiro mais e mais os textos da Vássia... eita mulher porreta!

.

Inté...

.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Morrendo aos pingados...


QUEM MORRE?
.
Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo.
.
Morre lentamente quem destrói o seu amor-próprio, quem não se deixa ajudar.
.
Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor ou não conversa com quem não conhece.
.
Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru.
.
Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o negro sobre o branco, e os pontos sobre os "iss" em detrimento de um redemoinho de emoções, justamente as que resgatam o brilho dos olhos, sorriso dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos.
.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz com seu trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida fugir dos conselhos sensatos.
.
Morre lentamente, quem passa os dias queixando-se da sua má sorte ou da chuva incessante.
.
Morre lentamente, quem abandona um projeto antes de iniciá-lo, não pergunta sobre um assunto que desconhece ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.
.
Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior que o simples fato de respirar. Somente a perseverança fará com que conquistemos um estágio esplêncido de felicidade.
.
Martha Medeiros
.
Falou e disse Neruda!


Bandeira - Zeca Ba...

.

Inté...

.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Family Guy - Uma Família da Pesada

Segunda feira na área... pra início de semana, resolví postar algo leve, e, dependendo do gosto, até engraçado. Me refiro à Sitcom "Family Guy", conhecido aqui no Brasil, como "Uma Família da Pesada". Eu, particularmente, curto pra caramba este seriado. Acho as tiradas ótimas, as críticas então, nem se fala...

Quem conhece, e gosta, sabe do que estou falando, e, pra quem ainda não conhece, vale a pena conferir... dê uma olhadinha, quem sabe você se agrada, né mesmo?

Episódio de hoje: A Retomada da Nação - Parte 1

.

.

Segunda parte

.

Inté...

.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Pinga ni Mim!

Bom dia matutada!
.
Final de semana chegando e me veio na cabeça, postar sobre a origem da pinga. Não sou chegada numa não, prefiro uma cerveja bem gelada, ou no máximo um vinho branco... mas acho interessante a estória. Não sei se é verdadeira ou lenda, mas faz sentido, confiram.


A origem da PINGA
.
A origem da palavra "cachaça" é bastante controversa. Os primeiros registros históricos do termo "caxasa" como aguardente de cana, datam de 1635, nas atas da Câmara do Município de Salvador. Pode ter sido uma derivação do vocábulo "cacho", proveniente do latim "capùlus" (punhado) ou "caccùlus" (caldeirão). Outra teoria se origina na Portugal quinhentista, onde "cachaça" significava "vinho de borras", denominação que no Brasil, teria se estendido à aguardente feita de borras de melaço. Existem ainda outras hipóteses, como o feminino de "cachaço" (parte gorda do pescoço do porco), ou ainda o verbo latino "coquère" (cozer, cozinhar).
.
Bom, agora vamos à pinga. O crédito pela invenção da pinga é dos escravos africanos. Eram eles que cozinhavam o caldo de cana para obter o melaço, que teria acidentalmente fermentado durante esse processo e destilado ao ser fervido.
.
Resultado: o "azedo" do melado antigo era álcool que aos poucos foi evaporando e formando no teto do engenho umas goteiras que pingavam constantemente. Era a cachaça já formada que pingava - daí vem o nome "PINGA". E quando pingavam nas costas dos escravos, já feridas com as chibatadas, ardia muito - e daí vem o nome "AGUARDENTE". Aquilo caía em seus rostos e escorrendo até a boca os escravos viram que a tal goteira dava um barato, e passaram a repetir o processo constantemente.
.
A origem da "marvada" se situa entre os anos de 1532 e 1548, na capitania de São Vicente, primeira a ter plantações de cana-de-açúcar. As mudas da "cana crioula" teriam vindo da Ilha da Madeira por iniciativa de Martim Afonso de Souza, donatário dessa faixa de terra.
.
Foram também os portugueses que importaram a devoção a São Benedito, santo associado à cachaça, mesmo antes de sua canonização em 1807. Conhecido como "o santo mouro", ele nasceu em 1526 na Sicília (Itália), filho de um escravo africano. Seu culto tornou-se muito popular no Brasil, como padroeiro dos negros e da caninha.
.
A bebida nacional, que tem mais de quatrocentos anos de história, além do seu nome original, também possui inúmeros apelidos que passam de nomes políticos ou referências às sogras. Confira alguns:
.
Abrideira, acaba-festa, caxiri, chibatada, saideira, aninha, choraminga, sacudidela, chorumela, salve-ela, arrebenta-peito, samaritana, branquinha, braseira, brasileira, criminosa, seleta, curandeira, sopapo, acorda-o-velho, da boa, sossega-leão, água-de-cana, desperta paixão, suadeira, água-forte, água-que-passarinho-não-bebe, talagada, alma-de-gato, enrola-chifre, amansa-sogra, amansa-corno, garapa, tijolo-quente, goró, arranja-briga, tira-prosa, arranca-bofe, maria-branca, tremedeira, caideira, mata-bicho, calafrio, mel, meu-consolo, uma-da-boa, veneno, canavieira, papudinha, venenosa, precipício, virgem-afamada, vexadinha, catinguenta, pinga, xaropada, xixi-de-anjo, purinha, zombeteira, cheirosinha, queimante....

