quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Hoje tem Marmelada? Tem sim Senhor!



Uma pirueta
Duas piruetas
Bravo, bravo
Superpiruetas
Ultrapiruetas
Bravo, bravo
Salta sobre
A arquibancada
E tomba de nariz
Que a moçada
Vai pedir bis...

Eita, li a Mara dizendo que vai deixar o post em seu blog, por mais tempo, pois irá fazer uma visitinha básica ao Cirque du Soleil. Que vontade que me deu de ir ao circo e quantas lembranças boas me vieram na cachola... lembranças da infância, onde eu ia em circos palpérrimos, mas divertidíssimos!

Palhaços ultra, mega, blaster engraçados, mágicas espetaculares, o trapezista parecia ter asas, as dançarinas me encantavam, sempre gostei de dançar... quando criança, pouco é muito! Eu achava tudo tão perfeito no circo!

Outro dia, tinha um circo aqui, pertinho da minha casa. Fui dar uma conferida básica e me decepcionei um tiquinho. Os palhaços já não são tão engraçados, os moços do trapézio caíam a todo o momento (na rede de proteção) e repetiam, repetiam o número e não acertavam... o mágico ficou manjado, coitado! Poisé, nada como a infância, onde essas coisas têm um valor enorme, e é bom que continue assim. Mas, uma coisa não pude deixar de perceber, as crianças não riam muito com os palhaços de agora, será porque? Alguns dormiram durante o espetáculo, outros não se empolgaram... que coisa, né?
.
Bom, agora tenho muita vontade de assistir a um espetáculo do Cirque du Soleil. É um espetáculo diferente do que normalmente é apresentado nos circos convencionais. Os números têm um quê de teatro mambembe, do próprio mundo circense, do balé, etc. É tudo tão colorido, a maquiagem é linda e fascinante! Todo o espetáculo é acompanhado por música ao vivo e a língua falada durante é o “Cirquish”, um dialeto imaginário criado pela companhia. Legal, né!?
.

“Uma das grandes características do Cirque du Soleil foi ter transformado o mundo do circo. Tornar atual algo já tão antigo e internalizado na memória de todos. Fez isso muito bem através da mistura que criou, trazendo influências de espetáculos dos mais variados e das mais diferentes culturas. Recrutando artistas e números de circo de toda parte, faz um mix de tudo juntando seu próprio estilo.
.
Não esquecendo dos grandes circos que até hoje encantam mundo afora, pode-se afirmar que esta companhia de pouco mais de 20 anos é hoje um dos maiores espetáculos de circo do mundo. Suas performances disponibilizam-se em DVDs e CDs e estão sempre com espetáculos em toda parte do planeta. A trupe do circo é hoje membro da Calçada da Fama do Canadá.”
.
Essa música do Chico Buarque, Saltimbancos, sempre que ouço, me lembro dos Trapalhões. Da época de Mussum e Zacarias, do filme Saltimbancos, que por sinal eu tenho em DVD e muito me emociona assistir...
.
Definitivamente, o circo me traz só boas recordações... sorriso bobo de orelha à orelha...
.
"O ESPETÁCULO NÃO PODE PARAR"
.
E, por falar em circo, parece que a CPMF caiu por terra mesmo, né!? Até que enfim!

08 Piruetas.mp3

.

Inté...

.