sexta-feira, 20 de julho de 2007

Amigos Virtuais, Ídolos Pop e Deuses Mitológicos...


Hoje é o dia do Amigo

Por uma tela, os conheci... Aprendi a gostar, a rir e a chorar. Aprendi a acreditar, pois deles só posso "ver" os sentimentos.

Aprendi a gostar sem saber a cor, o credo, classe social ou algo mais, coisas típicas de nossa sociedade material.
.
Doei...um pouco de mim, um pouco de tempo e até de trabalho também mas, recebi muito mais! Recebi calor humano, carinho e amor de pessoas que talvez, sem o computador, nem imaginasse existir.

Por força do hábito, os chamo de amigos virtuais. Virtuais? Que nada! São tão reais quanto eu... Ah!...quem dera o mundo aprendesse essa lição, aprender a gostar sem julgar, sem buscar fatores externos ao amor e à compreensão.

Obrigado por vocês existirem! Obrigado por serem simplesmente quem são! Adoro vocês!
.
*****************************************************


Como eu disse no post “O Preço que se Paga”, do dia 17 de julho, a Amy Winehouse, parece não estar dando a mínima pra sua carreira mesmo!

Além de estar dando o cano, em alguns eventos e shows dos quais ela deveria participar, Amy continua surtando no palco. Dias atrás, sites noticiaram que ela deixou de ir a um show e foi pro bar, o que irritou os fãs. A última que ela aprontou agora, também não os deixou nada satisfeitos. Ela cuspiu na platéia do seu show, chorou e começou a bater com o microfone na cabeça. Isso foi no dia 17, o mesmo dia em que publiquei o post falando sobre ela e seus "problemas"...

Algumas pessoas que faziam parte da equipe que organizou o evento, na Cornoália (Inglaterra), tentaram tirá-la do palco, mas ela não saiu e ainda mandou que eles fossem para aquele lugarzinho...hehehe...

Coisas de artistas da nova geração que têm ascensão meteórica de suas carreiras e nenhuma estrutura para administrar essa “fama”, ou sei lá mais o quê...


***********************************************************

Você é um bom anfitrião?

Na mitologia grega, Anfitrião era o marido de Alcmena.

Zeus, fascinado por Alcmena, teceu um plano para seduzí-la. Ele assumiu a forma de Anfitrião enquanto este estava ausente de casa (na guerra).

Quando Anfitrião retornou e descobriu o que tinha acontecido, ficou tão irado que construiu uma grande pira (fogueira onde se queimam cadáveres) e teria queimado Alcmena viva, se
Zeus não tivesse mandado nuvens para apagar o fogo, forçando assim Anfitrião a aceitar a situação.

No fim, tudo foi esclarecido por Zeus e Anfitrião ficou contente por ser marido de uma escolhida de um deus.

Daquela noite de amor nasceu o semideus Hércules.

A partir daí, o termo anfitrião passou a ter o sentido de “aquele que recebe em casa”.

Hahaha... brincadeiras a parte, eu tenho um grande interesse e fascínio pelas histórias mitológicas, mais precisamente, a Mitologia Grega. E a partir de hoje, começo a pesquisar sobre o assunto, e vou postando aqui, aos poucos, o que eu achar interessante, sem dias certos, exporadicamente...

.

Mitologia Grega

A mitologia grega compreende o conjunto de mitos, lendas e entidades divinas e/ou fantásticas, (deuses, semideuses e heróis) presentes na religião praticada na Grécia Antiga, criados e transmitidos originalmente por tradição oral, muitas vezes com o intuito de explicar fenômenos naturais, culturais ou religiosos - como os rituais - cuja explicação não era evidente.

Nas suas várias lendas, histórias e cânticos, os deuses da antiga Grécia são descritos como quase humanos em aparência, porém imunes ao tempo e praticamente imunes a doenças e feridas, capazes de se tornarem invisíveis, de viajarem grandes distâncias quase que instantaneamente e de falarem através de seres humanos sem o conhecimento destes.

Cada um dos deuses tem sua própria forma física, genealogia, interesses, personalidade e sua própria especialidade. Essas descrições, no entanto, têm variantes locais que nem sempre estão de acordo com as descrições usadas em outras partes do mundo grego da época. Quando esses deuses eram nomeados em poesias ou orações, eles se referiam a uma combinação de seus nomes e epítetos, com estes os identificando, distinguindo-os de outros deuses. Atualmente, apenas o povo Kalasha, do Paquistão, mantém como religião viva o panteão grego.

Vou começar por Adônis...

Adonis, a Referência à Beleza Masculina


A figura de Adônis, estreitamente vinculada a mitos vegetais e agrícolas, aparece também relacionada, desde a antiguidade clássica, ao modelo de beleza masculina.

Embora a lenda seja provavelmente de origem oriental - adon significa "senhor" em fenício -, foi na Grécia Antiga que ela adquiriu maior significação.

De acordo com a tradição, o nascimento de Adônis foi fruto de relações incestuosas entre Smirna (Mirra) e seu pai Téias, rei da Assíria, que enganado pela filha, com ela se deitou.

Percebendo depois a trama, Téias quis matá-la, e Mirra pediu ajuda aos deuses, que a transformaram então na árvore que tem seu nome. Da casca dessa árvore nasceu Adônis.

Maravilhada com a extraordinária beleza do menino, Afrodite (a Vênus dos romanos) tomou-o sob sua proteção e entregou-o a Perséfone (Prosérpina), deusa dos infernos, para que o criasse. Mais tarde as duas deusas passaram a disputar a companhia do menino, e tiveram que submeter-se à sentença de Zeus.

Este estipulou que ele passaria um terço do ano com cada uma delas, mas Adônis, que preferia Afrodite, permanecia com ela também o terço restante. Nasce desse mito a idéia do ciclo anual da vegetação, com a semente que permanece sob a terra por quatro meses.

Afrodite e Adônis se apaixonaram, mas a felicidade de ambos foi interrompida quando um javali furioso feriu de morte o rapaz. Sem poder conter a tristeza causada pela perda do amante, a deusa instituiu uma cerimônia de celebração anual para lembrar sua trágica e prematura morte.

Em Biblos, e em cidades gregas no Egito, na Assíria, na Pérsia e em Chipre (a partir do século V a.C.) realizavam-se festivais anuais em honra de Adônis. Durante os rituais fúnebres, as mulheres plantavam sementes de várias plantas floríferas em pequenos recipientes, chamados "jardins de Adônis". Entre as flores mais relacionadas a esse culto estavam as rosas, tingidas de vermelho pelo sangue derramado por Afrodite ao tentar socorrer o amante, e as anêmonas, nascidas do sangue de Adônis.

Inté...