E pra completar, vai aqui a estória verídica do meu compadre Tião...

Era bem cedinho e o seu Tião resolveu visitar o compadre no sítio vizinho. Quando chegou ao sítio do compadre, viu que tudo estava muito silencioso. Chamou, mas ninguém respondeu.
.
Seu Tião resolveu entrar na casa, pois a porta estava só encostada. Foi em silêncio até o quarto do compadre pra ver se tava tudo bem.
.
Quando passou pelo corredor, viu que a porta do banheiro estava entreaberta e viu seu compadre na maior masturbação (tava até gemendo). Resolveu sair quietinho da casa e esperar na varanda.
.
Quando o compadre saiu do banheiro, seu Tião fingiu que estava chegando naquela hora no sítio e foi logo dizendo:
.
- Ô cumpade, o mundo é cheio de concidência memo! Tô chegando nessa hora, nem chamei ainda e já do de cara com ocê na porta?
.
- Mai o mundo é cheio de concidência memo cumpade, sabe que eu tava pensando nocê fais 5 minuto?
.
- Fala isso não, cumpade!!!
.
- Verdade, home!!!
.
- Pelamordideus! Fala isso não, cumpade...
.
Inté...

.



quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Cara de Mau

A revista Época confessa que manipulou foto de Chávez
.


O diretor de artes da revista explica:

"Capa da semana
.
Para fazer a capa desta semana foi feita uma pesquisa de imagem muito específica. O presidente da Venezuela Hugo Chávez teria que estar com cara ameaçadora. Foi muito difícil, ele tem uma cara gorda e simpática, não dá medo em ninguém. A imagem que mais chegou próximo do objetivo foi a que ele está de boina vermelha olhando para o lado esquerdo. Para deixar a imagem ainda mais forte, o nosso ilustrador Nilson Cardoso fez um trabalho de manipulação na imagem original, até chegar a este resultado final.O que acham? Façam seus comentários.

Marcos Marques - diretor de arte"

.
Capas que foram descartadas...

Bom, partindo da premissa de que uma imagem vale mais do que mil palavras e de que imagem também é informação, não acho correto esse lance de maninpulação não. Mesmo porque, para leigos em manipulação de imagens (como eu), não tem como saber que foi uma mudança pela qual a revista optou. Sendo assim eu me perguto: Quantas fotos mais foram manipuladas pela Revista Época (e o leitor não foi avisado)? Dá para o leitor confiar?

Não estou levantando esta questão, para defender este ou aquele político, entendam.

Inté...

.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Lei Maria da Penha - Polêmicas...

Um juiz, da cidade de Sete Lagoas, Mg, Considera a Lei Maria da Penha inconstitucional e diabólica.
.
Poisé, eu morro e não vejo tudo!
.
Na foto, Maria da Penha Maia, uma biofarmacêutica que lutou durante 20 anos para que seu agressor fosse condenado.

