Hoje quero falar sobre ela, mas, como não tenho grande conhecimento da sua estória, nem de sua obra, pesquisei pela net e encontrei alguns textos que resumem muito bem quem foi/é Frida Kahlo. Fiz algumas alterações, acrescentei aqui e ali e cortei algumas partes... montei um texto e no final darei os devidos créditos...
Madalena Carmen Frida Kahlo (1907-1954), uma mulher transgressora, desafiante, valente, ferida e feroz. Assim se pode descrever esta artista mexicana, grande ícone da pintura ibero-americana.
No entanto, apesar dos numerosos affairs com outras mulheres, Diego ajudou Frida a revelar-se como artista. Em 1930, viaja com a esposa para os EUA, onde tinha trabalhos e exposições. Frida, mais mexicana do que nunca, chocava a todos com suas roupas, risos e gestos. Nessa época ela descobriu-se uma forte e desejada mulher.
Belíssimo vídeo com a verdadeira Frida Kahlo
Frida tinha 11 meses quando a irmã Cristina nasceu. Por causa da recém-nascida, sua mãe entregou-a para ser amamentada por uma ama-de-leite. Um profundo sentimento de rejeição seguiu a pintora por toda a vida e foi expresso no quadro Eu a Mamar, também chamado A Minha Ama e Eu, de 1937. Para retratar a frieza com que a ama-de-leite a amamentava, Frida pinta os olhos e a face dela de negro, tirando-lhe a personalidade e mostrando que não queria que ela a fitasse.
O escritor Carlos Fuentes, grande admirador de Frida disse dela uma vez:
"Frida encontrou a maneira de pintar a dor, de permitir-nos ver a dor e, com isso, refletir a dor do mundo… ela é a imagem da conquista da adversidade, contra vento e maré, ela representa a quem é capaz de formar a sua vida e reinventar-se a si mesmo e viver plenamente… Frida Kahlo é neste sentido o símbolo da esperança, do poder, da capacidade de encher-nos de forças para um setor variado da nossa população que passa por condições adversas".
Frida contraiu uma pneumonia e morreu em 1954 de embolia pulmonar, mas no seu diário a última frase causa dúvidas:
"Espero alegre a saída e espero nunca voltar - Frida".
Talvez Frida não suportasse mais.
Fontes: (ciberamerica , Portal medico , portalartes )
Bom, é bem por aí... foi o resumo que fiz sobre a vasta estória de vida de Frida Kahlo...
Inté...
.
|