segunda-feira, 29 de outubro de 2007

O Ladrão de Galinha


Pegaram o cara em flagrante, roubando galinhas de um galinheiro e o levaram para a delegacia.
.
DELEGADO - Que vida mansa, heim, vagabundo? Roubando galinha para ter o que comer sem precisar trabalhar. Vai para a cadeia!
.
LADRÃO - Não era para mim não. Era para vender.
.
DELEGADO - Pior! Venda de artigo roubado. Concorrência desleal com o comércio estabelecido. Sem-vergonha!
.
LADRÃO - Mas eu vendia mais caro.
.
DELEGADO - Mais caro?
.
LADRÃO - Espalhei o boato que as galinhas do galinheiro eram bichadas e as minhas galinhas não. E que as do galinheiro botavam ovos brancos enquanto as minhas botavam ovos marrons.
.
DELEGADO - Mas eram as mesmas galinhas. Safado!
.
LADRÃO - Os ovos das minhas eu pintava.
.
DELEGADO - Que grande pilantra...(Mas já havia um certo respeito no tom do delegado.) Ainda bem que tu vai preso. Se o dono do galinheiro te pega...
.
LADRÃO - Já me pegou. Fiz um acerto com ele. Me comprometi a não espalhar mais boato sobre as galinhas dele, e ele se comprometeu a aumentar os preços dos produtos dele para ficarem iguais aos meus. Convidamos outros donos de galinheiros a entrar no nosso esquema. Formamos um oligopólio. Ou, no caso, um ovigopólio.
.
DELEGADO - E o que você faz com o lucro do seu negócio?
.
LADRÃO - Especulo com dólar. Invisto alguma coisa no tráfico de drogas. Comprei alguns deputados. Dois ou três ministros. Consegui exclusividade no suprimento de galinhas e ovos para programas de alimentação do governo e superfaturo os preços. (O delegado mandou pedir um cafezinho para o preso e perguntou se a cadeira estava confortável, se ele não queria uma almofada). Depois perguntou:
.
DELEGADO - Doutor, não me leve a mal, mas com tudo isso, o senhor não está milionário?
.
LADRÃO - Trilionário. Sem contar o que eu sonego de Imposto de Renda e o que tenho depositado ilegalmente no exterior.
.
DELEGADO - E, com tudo isso, o senhor continua roubando galinhas?
.
LADRÃO - Às vezes. Sabe como é...
.
DELEGADO - Não sei não, excelência. Me explique.
.
LADRÃO - É que, em todas essas minhas atividades, eu sinto falta de uma coisa. O risco, entende? Daquela sensação de perigo, de estar fazendo uma coisa proibida, da iminência do castigo. Só roubando galinhas eu me sinto realmente um ladrão, e isso é excitante. Como agora fui preso, finalmente vou para a cadeia. É uma experiência nova.
.
DELEGADO - O que é isso, excelência? O senhor não vai ser preso não!.

LADRÃO - Mas fui pego em flagrante pulando a cerca do galinheiro!.

DELEGADO - Sim. Mas primário, e com esses antecedentes....

Poisé, poisé, poisé...
.
A vida imita a arte e imita as piadas também...
.
******************************
.
Mudando o rumo da proza... perguntas que estão martelando na minha cabeça...
.
Porque será que, na maioria das vezes, ser boazinha/bonzinho não é legal? Porque no fim das contas, a gente, quando age assim, quase sempre se lasca!?
.
Porque a gente tem que ser compreensiva, gente boa, educada, parceira, pau-pra-toda-obra, e, nem sempre isso é levado em consideração? Sim, falo em consideração, nem falo em retribuição, já que o ditado diz: fazer o bem sem olhar a quem...
.
Porque pessoas recebem deste, ou daquele, palavras cordiais e amáveis, independente da situação ou da afinidade, enquanto você, nem sempre? E porque a raiva que sentem de você demora tanto a passar?
..
Porque ser sincera, nem sempre é aceito com boa receptividade, e o efeito acaba sendo contrário ao que você esperava? Porque as pessoas não são sinceras na mesma proporção? Quando digo sincera, não me refiro à chegar pra uma pessoa e dizer que a roupa dela está um horror, isso é falta de educação. Entendam sincera, como, não esconder certas coisas, nem omitir fatos que irão gerar desconfianças futuras... a desconfiança é um veneno que se espalha aos poucos, bem devagarinho e vai minando as forças do que quer que seja...
.
Porque guardam mágoas de algo que aconteceu, e vez ou outra jogam isso na sua cara? Sim, mesmo que o façam discretamente e indiretamente, você sente aquela pontinha do alfinete lhe cutucando...
.
Porque quando citam algo de bom que ocorreu, e te deixam de fora, quando você acha que fazia parte daquilo, seu coração aperta e você se sente tão pequena?
.
Porque mesmo você dizendo várias vezes que algo lhe incomoda, que determinado comportamento não lhe agrada, você é ignorada tantas vezes, a ponto de um dia você perceber que aquilo não lhe incomoda mais? Daí vem outra pergunta: esse "não incomodar mais" é bom ou ruim?
.
Porque expor seus sentimentos ao alcance de muitos às vezes te deixa com uma IMENSA sensação de arrependimento, com a ligeira desconfiança de ter sido boba e precipitada?
.
E porque eu escreví isso?
.
Ah, deu vontade...
.
.
Um ótimo começo de semana pra toda a matutada que passa por aqui!
.
Inté...
.