O Juiz, Edilson Rodrigues considerou inconstitucional a Lei Maria da Penha, contra violência doméstica, e afirmou que o mundo é masculino.
.
De acordo com a reportagem da folha de São Paulo, o juiz Edilson Rumbelsperger Rodrigues rejeitou pedidos de medidas contra homens que agrediram e ameaçaram suas companheiras. A lei é considerada um marco na defesa da mulher contra a violência doméstica.
.
"Ora, a desgraça humana começou no Éden: por causa da mulher, todos nós sabemos, mas também em virtude da ingenuidade, da tolice e da fragilidade emocional do homem (...) O mundo é masculino! A idéia que temos de Deus é masculina! Jesus foi homem!", diz Rodrigues, segundo a reportagem.
.
A Folha teve acesso a uma das sentenças do juiz que chegou ao Conselho Nacional de Justiça. Em 12 de fevereiro, ele sugeriu que o controle sobre a violência contra a mulher "tornará o homem um tolo".
.
"Para não se ver eventualmente envolvido nas armadilhas dessa lei absurda, o homem terá de se manter tolo, mole, no sentido de se ver na contingência de ter de ceder facilmente às pressões."
.
Também demonstrou receio com o futuro da família. "A vingar esse conjunto de regras diabólicas, a família estará em perigo, como inclusive já está: desfacelada, os filhos sem regras, porque sem pais; o homem subjugado." Ele chama a lei de "monstrengo tinhoso".
.
Rodrigues criticou ainda a "mulher moderna, dita independente, que nem de pai para seus filhos precisa mais, a não ser dos espermatozóides".
.
Segundo a Folha apurou, o juiz usou uma sentença-padrão, repetindo praticamente os mesmos argumentos nos pedidos de autorização para adoção de medidas de proteção contra mulheres sob risco de violência por parte do marido.
.
A Folha procurou ouví-lo. A 1ª Vara Criminal e de Menores de Sete Lagoas informou que ele está de férias e que não havia como localizá-lo.
.
Sancionada em agosto de 2006, a Lei Maria da Penha (nº 11.340) aumentou o rigor nas penas para agressões contra a mulher no lar, além de fornecer instrumentos para ajudar a coibir esse tipo de violência.
.
Seu nome é uma homenagem à biofarmacêutica Maria da Penha Maia, agredida seguidamente pelo marido. Após duas tentativas de assassinato em 1983, ela ficou paraplégica. O marido, Marco Antonio Herredia, só foi preso após 19 anos de julgamento e passou apenas dois anos em regime fechado.
.
Em todos os casos em suas mãos, Rodrigues negou a vigência da lei em sua comarca, que abrange oito municípios da região metropolitana de Belo Horizonte, com cerca de 250 mil habitantes. O Ministério Público recorreu ao TJ (Tribunal de Justiça). Conseguiu reverter em um caso e ainda aguarda que os outros sejam julgados.
.
Matéria da jornalista Silvana de Freitas (Folha de São Paulo)
.
Poisé, poisé, poisé!
.
É mole ou quer mais!?
.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Quando as Mulheres Acordam


Quando as Mulheres Acordam
Por Xico Sá

Impagável uma mulher quando acorda. Nada mais lindo e misterioso do que uma mulher acordando. Do que uma mulher antes das 10h da manhã, como uma vez vi umas fotos num livro de arte inglês, pelo que me lembro ou sonho. Uma mulher e suas verdades nos olhinhos que se espantam com o mundo como uma criatura que acaba de sair do útero, o maior dos sustos, o maior dos assombros da existência.

Umas têm um mau humor tremendo, meu Deus, te deixam acuado, são capazes de te xingar, espezinhar, te maldizer, para depois te amar ainda mais.

Outras acordam paranóicas com os cabelos, tenham caracóis, segredos, ou sejam lisos, loiros ou negros. Ainda mais se for no começo do amor, do caso, do namoro, do ensaio de casamento. Estas nos deixam na cama e correm para o espelho. Tudo por uma rápida conferência de Narciso. Se acham que estão "horríveis", naquele jeito, como naquele hiperbólico julgamento, dote tão feminino, te abandonam por horas no banheiro... E voltam as mais lindas desse mundo.

Existem aquelas que não estão nem ai, estas são raras, acordam e te presenteiam com aquele sorriso, como se tivessem sonhado com a possibilidade do nirvana ao teu lado, cria da tua costela, como canta o outro Chico, uma beleza de menina!

Os mistérios de uma mulher quando acorda são muitos.

Umas simplesmente silenciam, no máximo um monossílabo, isso quando são, por alguma razão, indagadas. Elas têm dúvidas, ainda não sabem se amam ou não amam, elas ainda guardam velhas heranças amorosas, tudo bem, coisas da vida.

Algumas acordam assustadas, como se dissessem, "que besteira eu fiz, nunca mais eu bebo".

Outras te mandam embora antes da aurora, para dormir o sono dos justos, o sono que livra de pesos na consciência e possíveis laços imediatos. Certíssimas.

Adoráveis aquelas que mantêm a posição de "conchinha", embora os motores da cidade já ronquem, apesar de todos os despertadores, todos os celulares. Estas são plácidas, jamais submissas.

Existem aquelas que acordam e põem logo uma música, uma música de acordo com o clima. Se tem sol, rock'n'roll, se faz frio, jazz, algo cool... Se o dia está cinza, toca aquela, que diz assim, como não quer nada, uma porrada, "ah insensatez, que você fez, coração mais sem cuidado...".

Nada mais lindo e misterioso do que uma mulher acordando, seus gestos, a dramaturgia, o arranque para a vida ou a inércia nos teus braços.

