sexta-feira, 13 de julho de 2007

Leituras e Sentenças...

.
Quando criança, despertei meu gosto pela leitura, como podem ver nesse post aqui. Desde então, li alguns livros (sendo que poderia ter lido muito mais) e há um certo tempo eu andava afastada das páginas mágicas, intrigantes, esclarecedoras e teatrais da leitura. Enfim, resolvi retomar, e agora, quero ler tudo que tenho vontade de uma só vez. Af!

Aliás, essa é uma das minhas características, eu não sou muito de meio termo. Desgosto muito ou gosto demais. Quero bastante ou não quero de jeito algum... está comigo apenas? Beleza! Do contrário... tiau e bênça! Preciso trabalhar esse lado... menos o lado do "tá comigo e somente comigo", porque certas coisas, a gente não divide!

Estou baixando alguns livros, e ontem comprei dois: A Sombra do Vento e A Menina que roubava Livros.
.
Quem já leu me diz aí o que achou. Mas não me conte a estória ok!?... hahahahaha... é legal? Estou ansiosa pela chegada de ambos. Sou tão mané que solicitei no site de compras, que enviasse como presente... hahahaha.... de eu pra “mim” mesma!...hahahaha...
.

*********************************************************

Estava assistindo ao Linha Direta de Hoje (sim, eu aprecio muito esse programa...hehehe) e uma das estórias, era de uma “santa do pau oco”, oquíssimo, por sinal... Sem falar na sogra que mandou matar a nora... credo!

Mas, vou falar apenas da "santinha". A fulana era evangélica, casada com evangélico, e aproveitava-se do fato de que o marido ficava muito ausente por conta do serviço, para lhe botar chifres. Ele ficava 15 dias em casa, e 15 dias na plataforma da Petrobrás.

A mulher era tão danada, que os vizinhos já sabiam detectar se o marido dela estava em casa, ou trabalhando. Quando ela passava de saia e blusa de mangas compridas, ele estava em casa. Quando ela usava roupas provocantes, ele estava bemmmmm longeeeeee!

A mulher, junto com seu amante, planejou o assassinato do coitado...

Lembrei-me da Creusa da novela América. Se lembram? Aquela que se fingia de santinha, mas no fundo, no fundo, tinha um fogaréu debaixo das saias? Não lembrou? Então faço minhas as palavras do "Cristian Pior": "joga no google".

Mas pelomenos a Creusa não matou ninguém !?

Não to nem aí pra pilantragem dos outros, cada um sabe de si e de suas taras, desde que isso não prejudique alguém, muito menos, que cause a morte de uma pessoa... nesse caso, eu abomino! Cadeia pra pilantra!

Mas tem muito homem que cai no conto da mulher boazinha, santinha, certinha, meigazinha, honestinha...

Acho que isso, na maioria das vezes acontece, porque os homens, ao contrário das mulheres, morrem de medo de serem corneados! E de tanto escolherem a mulher “certa”, acabam indo de encontro a muitos galhos na cabeça... Não que a mulher não se importe de ser traída, nada disso. O que acontece, é que as mulheres pelo ao menos falam mais abertamente sobre esse "tabu". Já o homem, vixe!

Enfim, se essa mulher e seu cúmplice tivessem feito isso há muitos e muitos anos atrás, acho que hoje eles não teriam a chance de mostrar suas caras ordinárias na tv. Veja porque:

SENTENÇA JUDICIAL DATADA DE 1833 - PROVÍNCIA DE SERGIPE

O adjunto de promotor público, representa contra o cabra Manoel Duda, porque no dia 11 do mês de Nossa Senhora Sant'Ana quando a mulher do Xico Bento ia para a fonte, já perto dela, o supracitado cabra que estava em uma moita de mato, sahiu della de supetão e fez proposta a dita mulher, por quem queria para coisa que não se pode trazer a lume, e como ella se recuzasse, o dito cabra abrafolou-se dela, deitou-a no chão, deixando as encomendas della de fora e ao Deus dará.

Elle não conseguiu matrimonio porque ella gritou e veio em amparo della Nocreto Correia e Norberto Barbosa, que prenderam o cujo em flagrante.

Dizem as leises que duas testemunhas que assistam a qualquer naufrágio do sucesso faz prova.

CONSIDERO QUE:

o cabra Manoel Duda agrediu a mulher de Xico Bento para conxambrar com ella e fazer chumbregâncias, coisas que só marido della competia conxambrar, porque casados pelo regime da Santa Igreja Cathólica Romana;

QUE o cabra Manoel Duda é um suplicante deboxado que nunca soube respeitar as famílias de suas vizinhas, tanto que quiz também fazer conxambranas com a Quitéria e Clarinha, moças donzellas;

QUE Manoel Duda é um sujetio perigoso e que se não tiver uma cousa que atenue a perigança dele, amanhan está metendo medo até nos homens.

CONDENO:

O cabra Manoel Duda, pelo malifício que fez à mulher do Xico Bento, a ser CAPADO, capadura que deverá ser feita a MACETE. A execução desta peça deverá ser feita na cadeia desta Villa.

Nomeio carrasco o carcereiro.

Cumpra-se e apreguem-se editais nos lugares públicos.

Manoel Fernandes dos Santos. Juiz de Direito da Vila de Porto da FolhaSergipe, 15 de Outubro de 1833.

Fonte: Instituto Histórico de Alagoas.


*********************************************

Nos dias de hoje, se a justiça resolver capar todo homem que quiser conxambrar com uma mulher comprometida, e mutilar a mesma por tal "abuso", vai sobrar pouca gente pra contar os "causos" de chumbregâncias proibidas...

Inté...

.