quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Os 10 Atletas mais Gatos do Pan 2007


O ator Lázaro Ramos, distribuiu a um grupo de amigos um e-mail em que louva a diversidade brasileira apresentada no Pan, mas lamenta que, numa escolha dos "atletas mais gatos dos Jogos", os eleitos tenham sido só tipos europeus. Veja a íntegra do e-mail do ator.

'Sobre a importância das representações e das referências'
"Amigos.

Recebi hoje um e-mail do amigo Jorge Portugal, e resolvi compartilhar o nosso sentimento com vocês.

Num Pan como o que acabou de acontecer, onde vários talentos brilharam, enchendo de emoção os espectadores, permitam-me falar de uma emoção que não tenho como esconder do meu coração e dos meus olhos.

Sei, inclusive, que este meu comentário vai gerar uma série de interpretações, mas acredito que vale a pena pensarmos sobre isso.

Num Pan, onde a variedade foi a tônica dominante, cores diversas, homens e mulheres de varias regiões do país, vários estilos, vários olhares e sorrisos, enfim... DIVERSIDADE! Que é, a meu ver, a grande característica, e um dos grandes patrimônios do nosso país. Num Pan que ocorre numa época em que se discute tanto sobre a não existência de raças - uma das frases que mais ouvimos ultimamente é "somos todos uma mistura" (inclusive, para mim, uma coisa mais que óbvia há muito tempo, e que não é uma pesquisa científica que me dirá "sim, somos todos iguais". Já sei disso há muito tempo. Apesar de, em várias ocasiões, esse direito à igualdade não ser aceito, mesmo que uma "não aceitação" inconsciente). Uma época onde já se fala, ou onde se retorna ao discurso do "somos todos mestiços!" com batidas no peito de orgulho e exigências ou corte de direitos, usando esta mesma frase como argumento.

Uma simples e rápida observação num site me fez refletir.

Por que, ainda hoje, apesar de (bato no peito) "sermos todos mestiços!"...

Por que não valorizamos (valorização real e prática) a diversidade e a mistura como um valor fundamental da nossa nação? Na nossa casa, nos meios de comunicação, no nosso inconsciente e, às vezes, até mesmo nas nossas relações.

O que falarei a seguir talvez não lhes tenha chamado atenção, mas a mim toca profundamente.

Esse é um exemplo (banal, talvez), mas um exemplo de como, dia após dia, nós negamos quem somos.

Vejo hoje num site a escolha dos 10 atletas mais gatos do Pan.

Todos (e falo isso sem preconceito, mas como um estímulo à reflexão)... todos têm traços europeus.
O que isso quer dizer?

Quer dizer que continuamos "arianistas" no nosso inconsciente e no nosso subconsciente. E até gritantemente no nosso consciente.

Podem dizer "Lázaro tem uma idéia fixa, as coisas estão mudando", claro que sim, e aceito o comentário se ele vier junto com uma reflexão profunda sobre o que queremos para o futuro do nosso país, da nossa cultura e da nossa auto-estima. E o que podemos fazer para que as nossas consciências se tornem mais acolhedoras às diferenças.

Vamos lá, gente, vamos potencializar os nossos talentos e as nossas belezas diversas.

Reflitam!

Aproveito para, neste e-mail carinhoso, reforçar o que por várias e várias vezes nos é negado.

Esse, para mim, é o mais gato do Pan
clique aqui para ver
.
Minha esposa manda dizer que acha o mesmo.

Se quiserem, adicionem os seus gatos e gatas e repassem o e-mail.

Carinhosamente,

Lázaro Ramos

P.S. Acabei de ver a minha caixa de e-mail e, além de varios gatos enviados, achei também mais três outros concursos que refletem o mesmo pensamento. Abraços"

Fonte: (O Globo)
Lista dos 10 mais gatos do Pan, veja na Revista Lado A, Revista NOVA,
.
**********************************
É um caso a se pensar... e muito!