Os barulhos de uma mulher acordando, a música dos ossos se espreguiçando, os gerúndios tantos das ações e silêncios, o chuveiro ao longe a nos dizer tantos desejos e coisas, meu Deus, aquela água já escorre linda e faz pocinhas líricas nas saboneteiras...

Quantas dúvidas e quantas certezas acordam juntas quando uma mulher acorda.
.
Leia mais sobre Xicho Sá no Carapuceiro e também na Germina.
..

.

Inté...

.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Como Desopilar o Fígado...

Olá matutada! E aí, muito animados para o feriadão!?
.
Eu estou, e vou deixar aqui, um email que recebí e que me fez dar boas risadas! Tá aí, espero que divirtam-se lendo, como eu me diverti... ou não, né?...hehe...
.
Fiquem com Deus!

Ah! E quem for viajar, não esqueça de trazer uma lembrancinha pra mim...hehe...
.


Meu nome é Afonso Soares de Melo, e resolvi contar algo que passou comigo:

Estava sentado no meu escritório quando lembrei de uma chamada telefônica que tinha que fazer. Encontrei o número e disquei. Atendeu-me um cara mal humorado dizendo:

- Fale!!!

- Bom dia. Poderia falar com Andréa?
.
O cara do outro lado resmungou algo que não entendi e desligou na minha cara. Não podia acreditar que existia alguém tão grosso! Depois disso, procurei na minha agenda o número correto da Andréa e liguei. O problema era que eu tinha invertido os dois últimos dígitos do seu número.
.
Depois de falar com a Andréa, observei o número errado ainda anotado sobre a minha mesa. Decidi ligar de novo. Quando a mesma pessoa atendeu, falei:
.
- Você é um Filho da puta!!!
.
Desliguei imediatamente e anotei ao lado do número a expressão "Filho da puta" e deixei o papel sobre a minha agenda. Assim, quando estava nervoso com alguém, ou em um mau momento do dia, ligava prá ele, e quando atendia, lhe dizia "Você é um Filho da puta" e desligava sem esperar resposta. Isto me fazia sentir realmente muito melhor.
.
Ocorre que a Telepar introduziu o novo serviço "bina" de identificação de chamadas, que me deixou preocupado e triste porque teria que deixar de ligar para o Filho da puta". Então, tive uma idéia. Disquei o seu número de telefone, ouvi a sua voz dizendo "Alô " e mudei de identidade:
.
- Boa tarde, estou ligando da área de vendas da Telepar, para saber se o senhor conhece o nosso serviço e identificador de chamadas "bina".
.
- Não estou interessado! - disse ele, e desligou na minha cara.
.
O cara era mesmo mal-educado. Rapidamente, disquei novamente:
.
- Alô? - É por isso que você é um Filho da puta!!! e desliguei.
.
Aqui vale até uma sugestão: se existe algo que realmente está lhe incomodando, você sempre pode fazer alguma coisa para se sentir melhor. Simplesmente disque 0xx41-7643.6732 ou o número de algum outro Filho da puta que você conheça, e diga para ele o que ele realmente é.
.
Acontece que eu fui até o shopping, no centro da cidade, comprar umas camisas. Uma senhora estava demorando muito tempo para tirar o carro de uma vaga no estacionamento. Cheguei a pensar que nunca fosse sair. Finalmente seu carro começou a mover-se e a sair lentamente do seu espaço. Dadas às circunstâncias, decidi retroceder meu carro um pouco para dar à senhora todo o espaço que fosse necessário: "Grande!" pensei, "finalmente vai embora".
.
Imediatamente, apareceu um Vectra preto vindo do outro lado do estacionamento e entrou de frente na vaga da senhora que eu estava esperando. Comecei a tocar a buzina e a gritar:
.
- Ei, amigo. Não pode fazer isso! Eu estava aqui primeiro!
.
O fulano do Vectra simplesmente desceu do carro, fechou a porta, ativou o alarme e caminhou no sentido do shopping, ignorando a minha presença, como se não estivesse ouvindo.
.
Diante da sua atitude, pensei: "Esse cara é um grande Filho da puta! Com toda certeza tem uma grande quantidade de Filhos da puta neste mundo!".
.
