sábado, 16 de junho de 2007

Os Pecados Capitais - Soberba

. Hoje eu começo a postar esporadicamente, sobre os Sete Pecados Capitais. É claro que, não vou levar para o lado “pesado” da coisa, quem lê esse blog há um certo tempo, sabe que gosto de manter o bom humor...não que eu não fale sobre coisas sérias aqui, falo sim, se o assunto for de meu interesse...

Então vamos lá...

Os sete pecados capitais eram oito, elaborados no início do Cristianismo pelo monge grego Evágrio do Ponto, e definindo as principais inclinações negativas do ser humano (curioso que na lista de Evágrio, o pecado mais grave é a gula...).

Vixe! Tô lascada...he...he...

No século VI, o Papa Gregório, fez a primeira reforma da lista, incluindo “inveja”, mas fundindo orgulho e vaidade. No século XVII a lista foi novamente reformada, e “melancolia” deixou de ser pecado, sendo substituída por “preguiça”. Chegamos então à lista que hoje nos serve de base...

O Primeiro Pecado Capital - Soberba

Segundo o dicionário: substantivo feminino, soberba vem do latim Superbia. Significa altivez, orgulho, arrogância, presunção.

Segundo a Igreja Católica: o amor próprio que vai além dos limites, e que coloca acima do amor de Deus. Vai contra o Primeiro Mandamento (Amai a Deus sobre todas as coisas), e foi esta paixão que provocou a rebelião dos anjos e a queda de Lúcifer.

Ou seja, é o famoso "tá se achando a última bolacha do pacote"...O the bast!...A melhor pessoa do mundo...

Veja um vídeo com o Selton Mello aqui!... Uma forma humorada de dramatizar a soberba.

Para o rabino Adin Steinsaltz: Quando alguém procura descobrir quem é, usando coisas secundárias como termo de comparação, encontra uma série de conchas vazias - que dependem uma das outras para fazer sentido. "Não é correto definir-se como amigo de fulano, filho de beltrano, executivo em tal cargo, realizando esta ou aquela tarefa". Porque tudo que iremos descobrir através deste método são aspectos de nós mesmos - aspectos geralmente sombrios e incompletos, de alguém que está tentando tornar-se visível a custa dos outros.

Conselho do Tao Te King: É melhor não encher totalmente um vaso do que tentar carregá-lo se estiver cheio. Quando afiamos demasiadamente uma faca, seu gume não se conservará. Quando o ouro e o jade enchem um salão, seus donos não poderão manter a segurança. Quando a riqueza e as honrarias conduzem à arrogância decerto o mal virá logo a seguir. Quando fizermos o nosso trabalho e o nosso nome começarem a celebrizar-se, a sabedoria consiste em recolhermo-nos à obscuridade, assim que a tarefa terminar.
(Guerreiro da Luz Online)

.