sábado, 13 de outubro de 2007

Saudades do Renato...

Dia 11 de outubro completou 11 anos que o cantor e compositor Renato Russo foi para o plano superior... e, como fã apaixonada que sou, não poderia deixar esta data passar em branco. Gosto demais das músicas do Renato e o engraçado, ou estranho, sei lá, é que, quando estou down e ouço suas músicas, isso melhora meu humor. Pois é, parece que através de suas músicas, cantando junto, com o som bem alto, eu espanto a tristeza num instante... e de tristeza o Renato entendia bem... isso se refletiu na maioria das suas músicas, repletas de mensagens subliminares, principalmente no que se refere à sua homossexualidade...

Renato Russo, antes de virar um símbolo do rock da década de 80, foi professor de inglês, tendo aprendido o idioma quando morou em Nova Iorque, dos sete aos dez anos. Aos treze anos, mudou-se para Brasília. Dos quinze aos dezessete, conviveu com uma rara doença óssea, a
epifisiólise, que o manteve preso à cama e à cadeira de rodas. Nessa época, lia bastante e ouvia muita música, fatores estes que enraizaram-lhe o sonho de montar uma banda de rock.
.
O "Russo" que adotou como sobrenome artístico foi a forma que Renato encontrou de homenagear o iluminista suíço Jean-Jacques Rousseau, o filósofo inglês Bertrand Russel e pintor francês Henri Rousseau, personalidades que admirava.
.
Sua primeira banda foi o Aborto Elétrico, ao lado de Felipe Lemos e André Pretorius. Não durou muito, terminando por brigas entre Felipe e Renato. O Aborto foi a semente que deu origem à Legião Urbana, ao Plebe Rude e ao Capital Inicial, liderado por Dinho Ouro-Preto.
.
Renato Russo atingiu o auge de sua carreira como músico à frente da Banda Legião Urbana, sendo compositor de praticamente todas as letras. Foi na Legião Urbana que Renato passou a ser reconhecido como um dos maiores poetas do Rock brasileiro, ele próprio temia a relação que foi criada com os fãs, alguns tinham verdadeira adoração pela sua figura. A banda se desfez com a morte do músico. Mesmo após sua morte, seus discos solo e os que gravou à frente da Legião Urbana continuam entre os mais vendidos do país.
.
Renato Russo sempre surpreendeu. Aos 18 anos, fez a mãe empalidecer ao revelar que era homossexual. “Mãe, não vou casar com a Ana Paula, porque acho os homens interessantes”. Ana Paula era sua namorada, uma fotógrafa, filha de um almirante. “Meu chão foi lá embaixo”, palavras da mãe, a professora aposentada Maria do Carmo Manfredini. “Parei um minuto para rezar: Meus Deus, o que faço agora?” Dona Carminha, como é conhecida, então respondeu a Russo, angustiado com o silêncio dela: “Está bem, filho, mas só não me traga homem para dentro de casa”.


Lindos, música e Clip de Strani Amori


Mesmo depois da sua morte, o líder da banda Legião Urbana permanece aclamado como mito do rock nacional. E ainda existem músicas inéditas escritas por ele, o que desperta a curiosidade da mídia e dos fãs. Mas Boa parte dos manuscritos continuarão inéditos, se depender do casal Manfredini, responsável pelo espólio do filho. No apartamento do Renato em Ipanema, no Rio, os pais guardam pequenas peças de teatro e letras inéditas. Os diários que escreveu até o fim da vida, em inglês, são intocados. “Enquanto vivermos e tivermos controle sobre as coisas de Júnior (seu nome era Renato Manfredini Júnior), ninguém mexe nos diários”, diz a mãe.

O jornalista Dapieve, que escreveu uma biografia de Renato, diz que a carência dele levou-o a se entregar ao álcool e às drogas.

”Ele tomava Cointreau em copo de requeijão em um só gole”.
.

“Quando namorava um rapaz chamado Lui, tentou suicídio para chamar a atenção dele.”
.
Em uma entrevista a Revista Isoté Gente, uma amiga de Renato disse que nos últimos meses de vida, ele desistiu de tomar AZT (coquetel para tratamento da AIDS)e que, um mês antes de morrer, o roqueiro pedia a presença do pai:
.
“Ele queria provas do amor do pai e de que ele o aceitava como gay e alcoólatra.”
.
Renato Manfredini mudou-se para o Rio ao saber da doença, dois meses antes de perder o filho.
.
“O Júnior carregava o mundo nas costas”
.
Ele Não contou à mulher que o filho tinha aids. Ela soube pela tevê, horas depois da morte de Renato Russo, em 11 de outubro de 1996.
.
“À noite, ouvi na tevê: ‘Morreu hoje de Aids o cantor Renato Russo’. Foi um choque. “De manhã, declarei que meu filho tinha morrido de anorexia nervosa.”
.
O respeito dos pais por sua opção sexual aproximou-o mais da família. Em 1988, ele assumiu publicamente a homossexualidade. A mãe não queria. “É para lutar contra o preconceito que vou fazer isso, mãe”, disse ele.
.
Segundo a reportagem, no último mês de vida, Renato praticamente não comia. Só bebia água de coco. Seu médico contou que, nos primeiros meses após descobrir a doença, ele reagiu com otimismo e que perto da sua morte, caiu em depressão.
.
Renato estava a um mês de completar 29 anos, quando ligou pra mãe e fez suspense sobre uma novidade. Ela achou que se tratasse de sua mudança para a Inglaterra, já que ele tinha o sonho de gravar um disco lá. A surpresa veio a ser revelada na data do nascimento de seu filho, na noite de 29 de março de 1989. Da maternidade, ele ligou: “É menino, mãe!” Giuliano ganhou nome de santo, como prometera na música “Pais e Filhos”.

Quando Renato morreu, aos 36 anos, foi noticiado que o seu filho Giuliano, era adotivo. A família reafirma a história contada por ele, de que tivera uma relação fugaz com Rafaela Bueno, uma fã carioca. Os pais da moça não apoiaram a gravidez. Na primeira semana de vida, Giuliano foi para as mãos da tia de Renato, Maria do Socorro, que morava na Ilha do Governador, na zona norte do Rio. Rafaela, a mãe de Giuliano morreu num acidente um ano depois. Na mesma época, o Renato mudou-se da Ilha – onde morou com os avós, a tia e Giuliano – e quis criar o menino em seu novo apartamento, em Ipanema. Os pais o convenceram a dar a guarda de Giuliano para eles e assim foi feito. O menino é criado pelos pais de Renato. Seus pais contam que ele era louco por crianças e que tinha um sonho de comprar uma casa e amparar crianças órfãs. Os amigos dizem que ele era muito generoso e que gostava de presenteá-los..

“Antes de um aniversário, ele fazia uma pesquisa minuciosa sobre o presente mais adequado. Na dúvida, comprava vários”, conta Denise, uma amiga. Ela admirava em Renato, sua capacidade de ir de um extremo a outro: “Ele podia se atirar ao chão num show para 10 mil pessoas e depois, em casa, mergulhar concentrado em sonetos de Shakespeare”.

"Se o mundo é mesmo parecido com o que vejo, prefiro acreditar no mundo do meu jeito..."(Renato Russo)

“Quantas chances desperdicei, quando o que eu mais queria era provar pra todo mundo que eu não precisava provar nada pra ninguém...” (Renato Russo)

“Você culpa seus pais por tudo, isso é absurdo! São crianças como você, o que você vai ser quando você crescer...”(Renato Russo)

“É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade não há...” (Renato Russo)

Inté...

.