Foi aí que percebi que o cara tinha um aviso de "VENDE-SE" no vidro do Vectra. Então, anotei o seu número telefônico e procurei outra vaga para estacionar. Depois de alguns dias, estava sentado no meu escritório e acabara de desligar o telefone - após ter discado o 0xx41 - 7643.6732 do meu velho amigo e dizer "Você é um Filho da puta" (agora já é muito fácil discar pois tenho o seu número na memória do telefone), quando vi o número que havia anotado do cara do Vectra preto e pensei: "Deveria ligar para esse cara também". E foi o que fiz.
.
Depois de um par de toques alguém atendeu:
.
- Alô.
.
- Falo com o senhor que está vendendo um Vectra preto?
.
- Sim, é ele.
.
- Poderia me dizer onde posso ver o carro?
.
- Sim, eu moro na Rua XV, n° 527. É uma casa amarela e o Vectra está estacionado na frente.
.
- Qual e o seu nome?
.
- Meu nome e Eduardo Cerqueira Marques - diz o cara.
.
- Qual a hora é mais apropriada para encontrar com você, Eduardo?
.
- Pode me encontrar em casa à noite e nos finais de semana.
.
- É o seguinte Eduardo, posso te dizer uma coisa?
.
- Sim...
.
- Eduardo, você é um grande Filho da puta!!! - e desliguei o telefone.
.
Depois de desligar, coloquei o número do telefone do Eduardo (que parecia não ter "bina", pois não fui importunado depois que falei com ele) na memória do meu telefone. Agora eu tinha um problema: Eram dois "Filhos da puta" para ligar.
.
Após algumas ligações ao par de "Filhos da puta" e desligar-lhes, a coisa não era tão divertida como antes. Este problema me parecia muito sério e pensei em uma solução: em primeiro lugar, liguei para o "Filho da puta 1".
.
O cara, mal-educado como sempre, atendeu:
.
- Alô
.
- e então falei: - Você é um Filho da puta - mas desta vez não desliguei.
.
O "Filho da puta 1" diz: - Ainda está aí, desgraçado?
.
- Siiimmmmmmmm, amorrrrrr!!! - respondi rindo.
.
- Pare de me ligar, seu filho da mãe - disse ele, irritadíssimo.
.
- Não paro nããão, Filho da putinha querido!!!
.
- Qual é o teu nome, lazarento? - berrou ele, descontrolado!
.
Eu, com voz séria de quem também está bravo, respondi:
.
- Meu nome é Eduardo Cerqueira Marques, seu Filho da Puta. Porquê???
.
- Onde você mora, que eu vou aí te pegar, desgraçado? - gritou ele.
.
- Você acha que eu tenho medo de um Filho da puta? Eu moro na Rua XV, n° 527, em uma casa amarela, e o meu Vectra preto está estacionado na frente, seu palhaço filho da puta. E agora, vai fazer o quê???? - gritei eu.
.
- Eu vou até aí agora mesmo, cara. É bom que comece a rezar, porque você já era. - rosnou ele.
.
- Uuiii! É mesmo? Que medo me dá, Filho da puta. Você é um bosta! E eu estou na porta da minha casa te esperando!!! - e desliguei o telefone na cara dele. Imediatamente liguei para o "Filho da puta 2".
.
- Alô - diz ele.
.
- Olá, grande Filho da puta!!! - falei.
.
- Cara, se eu te encontrar vou...
.
- Vai o quê? O que você vai fazer??? Seu Filho da puta!
.
- Vou chutar a sua boca até não ficar nenhum dente, cara!!!
.
- Acha que eu tenho medo de você, Filho da puta? Vou te dar uma grande oportunidade de tentar chutar minha boca, pois estou indo para tua casa, seu Filho da puta!!! E depois de arrebentar sua cara, vou quebrar todos os vidros desta porcaria de Vectra que você tem. E reze pra eu não botar fogo nessa casa amarelinha de bicha. Se for homem, me espera na porta em 5 minutos, seu Filho da puta!!! - e bati o telefone no gancho.
.
Logo, fiz outra ligação, desta vez para a polícia. Usando uma voz afetada e chorosa, falei que estava na Rua XV, n° 527, e que ia matar o meu namorado homossexual assim que ele chegasse em casa. Finalmente peguei o telefone e liguei o programa da CNT "Cadeia" do Alborguetti, para reportar que ia começar uma briga de um marido que ia voltando mais cedo para casa para pegar o amante da mulher que morava na Rua XV, n° 527.
.
Depois de fazer isto, peguei o meu carro e fui para Rua XV, n° 527, para ver o espetáculo. Foi demais, observar um par de "Filhos da puta" chutando-se na frente de duas equipes de reportagem, até a chegada de 3 viaturas e um helicóptero da polícia, levando os dois algemados e arrebentados para a delegacia.
.
Moral da história?
.
- Não tem moral nenhuma! Foi de sacanagem mesmo... E vê se atende o telefone educadamente, pois posso ser eu ligando para você... por engano...
.
Inté...
.